Vasco e Portuguesa duelam em busca da recuperação na Série B

Sábado, 31/05/2014 - 10:04
comentário(s)

Dois clubes e um objetivo claro: deixar o mal momento para trás pelo menos por essa rodada. É com esse espírito que Vasco e Portuguesa se enfrentam neste sábado, às 16h20 (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Cada um à sua maneira, os clubes vivem momentos de questionamento na competição. Grande favorito ao título, o Cruz-Maltino soma três empates seguidos e busca uma posição de mais próxima ao G-4 antes da parada para a Copa - atualmente é o 10º. Já a Lusa vive situação delicada: depois da derrota em casa por 4 a 1 para o Sampaio Corrêa na última rodada (jogo que marcou a estreia do técnico Marcelo Veiga), o clube paulista é o vice-lanterna.

Em São Januário, o consenso é de que o time precisa superar o momento de irregularidade o quanto antes. Por mais que esteja invicto há cinco rodadas, já são três empates seguidos (Sampaio Corrêa, Joinville e Bragantino). Contra a Lusa, o técnico Adilson Batista deve repetir a escalação que foi a campo em Bragança Paulista.

A partida marcará ainda o reencontro do Vasco com sua torcida no estado do Rio. A última partida foi no dia 7 de maio pela Copa do Brasil. A distância se dá pela punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após a briga entre torcedores de Vasco e Atlético-PR na última rodada do Brasileirão 2013. Depois de três jogos com portões fechados em São Januário, a equipe de Adilson cumpre agora a segunda parte da pena: três partidas a 100 km da cidade do Rio. A primeira foi em Teresina e a segunda será neste sábado em Volta Redonda.

Já o técnico Marcelo Veiga pediu a contratação de reforços após a goleada para o Sampaio. Por enquanto, apenas o zagueiro colombiano Rafael Pérez (do Independiente Santa Fé) foi contratado, mas como se trata de uma transferência internacional, ele somente poderá atuar a partir de 14 de julho, quando a janela reabre. A Portuguesa tem a pior defesa da Série B do Campeonato Brasileiro, com 16 gols sofridos.

André Luiz de Freitas Castro (GO) apita o jogo, auxiliado por João Patrício de Araújo (GO) e Jesmar Benedito de Paula (GO). O Premiere, Premiere HD e PFCI transmitem a partida para todo o Brasil. O GloboEsporte.com também acompanha o jogo em tempo real, com vídeos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: no último treino antes da partida, o técnico Adilson Batista não deu pistas do time que deve mandar a campo neste sábado. A tendência é que o treinador mantenha equipe e o sistema de jogo do confronto diante do Bragantino. Assim, o Vasco deve jogar com Diogo Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Diego Renan; Fabrício, Pedro Ken e Douglas; Yago (Rafael Silva), Guilherme Biteco e Edmílson.

Portuguesa: apesar de insatisfeito com a última atuação, Veiga manteve a escalação da equipe no treinamento desta sexta-feira. Assim, a Lusa deve ir a campo no sábado com: Tom, Arnaldo, Wagner, Luciano Castán e Eduardo; Coutinho, Rudnei, Gabriel Xavier e Allan Dias; Serginho e Caio Mancha.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o goleiro Martín Silva (liberado para a disputa da Copa do Mundo pelo Uruguai), o atacante Thalles (na seleção brasileira sub-21), o volante Guiñazu (fratura no pé direito) e o atacante Everton (problema cardíaco) estão impedidos de atuar.

Portuguesa: os zagueiros Valdomiro e Diego Augusto e o volante Diego Silva estão se recuperando de lesão e só retornam depois da Copa do Mundo.

PENDURADOS

Vasco: Martin Silva, Montoya, Douglas e Fabrício.

Portuguesa: Allan Dias, Rudnei e Laércio.

Fonte: GloboEsporte.com