Com Martín Silva no banco, Uruguai estreia na Copa do Mundo neste sábado às 16h contra a Costa Rica em Fortaleza

Sábado, 14/06/2014 - 03:31
comentário(s)

Nos últimos 64 anos, em nenhuma Copa do Mundo os uruguaios chegaram tão confiantes. Nas ruas de Fortaleza, o que mais se ouve entre os torcedores é a possibilidade de repetir o título conquistado em 1950, no Maracanã. O otimismo dos vizinhos sul-americanos, desta vez, não se dá graças ao estilo aguerrido da equipe. Mas sim à excelência ofensiva, que conta com dois dos principais atacantes do mundo, Suárez e Cavani. Neste sábado (14.06), às 16 horas, na Arena Castelão, o Uruguai encara o primeiro desafio em busca do sonhado tricampeonato mundial diante da Costa Rica.

O treinador Óscar Tabarez, porém, prefere manter os pés no chão ao falar do “fantasma de 1950”, criado pelos uruguaios em alusão ao título conquistado em cima da Seleção Brasileira, no Maracanã. “Fantasma é uma peça de publicidade que foi criada e parece que pegou entre os torcedores. Mas estamos focados e não podemos nos distrair com esse tipo de coisa”, disse o técnico.

Largar bem contra os costarriquenhos é fundamental para as pretensões da Celeste. Isso porque a seleção uruguaia está no chamado “grupo da morte”, com os campeões mundiais Itália e Inglaterra. No último treino antes da partida, nesta sexta-feira (13), o técnico uruguaio não confirmou a escalação de Suárez para o jogo contra os costarriquenhos. A tendência é que o atacante, que passou por uma artroscopia no joelho há menos de um mês, seja poupado para as próximas partidas.

Costa Rica

Apesar do favoritismo dos adversários do grupo, o técnico Jorge Luís Pinto acredita que pode surpreender o Uruguai neste sábado. “Temos que ter a tranquilidade necessária e o equilíbrio para os jogos. Estou dedicando todas as minhas forças e atenções para o detalhe. Vamos dar o máximo e tentar ganhar os três jogos”, disse o otimista treinador da Costa Rica.

Rivalidade?

O confronto mais recente entre Uruguai e Costa Rica ocorreu na repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. Na ocasião, os sul-americanos se classificaram após uma vitória de 1 a 0 e um empate por 1 a 1. "A maioridade dos jogadores que estão hoje não participaram daqueles jogos. É uma outra situação", garantiu o meia-atacante Ureña.

Ficha Técnica

Uruguai: Muslera, Maxi Pereira, Lugano, Godin, Cáceres, Gargano, Arévalo Rios, Christian Rodriguez, Stuani, Cavani e Forlán (Suárez). Técnico: Oscar Tabarez

Costa Rica: Navas; Umaña, Gonzales e Miller; Gamboa, Borges, Cubero, Junior Díaz; Ureña, Bryan Ruiz e Joel Campbell. Técnico: Jorge Luis Pinto

Fonte: Portal da Copa