Confira entrevista com o diretor executivo de futebol do Vasco Rodrigo Caetano

Terça-feira, 13/05/2014 - 00:37
comentário(s)

Na noite desta segunda-feira, o programa Futebol de Verdade, da Rádio Globo, que conta com os comentários de Zico e Juninho Pernambucano, teve a participação especial de Rodrigo Caetano, diretor executivo do Vasco. O dirigente comentou sobre diversos assuntos, dentre eles a recuperação do atacante Edmilson, a próxima etapa da fase de recuperação de Everton Costa e a função do diretor executivo de futebol. Confira a entrevista abaixo:

Recuperação de Everton Costa

“Graças a Deus ele está se recuperando bem. Ele vai ter nessa semana um novo exame, na verdade ele não tem uma doença cardíaca, teve uma inflamação no coração. Por isso se fez um prognóstico com os médicos de 4 a 5 meses, segundo os médicos a possibilidade de não jogar é muito remota, por isso esses exames de acompanhamento vão definir o grau de retrocesso dessa inflamação, e segundo eles o prognóstico é que em 5 meses isso esteja zerado e ele apto para praticar a profissão dele, é o que a gente espera.”

Previsão de retorno do atacante Edmilson

“O Edmilson já vem fazendo os trabalhos de transição e eu tenho muita esperança que, se não par ao jogo contra o Náutico, quem sabe para o jogo contra o Sampaio Corrêa ele esteja no elenco à disposição do Adilson.”

Preferência do zagueiro Anderson Salles e do atacante Rafael Silva pelo Vasco

“O Vasco não é um time de Série B e isso vai muito de você convencer os atletas, os seus representantes, não é só o fato de o Vasco estar na Série B que nos prejudica nas negociações, pelo menos nos deixa em condições de desigualdade, é o fato também de nós enfrentarmos uma grave crise financeira, que não é segredo para ninguém. Eu acredito muito no discurso que você faz e aplica, e quando você tem problemas, fecha as portas, fala quais são para os problemas e quais as possíveis soluções. Eu também fui atleta e sempre preferi que me fosse dita a verdade, por mais dolorosa que fosse, e é dessa forma que a gente procura pautar o nosso trabalho. Foi falado para o representante dos dois atletas o que o Vasco tinha de bom e os problemas que enfrenta. Eles entenderam que havia mais pontos positivos e vieram e a gente fica satisfeito, o Anderson Salles fez parte da Seleção do Campeonato Paulista e o Rafael(Silva) também demonstrou qualidades. Nossa intenção é ter um elenco forte para que o Adilson realmente possa fazer as melhores opções.”

Direito do executivo de opinar na escalação do time

“Cada clube tem um modelo e cada um desses executivos remunerados tem sua forma de trabalhar, temos princípios básicos e peculiaridades e você deve estar integrado no dia a dia. Eu não posso opinar se não vejo o treino, aí eu não me sinto capacitado para discutir com o técnico, nós temos reuniões de rotina que não ficam limitadas somente ao técnico, eu tenho que ter argumentação de profissionais, da fisiologia à preparação física, departamento médico e levar ao presidente o que está acontecendo ali. Há situações de você discutir com o técnico sobre um jogador que não tem aproveitamento, há o que foi formado e é patrimônio no clube e nessa montagem de elenco você tem que ter espaço para esse tipo de atleta, o técnico não pode se sentir melindrado, acredito em compartilhar decisões.”

Consulta pelo meia Jádson e contratação de Douglas

“A consulta pelo Jádson nos levou a trazer o Douglas. Falamos tanto em falta de camisa 10 e acho o Douglas um dos raros em atividade no Brasil, pode-se discutir se ele é tão participativo nos jogos, e está perfeitamente satisfeito no clube e é um dos capitães da equipe. A questão da contratação envolveu viabilidade financeira e de capacidade, eu sempre acompanhei a carreira do Douglas e tinha muita vontade de trabalhar com ele, ele pensa um pouco além dos demais naquela posição ali.”

Resolução interna de problemas disciplinares com jogadores

"Procuro resolver internamente, pode ter certeza que existem regras pesadas, jamais expus atleta, No dia que houver perda de confiança naquele que comanda, acabou seu comando, mas certamente a punição internamente vai ser severa. O primeiro passo é a conversa, externar isso não creio que traga benefício algum."

Fonte: Site oficial do Vasco