Vasco é destaque em exposição sobre futebol feminino no Museu da República, no Catete

Quinta-feira, 05/06/2014 - 14:32
comentário(s)

Foi iniciado na última quarta-feira (04/06), no Museu da República, localizado no Catete, o seminário "Futebol para a Igualdade". O encontro, que ocorrerá até o 20 de julho, buscará mostrar a história do futebol no Brasil sob a perspectiva das mulheres. Único clube do país a manter quatro categorias de futebol feminino em atividade, o Club de Regatas Vasco da Gama será destaque na exposição. O Gigante da Colina foi representado no lançamento pelos supervisores Mario Alexander e Paulo Neves.

No evento inaugural, a grande estrela foi a alagoana Marta. Eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA, a meio-campista discursou alguns minutos e parabenizou as equipes que investem no futebol feminino. Marta também afirmou que acredita no poder do futebol como ferramenta para transformação social. A camisa 10, que é um espelho para todas as meninas que praticam a modalidade, chegou a defender as cores do Vasco no início de sua carreira.

Passeando pelas salas do Museu da República, é possível identificar várias galerias dedicadas ao clube de São Januário. O Vasco aparece como destaque nas páginas que mostram a história do futebol feminino nos anos 90 e também no atual século. As taças do Carioca sub-20 de 2009 e da Ibercup sub-17 de 2012, assim como uma camisa autografada por todas as campeãs, estão expostas numa no seminário. A Ibercup é até hoje a única competição com status de campeonato mundial já vencida por um clube brasileiro.

Confira algumas fotos da exposição "Futebol para a Igualdade":



Fonte: Site oficial do Vasco