EVERTON COSTA PRECISARÁ USAR MARCA-PASSO E PODE NÃO VOLTAR A JOGAR

Quinta-feira, 22/05/2014 - 16:53
comentário(s)

O atacante Everton Costa, do Vasco, passou o último mês ansioso pelos resultados dos seus exames depois de ser diagnosticado com uma miocardite após uma arritmia cardíaca durante o jogo contra o Resende, em 16 de abril, em São Januário, e as noticias não são muito animadoras. Segundo o médico Gustavo Gouvêia não houve melhora na região do coração afetada pelo problema, um resultado que não era o esperado. Foi indicada a introdução de um desfibrilador implantado, uma espécie de marca-passo.

O procedimento para colocação deve acontecer na próxima semana e não há garantias de que o jogador possa voltar a defender o Vasco.

Há cerca de um mês, o susto. No dia 16 de abril, Everton Costa deixou São Januário de ambulância durante a partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil. No hospital, os exames constataram uma arritmia cardíaca. Três dias depois, o departamento médico do Vasco e o cardiologista Gustavo Gouvea, contratado pelo clube para acompanhar o caso de perto, deram uma entrevista coletiva para explicar detalhes do ocorrido. Na ocasião, foi anunciado que seria preciso realizar novos exames dentro de um mês para descobrir se o jogador teria condições de seguir jogando profissionalmente.

Everton Costa ficou seis dias internado. Depois que recebeu alta, ficou se recuperando em casa - onde teve os batimentos cardíacos monitorados por um aparelho - sem realizar esforço físico. Neste período, o elenco vascaíno chegou a gravar um vídeo de apoio ao atacante. Nas redes sociais, o clube lançou a campanha #forçaeverton.

Contratado em janeiro, Everton pertence ao Coritiba e está emprestado ao Vasco até dezembro de 2014. Após o problema cardíaco, o empresário Jorge Machado avaliou a situação e acenou com a possibilidade de uma renovação sem custos para o clube carioca. Aos 28 anos, o atacante tem 10 jogos e um gol marcado - contra o Duque de Caxias - com a camisa vascaína.

Fonte: GloboEsporte.com


Médicos comentam a situação do jogador Everton Costa

O atacante Everton Costa, que sofreu uma arritmia cardíaca durante o jogo contra o Resende, dia 16 de abril, está sendo observado com muito cuidado pelo Departamento Médico do clube. O atleta, que ficou seis dias internetado e já recebeu alta, realizou exames para saber o que aconteceu naquele fatídico dia.

Após ser diagnosticado com uma miocardite (inflamação) no músculo do coração, Clóvis Munhoz, diretor médico do clube, e Gustavo Gouvêia, cardiologista, concederam uma entrevista coletiva para a imprensa nesta tarde de quinta-feira (22/05), no CFZ, para falar sobre a atual situação do jogador.

- Demoramos esses dias para nos pronunciarmos oficialmente porque nós queriamos avaliar a situação do Everton Costa da melhor maneira possível. Avaliamos todos os exames com muita atenção. O atleta terá que usar um marca-passo. O tratamento inicial durará por volta de seis meses a partir da situação em que ele sofreu o problema - disse Gustavo.

O médico ainda destacou como o dispositivo funciona e também falou da atual situação da inflamação do músculo do coração de Everton Costa.

- A região do coração que estava acometida está exatamente igual. Não houve melhora, nem piora. O dispositivo dá um choque quando acontece a parada cardíaca. Ele tem o poder de reconhecer a arritmia e reverter o problema dando um choque. É totalmente indicado que ele use esse dispositivo. Esse procedimento será realizado provavelmente na semana que vem.

O cardiologista também disse que o jogador quer voltar ao campo, mas isso dependerá do tratamento e da análise mensal que será feita com o atleta.

- Todos nós queremos que ele volte a jogar. E é claro, ele é quem mais quer. Mas temos que avaliar direitinho a situação dele para que não haja nenhum problema. No futebol brasileiro, não lembro de nenhum caso como esse. E na literatura médica, não existe caso de óbito de jogadores que usaram esse dispositivo durante alguma partida.

O diretor médico, Clóvis Munhoz, ressaltou que a situação do jogador foi muito conversada antes de ser divulgado qualquer fato para a imprensa.

- A equipe médica conversou muito antes de divulgar qualquer resposta em relação a situação do Everton Costa. Lamento muito algumas coisas que sairam nas redes sociais. O que posso dizer é que analisamos todos os exames com maior cuidado.

O atleta segue em total observação e deve realizar o processo cirurgico na próxima semana. Já a sua volta aos gramados, dependerá muito do que irá acontecer durante o período de recuperação.



Fonte: Site oficial do Vasco