Com reforços, Adílson passa a ter mais opções para variações táticas

Sexta-feira, 09/05/2014 - 09:16
comentário(s)

A penosa transição do primeiro para o segundo semestre do calendário trouxe resultados irregulares ao Vasco e um nível de futebol abaixo do que vinha sendo jogado. Para evitar que a queda de rendimento se transformasse em princípio de crise, após a perda do título carioca, a diretoria se movimentou e contratou cinco reforços nas últimas duas semanas. E a nova cara do elenco dá margem a alternativas táticas para Adilson Batista até repensar a estrutura do esquema, se desejar.

Além do zagueiro Anderson Salles, ex-Ituano, que reforça a concorrência do lado esquerdo - com Rodrigo e Rafael Vaz, que ainda pode ser negociado -, o volante Fabrício, ex-São Paulo, o meia Guilherme Biteco, ex-Grêmio, e o atacante Rafael Silva, também ex-Ituano, têm características versáteis e que se encaixam em um leque de formações que o treinador pode utilizar de imediato na Série B e aprimorar durante o longo período de recesso por causa da Copa do Mundo.

Todos, incluindo o meia-atacante Lucas Crispim, ex-Santos, de 19 anos, já estão regularizados na CBF como jogadores cruz-maltinos. Fabrício, aliás, já fez sua estreia, entrando no segundo tempo do empate com o Treze-PB, quarta-feira passada, pela Copa do Brasil.

Autor do blog Painel Tático, do GloboEsporte.com, Leonardo Miranda construiu desenhos táticos para o Vasco na sequência da temporada, mas crê que não haverá muitas mudanças práticas.

- Os novos jogadores do Vasco dão mais opções e tranquilidade para o técnico montar o time. Vale lembrar a boa campanha do Cruz-Maltino no Carioca, quando Adilson usou apenas dois desenhos: o 4-3-1-2 no início e, depois da chegada de Douglas, o 4-2-3-1, com Everton Costa e Reginaldo voltando para poupar o camisa 10 da marcação. O time que surpreendeu pela alta posse de bola e o trabalho defensivo dos pontas não deve mudar: os reforços acrescentam ao estilo de jogo e fazem o Vasco ficar mais forte - afirmou o blogueiro.

Rafael Silva pode fazer dupla com Edílson na formação 4-3-1-2 do início de 2014. Os dois atacantes têm mobilidade e podem revezar. A linha de marcação tem o reforço de Fabrício, que disputa vaga com Bastos e Ken



Até que Rodrigo se recupere, Douglas Silva será mantido. O recém-chegado zagueiro caiu nas graças da comissão técnica após boas atuações, um gol marcado e já passou pelo comando de Adilson no Figueirense. Anderson Salles deve ser opção no banco a partir deste sábado, diante do Oeste-SP. Já Fabrício tem qualidade na saída de bola e pode virar elemento-surpresa quando o time atacar. Também com o treinador, no Cruzeiro, já foi até primeiro volante. Biteco atua nos lados da meia, é canhoto e também pode ser um atacante caindo pelas pontas. Função que Rafael Silva, leve, também sabe fazer. No entanto, ele foi camisa 9 e fez cinco gols no Paulistão.

Outra alternativa está abaixo, oferecendo destaque ao ex-jogador do Ituano num 4-1-4-1 ou o falso 4-3-3, em que dois atacantes abertos têm obrigações defensivas pelos flancos.

Fabrício é deslocado para a esquerda no meio, com a entrada de Ken, e Douglas passaria a atuar mais aberto quando necessário. Edmílson é outro que experimentaria, assim, outra função na equipe



Enquanto Guiñazu e Pedro Ken não se recuperam, Fellipe Bastos é um dos que se beneficia. Novamente entre os titulares nas últimas partidas, ele tenta acirrar a briga por vaga e espera o Vasco ganhe com as contratações e elogiou o esforço que vem sendo feito.

- Todo reforço é bem-vindo, ainda mais aqueles que já conhecem o clube, tem entrosamento, um já conhece o outro na maneira de agir dentro de campo. Quem sabe se o grupo está pronto é o Rodrigo Caetano (diretor executivo) e o Adilson. Se dá para fazer uma boa campanha na Série B e subir. A Copa do Brasil também é um título que é muito gostoso conquistar.

Neste caso, Aranda ou mesmo Fabrício se unem a Guiñazu, quando voltar de lesão, para dar suporte a Douglas. A formação é bem parecida com a do Carioca. Os dois atacantes precisam auxiliar na marcação e um deles pode ser ou um dos jovens que apareceram com destaque ou Biteco, que pode atuar na direita ou esquerda



O jogo de sábado deve ser o terceiro em que a garotada é protagonista. Danilo no meio de campo, e Yago, Marquinhos e Thalles vêm se aproveitando dos desfalques para, eventualmente, barrar algum dos favoritos. Nestes esquemas, basta adaptá-los ao estilo de cada peça.

Fonte: GloboEsporte.com