Jogo França x Honduras, pela Copa do Mundo, teve 1º gol validado com ajuda da tecnologia na história do futebol

Segunda-feira, 16/06/2014 - 03:19
comentário(s)

A tecnologia da linha do gol (TLG) teve papel fundamental durante a partida deste domingo entre França e Honduras pela Copa do Mundo da FIFA, ajudando o árbitro Sandro Ricci a confirmar o segundo gol da França. O tira-teima da TLG serviu de auxílio extra aos espectadores, já que as imagens de televisão não foram suficientes para concluir se a bola havia entrado ou não.

Gostaríamos de fornecer algumas informações para que os torcedores entendam como funciona o tira-teima da TLG e, em especial, neste caso, para explicar por que o replay de "no goal" foi mostrado antes do segundo replay, que foi exibido imediatamente depois e confirmou o gol.

Em geral, os replays animados da TLG podem ser mostrados quando a bola cruza a linha do gol ou quando chega a uma distância de até 30 centímetros da linha, do lado de dentro do campo.

Replays animados de gols e de lances que colocam em dúvida se a bola entrou ou não estão sendo fornecidos pela fornecedora da TLG, no caso a empresa GoalControl GmbH, e podem ser utilizados pelo diretor da equipe de produção da transmissão televisiva.

No segundo gol da França, aconteceu uma situação específica, em que a bola bateu na parte interna da trave, voltou na direção oposta, tocou no goleiro e mudou de sentido, cruzando a linha do gol.

O primeiro replay mostrou a bola acertando a face interna da trave, sem cruzar totalmente a linha do gol. Segundos depois, foi exibido um outro replay, confirmando que a bola havia cruzado totalmente a linha após ter batido no goleiro.

A FIFA compreende que os torcedores estão assistindo aos replays animados da TLG pela primeira vez. A fim de garantir o máximo de clareza, no futuro, para aqueles que não estão familiarizados com a tecnologia da linha do gol, a FIFA analisará a cobertura dessa partida com a equipe de produção da transmissão e com a GoalControl GmbH, com o objetivo de saber se é possível realizar melhorias para aprimorar a experiência dos torcedores que estão assistindo aos jogos.




Fonte: Fifa