Juvenil: Líder do Estadual, Vasco vive seu melhor momento na temporada

Terça-feira, 20/05/2014 - 16:08
comentário(s)

Após um início de ano com duas eliminações precoces em torneios nacionais, o juvenil do Vasco da Gama parece ter encontrado o seu caminho. Apesar de ter sido superado pelo Botafogo no Centro de Treinamento de Itaguaí na quarta rodada, o sub-17 cruz-maltino venceu os outros cinco jogos e encerrou a sexta rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca na liderança. A volta de atletas importantes, dentre eles o meio-campo Evander Ferreira, que estava servindo à Seleção Brasileira sub-17, contribuíram para o retorno das vitórias.

Treinador da categoria desde o segundo semestre de 2012, Cássio Barros pode ser considerado um dos grandes responsáveis pelo bom momento vivido pelo juvenil. O comandante vem aos poucos conseguindo armar um esquema tático que coloca em campo os principais jogadores da gerações 97 e 98 do Gigante da Colina. Graças ao sistema de jogo, os meias Andrey, Bruno Cosendey, Evander, Matheus Pet e Marquinhos, que antes disputavam posição, estão podendo atuar juntos e municiar o ataque, liderado por Caio Monteiro.

- Nosso time está evoluindo. O resultado do jogo foi muito bom, mas o desempenho foi melhor ainda. Isso mostra que estamos numa crescente. Pela primeira vez na competição eu só modifiquei uma vez a equipe. Isso ajuda também no entrosamento, fator que aumenta o rendimento dos atletas. A movimentação do time contra o Boavista foi muito boa. Eles estão de parabéns pelo desempenho que alcançaram. Vamos trabalhar durante a semana, pois iremos enfrentar o Madureira no próximo final de semana. Vamos buscar um resultado que nos mantenha na liderança da competição - declarou o técnico.

Além de ser a detentora do melhor ataque, a equipe vascaína também possui uma das defesas menos vazadas do estadual. Na quinta rodada, o sistema defensivo recebeu um importante reforço. Titular no início de 2013, o lateral-direito Cássio Augusto retornou aos gramados e fortaleceu ainda mais o setor, que também passou a contar com o lateral-esquerdo Alan Cardoso, atleta que acumula passagens pela Seleção Brasileira sub-17.

- O retorno desses atletas me oferece um leque maior de opções. É bom para manter todos os outros atletas ligados e lutando por um espaço na equipe. O grupo ganha quando você tem vários jogadores de qualidade. Isso facilita o nosso trabalho. O Netinho e o Douglas Nascimento estrearam contra o Boavista e também tiveram um bom desempenho. Espero que o grupo continue jogando bem e consiga chegar a final do turno - afirmou o ex-jogador Cássio Barros.

O clube de São Januário volta a atuar no próximo sábado (24/05), às 11 horas, no Centro de Treinamento de Itaguaí. A partida é considerada de seis pontos devido ao fato do rival ser o Madureira, time que ocupa a quinta colocação do torneio. O tricolor suburbano era até a rodada passada o líder da Taça Guanabara.

Fonte: Site oficial do Vasco