Brasil faz às 16h desta 3ª-feira, contra o México, em Fortaleza, seu 2º jogo na Copa do Mundo

Terça-feira, 17/06/2014 - 05:27
comentário(s)

Há um ano, Brasil e México se enfrentavam na Arena Castelão, em Fortaleza, pela Copa das Confederações. A vitória por 2 x 0, com dois gols de Neymar, selou a classificação para a segunda fase. Agora, o cenário se repete: desta vez com mais peso. Nesta terça-feira (17.06), brasileiros e mexicanos duelam a partir das 16h, novamente na capital cearense, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo. Quem vencer garante a liderança da chave e praticamente assegura vaga nas oitavas-de-final.

“O México, sempre que joga contra o Brasil, se comporta com atitude. Será uma partida equilibrada. As duas equipes jogam com a bola no chão e com movimentação. Mas sabemos que uma vitória nos deixará em uma situação confortável”, disse o técnico Luiz Felipe Scolari, durante a entrevista coletiva desta segunda-feira, no Castelão.

O zagueiro Thiago Silva destacou a velocidade do ataque mexicano e pediu atenção ao adversário. “São jogadores de qualidade, como Giovanni dos Santos e Peralta. Já os enfrentei várias vezes, na final das Olimpíadas (2012) e no ano passado. Estamos estudando nos bastidores para evitar essa ação ofensiva deles”, afirmou o capitão da Seleção Brasileira.

Segundo o jogador, a solidez defensiva da seleção pode ser determinante para anular os atacantes mexicanos. “Quando você tem uma parte defensiva sólida, compacta, dificulta para a equipe adversária. Trabalhamos bem a parte tática para neutralizar as principais jogadas do México”, disse Thiago Silva.

Desfalque?

A única dúvida do técnico Luiz Felipe Scolari para a partida contra os mexicanos está no ataque: Hulk sentiu dores na coxa e será reavaliado antes do jogo. Caso o atacante não atue, a tendência é que o treinador escale o meio-campo Ramires e mude o esquema da Seleção para o 4-4-2 – atualmente, o time joga no 4-3-3. Willian e Bernard correm por fora para ficar com a vaga de titular.

Hino abraçados

No ano passado, quando o Brasil venceu o México na Copa das Confederações, um dos destaques da partida foi a torcida cearense. Quase 60 mil pessoas cantaram espontaneamente o hino mesmo após a interrupção ainda na primeira parte. “Nós nos sentimos muita à vontade aqui. Faz parte do povo nordestino receber a Seleção dessa forma. Já tivemos um teste na Copa das Confederações e fiquei muito surpreso com a recepção. Você escutar a torcida cantando da forma como foi deixa todo mundo motivado. Espero que amanhã todos cantem o hino juntos, abraçados”, pediu o zagueiro brasileiro, numa referência a uma campanha que começou na internet para que os torcedores entoem o Hino Nacional abraços no estádio.

México

O técnico Miguel Herrera manterá a equipe que derrotou Camarões na primeira rodada da Copa, por 1 x 0. Com isso, Giovanni dos Santos e Peralta permanecem no ataque. O astro “Chicharito” Hernandes, do Manchester United, será mantido no banco. Para a partida, o treinador mexicano descartou realizar marcação individual sobre o atacante Neymar e elogiou o meia Oscar. “Não teremos marcação corpo-a-corpo para cima do Neymar. Na estreia, o Oscar fez um jogo extraordinário. O estilo dele me impressiona no Chelsea e continua me impressionando na Seleção Brasileira”, disse.

Herrera afirmou que o Brasil é favorito não apenas para o duelo desta terça-feira, mas para vencer a Copa do Mundo. “O dia de amanhã será um grande parâmetro para todos nós. Jogamos com o país-sede e a seleção mais importante do futebol mundial. Sabemos da qualidade deles, mas não há temor. Nós vamos atacar o adversário”, garantiu o treinador mexicano.

BRASIL
Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luis Gustavo; Paulinho e Oscar; Neymar, Fred e Hulk (Ramires).
Técnico: Luiz Felipe Scolari

MÉXICO
Ochoa; Aguilar, Rodrigues, Rafa Marques e Moreno; Layun, Herrera, Vásquez e Guardado; Giovanni dos Santos e Peralta.
Técnico: Miguel Herrera

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Horário: 16 horas
Árbitro: Cüneyt Çakir (Turquia)

Fonte: Portal da Copa