Futsal: Vasco vence Magnólia por 4 a 3, chega à liderança do Estadual e se garante nas semifinais

Segunda-feira, 12/05/2014 - 23:43
comentário(s)

Em seu 2º jogo no Estadual de Futsal Adulto, o Vasco derrotou o Magnólia por 4 a 3 na noite desta 2ª-feira (12/05) em São Januário. O resultado alçou o Gigante da Colina à liderança da competição.



Fonte: NETVASCO (texto), FFSERJ (classificação)


Futsal: Vasco vence o Magnólia em São Januário e está antecipadamente na semi do Carioca Adulto

Foi difícil, com bastante emoção, mas o Vasco alcançou sua segunda vitória em dois jogos no Campeonato Carioca de Futsal – Adulto. Jogando em São Januário, o Gigante da Colina derrotou o Magnólia pelo placar de 4 a 3 e assegurou matematicamente sua vaga na semifinal da competição. Agora, o clube enfrenta Grajaú Country e ADDP/Cabo Frio nas duas últimas rodadas. Mesmo com o Vasco perdendo seus dois jogos, o Magnólia, que só pode chegar aos seis pontos, mesma pontuação vascaína, teria desvantagem no primeiro critério de desempate de acordo com o Regulamento dos Campeonatos da FFSERJ, o confronto direto. Das cinco equipes participantes, apenas a com pior campanha não se classifica à fase mata-mata.

O Jogo

O Vasco iniciou a partida com o quinteto: 16. Gabriel Miraglia, 3. Lucas Rabiola, 6. Douglas, 10. Roniele e 11. Renato Paes Leme. Sutilmente melhor nos primeiros minutos, o time da casa abriu o placar com Roniele, o camisa 10 da equipe. O autor do gol recebeu boa assistência pela ala direita e chutou cruzado e rasteiro no canto direito do goleiro, com a chapa do pé direito.

O time do Magnólia tentava acertar seus contra-ataques, mas sem levar muito perigo ao gol do goleiro Miraglia. Sofrendo muitas faltas, o Vasco se aproximava do segundo gol, que logo saiu dos pés de Renato Paes Leme, que aproveitou bom passe e complementou para o gol pela ala esquerda, já bem próximo do goleiro: Vasco 2 x 0 Magnólia.

O duelo parecia se encaminhar com tranqüilidade para o time vascaíno. Apenas parecia. O Magnólia começou a apertar, forçando o erro do Vasco, e conseguiu diminuir ao final da primeira etapa, em um jogada em que o goleiro Miraglia ainda conseguiu fazer a defesa, mas o adversário aproveitou o rebote: Vasco 2 x 1 Magnólia.

O retorno do segundo tempo foi muito mais equilibrado. Com as equipes tentando encontrar os espaços, mas sem criarem grandes chances, a atenção era o principal fator que poderia fazer a diferença na segunda etapa. E em um lance de bola divida no ataque do Vasco, a bola sobrou quase do meio da quadra para Renan, que acertou um belo e forte chute no canto do goleiro do time de Petrópolis: Vasco 3 x 1 Magnólia.

Enganou-se quem achou que o time visitante entregaria os pontos após o terceiro gol cruzmaltino. O time do Magnólia foi com tudo ao ataque e logo conseguiu marcar o segundo gol. Sem tirar o pé do acelerador e aproveitando o desequilíbrio no sistema de marcação vascaíno, logo depois alcançaram o empate, faltando cinco minutos para o término da partida.

A partir daí o nervosismo tomou conta de São Januário. Magnólia empolgado com o empate e vendo a real chance de tentar a virada e o Vasco com o receio dos gols sofridos e tendo que ir ao ataque para buscar a vitória em casa, que seria de suma importância, pois garantiria a classificação às semifinais.

Foi a vez de aparecer o craque da partida. Com dribles desconcertantes, Renato Paes Leme levava a defesa do time petropolitano ao desespero, e a torcida à loucura. E quando recebeu um belo passe, sozinho na pequena área de frente para o goleiro, teve a tranqüilidade de dominar, olhar para o gol e com um toquinho genial de cobertura, sem dar a mínima chance ao goleiro, marcar o gol da vitória vascaína: Vasco da Gama 4 x 3 Magnólia.

Nos últimos segundos de jogo foi a vez de dar bico para frente e segurar o jogo até o apito final, que garantiu mais três pontos para o Almirante. Parar dar uma pitada de emoção aos últimos minutos, os vascaínos tiveram duas grandes oportunidades de matar o jogo, com dois tiros de dez metros desperdiçados, oriundos do fato de a equipe visitante ter estourado o limite de faltas, assim como fez no primeiro tempo. Porém, Renato Paes Leme e Renan, que já desperdiçara na primeira metade do jogo, não aproveitaram e mantiveram o time petropolitano vivo na partida até os últimos segundos.

