José Henrique Coelho, ex-presidente do MUV e ex-VP de marketing do Vasco, fala de eleições passadas e processo atual

Sábado, 07/06/2014 - 08:10
comentário(s)

Eleição no Vasco: - Tal e Qual Eurico!!!!

Em 04/06/2014 fomos surpreendidos com uma nota publicada no Site Oficial do Vasco, com o seguinte teor:
“Diante dos questionamentos por parte dos associados à Secretaria do Clube sobre a utilização imprópria de suas informações pessoais, o Club de Regatas Vasco da Gama declara que cumpre rigorosamente as regras de seu Estatuto e não autorizou o fornecimento de listagens para candidatos à eleição presidencial que se aproxima.

Até o presente momento, somente a listagem dos sócios elegíveis está disponível na Secretaria do Clube para consulta, sem permissão de qualquer tipo de registro, inclusive fotográfico...

AntônioFrutuosoPiresPeralta
1º Vice-Presidente Administrativo e Vice-Presidente de Comunicações”
• Os associados a que se refere à nota são do grupo Casaca

De anos recentes até o ano de 2003 as eleições no Vasco sempre foram uma vergonha administrativa, orquestrada pela diretoria com o consentimento do presidente da assembleia geral:
1- As chapas de oposição não sabiam quem eram os eleitores, pois não tinham acesso à lista de sócios do clube,
2- Os “sócios amigos” votavam sendo inadimplentes,
3- Outros menos amigos pagavam no dia e eram autorizados a votar, ambos não tinham seus nomes registrados na lista de eleitores, mas tinham seus nomes incluídos na hora, à mão,
4- Outros pagavam com cheque e no dia seguinte recebiam o seu cheque de volta,
5- Os eleitores após votarem eram entrevistados por pesquisadores da situação para apurarem previamente o resultado do pleito e controlarem a necessidade de produzir a fraude eleitoral,
6- Conforme documentação do clube era o próprio clube quem pagava as despesas eleitorais da chapa da situação – na época da chapa do Eurico – em 2003 e 2006.

Nas eleições de 2003, na qualidade de representante da Chapa de oposição "Explosão Vascaína", ingressei em juízo juntamente com Roberto Dinamite e o Dr. Luiz Américo de Paula Chaves com uma Ação de Exibição de Documentos - Processo nº 2003.001.118134-0, requerendo a Lista de Sócios Eleitores do Vasco, tendo em vista que Eurico Miranda e José Pinto Cabral “mantinham a praxe” e negavam a entrega da lista a nossa chapa. Naturalmente tivemos êxito e pela primeira vez uma chapa de oposição recebia através de uma decisão judicial a lista de eleitores. Dava-se inicio a uma etapa de verdadeiro controle e fiscalização das eleições em nosso clube. Por isto já em 2003 denunciamos com provas a fraude no processo eleitoral e reclamamos do resultado na justiça.

Em 2006, a mesma dupla insistia em “manter a praxe” e não entregara novamente à lista de eleitores a chapa de oposição “Por Amor ao Vasco”. Impedido de assinar uma nova ação em razão de ter sido expulso do clube pelo presidente Eurico Miranda, assinaram a ação o candidato Roberto Dinamite e Dr. Luiz Américo de Paula Chaves e ingressamos em juízo com uma Ação de Exibição de Documentos - Processo nº 2006.001.0510795, requerendo a Lista de Sócios Eleitores do Vasco. Novamente, como não poderia deixar de ser, tivemos êxito nesta iniciativa que ao final nos levou a anular aquela eleição e sob tutela da justiça realizar uma nova em 2008 que levou Roberto Dinamite a presidência.
Na semana passada foi marcada pelo presidente da Assembleia Geral, Olavo Monteiro de Carvalho, para 06/08/2014 a eleição no clube e os representantes de diversas chapas de oposição requereram administrativamente a Lista de Sócios Eleitores do Vasco, mas surpreendam-se, ele próprio Olavo, beneficiário das decisões judiciais de 2006 que o elegeu e o vice-presidente de comunicação, Sr. António Peralta declararam e este ainda registrou por nota oficial, que também não vai entregar à lista de sócios eleitores as chapas inscritas. Tal e qual Eurico e José Pinto Cabral!
A velha praxe voltou!

A nota oficial do vice-presidente que diz ainda que o Clube cumpre rigorosamente as regras do Estatuto é mais falsa que nota de três reais. O estatuto não proíbe a entrega da lista de sócios eleitores e isto é o mínimo que qualquer diretoria deve fornecer para as chapas inscritas em período eleitoral, para que o processo permita uma eleição limpa, transparente, com condições iguais para todos os concorrentes e para que o resultado represente a vontade dos vascaínos.

Para a atual diretoria e em especial para o presidente da Assembleia Geral, Olavo Monteiro de Carvalho, a entrega da lista de sócios eleitores deveria ser uma questão de princípios, mas eles e o atual vice-presidente António Peralta, tal e qual Eurico Miranda, de quem também foi vice-presidente, desconhecem este conceito.

Desta forma não resta alternativa as chapas de oposição que não seja repetir as iniciativas que tivemos com êxito no passado e ir a justiça pedir a exibição da lista de eleitores para tentar controlar e fiscalizar todo o processo eleitoral, já bastante maculado pela omissão da diretoria em razão do “imbróglio” policial, conhecido como mensalão vascaíno.

Mais uma vez as pessoas que ocupam cargos relevantes nos poderes do clube para o processo eleitoral mostraram-se estar despreparadas para um processo eleitoral civilizado, limpo, transparente e democrático.
Que venha a justiça nos ajudar!

Vasco Sim,
Fora Roberto, Peralta e Olavo,
Eurico Nunca Mais!

José Henrique Coelho

Fonte: Facebook de José Henrique Coelho