Ercolino será julgado nesta 4ª-feira no TJD por declarações após a final do Estadual

Quarta-feira, 21/05/2014 - 09:52
comentário(s)

A guerra do Vasco contra o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro e contra a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro parece não ter hora para acabar. A 3ª Comissão Disciplinar Regional julga nesta quarta-feira, a partir das 18h, duas denúncias da procuradoria do tribunal contra o vice-presidente de futebol do Vasco, Ercolino de Luca, e uma contra o clube. O dirigente responde em dois artigos (258 e 243-F) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e o Vasco, por associação, responde ao 258-D. A procuradoria não gostou das declarações de Ercolino após o polêmico empate da decisão do Carioca de 2014 que deu o título ao Flamengo. O vice de futebol, entre outras declarações em entrevista ao GloboEsporte.com, ameaçou desfiliar o Vasco da federação carioca e criticou a arbitragem.

- Se é para ser roubado, melhor nem jogar (o estadual) - disse em 14 de abril, dia seguinte à perda do título para o Flamengo.

O procurador geral do TJD-RJ, André Valentim, lamentou a postura do dirigente. O Vasco, por sua vez, que teve seu julgamento de recurso para pedido de impugnação da mesma final adiado de última hora - passou para a próxima segunda-feira (26), mostrou-se revoltado com o TJD-RJ.

- O dirigente falou em roubalheira, ameaçou renunciar, falou que os jogadores perderam bicho. É uma atitude inconveniente. O que agrava a questão é ainda ter usado a imprensa para divulgar essas declarações - disse o procurador.

O artigo 258 prevê suspensão de 15 a 180 dias para "qualquer pessoa" que não seja atleta, treinador, médico ou membro da comissão técnica que cometer "atitudes contrárias à disciplina ou à ética desportiva". Entre os exemplos, está "desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões". O artigo 243-F, no qual Ercolino também foi denunciado, fala em punição a quem "ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto". O clube entra na letra D do artigo 258, que fala em multa de até R$ 10 mil "para a entidade de prática desportiva a que estiver vinculado o infrator".

Em São Januário, a notícia da denúncia provocou mais protestos do clube contra o tribunal. Nesta terça-feira, houve o adiamento do julgamento da final do estadual, mas o que mais incomodou o clube foi a recusa de levar adiante o pedido de infração do clube contra os árbitros do empate por 1 a 1 entre Vasco e Flamengo. O advogado do clube, Marcello Macedo, vai entregar um documento com pedido de esclarecimentos quanto à conduta do tribunal em casos relacionados ao Vasco. Para ele, "é inacreditável o modo de condução do Tribunal de Justiça Desportiva, em processo de altíssima importância para o Club de Regatas Vasco da Gama e para todos os seus jurisdicionados".

O advogado também indica que o presidente da Ferj, Rubens Lopes, é algoz do presidente do clube, Roberto Dinamite, e cita a luta sem sucesso do clube para trazer árbitros de fora do estado para apitar a final do Carioca 2014. O vice de futebol, Ercolino de Luca, foi procurado para comentar a denúncia contra ele no TJD-RJ, mas estava com o celular desligado durante esta terça-feira.

Fonte: GloboEsporte.com