Edmílson revela torcida pelo Japão: 'É a minha segunda seleção'

Quarta-feira, 18/06/2014 - 19:01
comentário(s)

A história internacional do Vasco, com títulos e jogadores cedidos para as seleções, é respeitada ao redor do mundo. Os laços com Portugal e, hoje, a presença do goleiro Martín Silva com a delegação do Uruguai, dividem com o Brasil a torcida de muitos cruz-maltinos. Mas no elenco as experiências no exterior não são tão destacadas. Além dos quatro gringos, dez já arrumaram as malas em busca de contratos melhores. O curioso, porém, é que a maioria passou por países que não se classificaram para esta Copa. Assim, o Japão desponta como um dos favoritos por ter acolhido Fabrício, Edmílson e ser a terra das raízes familiares de Pedro Ken.

O artilheiro do clube em 2014, com 12 gols, construiu uma bela história no Oriente. Foram nove temporadas, entre o Albirex Niigata, Urawa Red Diamonds e o FC Tóquio, e a conquista da independência financeira. Ele lembrou que tem ex-companheiros na equipe nipônica.

- É a minha segunda seleção. Gosto muito do país, fui feliz lá e joguei com alguns deles - revelou Edmílson, citando o goleiro Shuichi Gonda, o zagueiro Masato Morishige e Makoto Hasebe, e sem esquecer do craque Kagawa, do Manchester United, que foi seu rival diversas vezes.

Como um bom baiano, o camisa 7 não deixou de puxar a sardinha para seu lado ao destacar que os clássicos Holanda x Espanha e Alemanhã x Portugal, com goleadas surpreendentes, foram lá.

- Os melhores jogos estão sendo lá na Bahia, né? (risos) Mas a Copa toda está sendo bem feita, com excelentes jogos, e isso é importante. Queria estar num estádio desses, mas quem sabe na final? O Tenorio (ex-Vasco) prometeu ingressos, mas o Equador não vai para o Rio - lamentou.

O volante Fabrício também defendeu um clube local - o Jubilo Iwata, entre 2005 e 2006. Embora não tenha mais contato com ex-companheiros, lembra com carinho o amadurecimento pelo qual passou. Os sobrenomes entregam que Pedro Ken Morimoto Moreira têm origem no Japão, que, após derrota na estreia para a Costa do Marfim, volta a campo pelo Grupo D para o duelo com a Grécia, nesta quinta-feira, na Arena das Dunas.

No mais, Estados Unidos, Grécia, Rússia, Itália e Alemanha (brevemente com Guilherme Biteco) são os outros destinos dos vascaínos. Titulares nas últimas partidas, Diogo Silva, Luan, Diego Renan, Pedro Ken e Yago jamais jogaram fora. Outros tantos foram para centros com menos brilho no futebol, incusive o novo reforço, Kleber Gladiador, ex-Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Bulgária, Áustria, Israel e Noruega são mais alguns que aparecem na lista.

Confira o mapa de onde passaram os jogadores do Vasco:

* Martín Silva (começou no Uruguai e foi para o Paraguai)
André Rocha (Estados Unidos e Grécia)
Rodrigo (Ucrânia)
Douglas Silva (Áustria e Israel)
Fabrício (Japão),
* Guiñazu (começou na Argentina e foi para Rússia, Itália e Paraguai)
* Aranda (caminho inverso: começou no Uruguai e foi para o Paraguai, onde nasceu)
Dakson (Bulgária)
Douglas (Turquia e Emirados Árabes)
Guilherme Biteco (Alemanha)
* Montoya (começou na Colômbia e foi para a Argentina)
Kleber (Ucrânia)
Edmílson (Japão e Qatar)
Everton Costa (Noruega)

* Estrangeiros que também saíram do país

Fonte: GloboEsporte.com