Situação no campeonato: Com 100% de aproveitamento, o Vasco é o líder do campeonato com 6 pontos ganhos. Essa vitória assegurou o time de São Januário na semifinal da competição. Caso vença o Grajaú na próxima rodada, disputará a liderança contra a ADDP/Cabo Frio na última rodada para definir quais serão os confrontos nas semifinais. O jogo contra o Grajaú será fora de casa, na sexta-feira, às 20:30h.

Jogadores comemoraram a vitória e já pensam no duelo contra o Grajaú

Autor do primeiro gol da partida, Roni, o camisa 10 do Vasco comemorou o gol marcado e foi bastante sincero ao falar que a equipe apresentou um futsal abaixo do que foi demonstrado no primeiro jogo, mas mostrou confiança em melhorias para o time seguir o caminho das vitórias:

- Estou muito feliz pelo meu gol, apesar de a nossa equipe ter sido abaixo tecnicamente. Mas o que valeu mesmo foi a vitória, que foi importante para a sequência. Vamos melhorar para vir mais forte na próxima partida.

Sabendo que o grande adversário na competição é o time da ADDP, o Vasco ainda joga antes com o Grajaú e Roni sabe da importância dessa partida em preparação para o grande duelo contra a equipe de Cabo Frio.

- Vamos pensar em um jogo de cada vez. Vamos treinar e concentrar no jogo contra o Grajaú, para conseguir mais uma vitória. O jogo mais importante mesmo vai ser contra o Drogaria, mas até lá vamos nos preparar primeiro para o Grajaú, para depois ver com o professor Marcelo para se preparar melhor para o jogo contra a ADDP – salientou o jogador.

Quem também comemorou a importante vitória sobre o Magnólia foi o craque da partida, Renato Paes Leme, que, assim como no primeiro duelo contra o Mendes, foi muito importante para a equipe, sendo o artilheiro da partida e grande destaque individual. Renato enalteceu também o apoio dos torcedores vascaínos que prestigiaram a vitória na noite desta segunda-feira.

- É muito bom saber que os torcedores do Vasco estão dando uma moral para a gente, é um incentivo grande na hora de jogar. Sabemos que além de jogar por nós, pela equipe, pelo clube, estamos jogando também pelos torcedores. Em relação ao jogo, ele foi mais difícil do que o primeiro. Começamos bem, fizemos dois gols, mas falhamos e acordamos o time deles no jogo. Acredito que dava para ampliarmos o resultado após abrir 2 a 0, mas demos os para os time deles. Chegaram perto e no final aqui quase empataram. Erramos muito nesse jogo – explicou o camisa 11.

Renato também comentou sobre as próximas partidas contra o Grajaú fora de casa e o grande e esperado duelo contra a ADDP/Cabo Frio, que é a única equipe do Rio de Janeiro que disputará a Liga Futsal em 2014, trabalhando em regime profissional e com treinamentos em tempo integral.

- Sabemos que os dois próximos jogos serão difíceis também. Primeiro, contra o Grajaú numa quadra menor do que estamos acostumados a treinar. Se continuarmos cometendo os mesmos erros da partida de hoje, podemos complicar o jogo lá. Então vamos treinar durante esta semana, nos dias que der, porque tem jogo do juvenil e a galera está junto com a gente. Vamos melhorar e fazer esses dois próximos jogos bem melhores do que esses dois primeiros. Vamos buscar a vitória sempre, e depois a semifinal e a final – finalizou.

Treinador Marcelo Akra ressaltou a importância da vitória em meio às adversidades

Vitória apertada, jogo definido nos últimos momentos e três pontos importantes para o Vasco no Carioca. Esses fatores que aconteceram devido à atuação um pouco abaixo do esperado do time vascaíno foram motivo de comemoração do treinador Marcelo Akra, que soube ressaltar a importância desse espírito de superação mesmo quando a técnica não é sobressalente.

- Quando acabou o jogo, reuni os atletas para falar justamente sobre isso, sobre essa vitória apertada. Eu gosto muito quando conseguimos ganhar esse tipo de jogo, em que parece de repente que não vai dar. Um jogo em que não estamos tão bem tecnicamente, mas ganhamos. Eu acho que esses jogos fazem a diferença para chegar lá na frente. Uma sorte, uma individualidade. Então eu gostei. Gostei do resultado, apesar de apertado, mas gostei sobretudo pela forma como vencemos. Tendo que se superar, tendo que fazer diferente, jogadores de habilidade se propondo a dar bico na bola. Isso me agradou – confessou o comandante.

Artilharia do Vasco no Carioca 2014 de Futsal:
5 gols: Renato Paes Leme
1 gol: Lucas Rabiola, Roniele e Renan

Jogos do Vasco no Carioca 2014 de Futsal:
06/05 – Vasco da Gama 4 x 1 Mendes – Local: São Januário
12/05 – Vasco da Gama 4 x 3 Magnólia – Local: São Januário
16/05 – Grajaú x Vasco da Gama – Local: Grajaú Country Club
A definir – ADDP/Cabo Frio x Vasco da Gama – Local: Alfredo Barreto









Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco