Auxiliar que trabalhou na final do Estadual vem acumulando erros contra o Vasco há anos

Sábado, 19/04/2014 - 12:40
comentário(s)

A Diretoria do Vasco tem adotado desde o início desse ano de 2014, um cuidado todo especial de precaver-se contra as más arbitragens, ainda mais porque desde o início da atual Gestão (2008) tem sido recorrentes os erros de arbitragens que tem tirado títulos do Gigante da Colina.

Em todos os últimos anos (especialmente de 2009 a 2014) vários erros já foram cometidos em competições regionais ou nacionais, especialmente por arbitragens oriundas da COAF-RJ, órgão ligado à Federação Carioca de Futebol.

O foco inicialmente foi o combate aos árbitros que apitavam jogos do Vasco, prejudicando o clube em várias oportunidades, algumas delas custando títulos como principalmente no caso do Brasileiro de 2011 com o árbitro Péricles Bassols nos jogos dos dois turnos contra o nosso maior rival e agora em 2014 através de alguns árbitros também.

Porém, após uma detida análise das equipes do Site Oficial e da VascoTV, percebemos que além dos árbitros, há também um outro personagem que aparece de forma recorrente em erros vitais que prejudicaram o clube, e também nos tiraram a oportunidade de conquista de outros títulos e preciosos pontos em competições nacionais.

Trata-se do auxiliar Luiz Antônio Muniz de Oliveira, que foi protagonista e algoz do Vasco em várias oportunidades. A última delas nesse jogo no último Domingo (13/04), onde o mesmo, que fazia parte da equipe de arbitragem, não assinalou um claro impedimento no ataque do rival, resultando na subtração de mais um título carioca nos minutos finais de uma partida decisiva.

Porém, o mesmo em outras oportunidades e em situações muito menos explícitas, e claro sempre contra o Vasco, não se absteve de assinalar supostas irregularidades que em muito nos prejudicaram e impediram outras conquistas.

Após tais análises, reforça-se a dúvida para tantos erros e o que poderia estar como pano de fundo para os mesmos. Independente dos motivos e de que esses erros sejam voluntários ou involuntários, os prejuízos já causados ao Vasco por esse integrante do quadro de arbitragens da COAF-RJ são imensuráveis.

O primeiro prejuízo ocorreu na partida Vasco 0x1 Botafogo, final da Taça Guanabara 2013: Após o gol do Botafogo, marcado aos 34 minutos do segundo tempo, o Vasco foi atrás do empate, o que lhe daria o título. No fim da partida, o Gigante da Colina obteve esse gol (vídeo abaixo) através de Renato Silva, após falta cobrada por Bernardo e rebatida pelo goleiro Jefferson, do alvinegro. Luiz Antônio Muniz de Oliveira, nessa ocasião, era o auxiliar que anulou o gol. Com um olhar milimétrico (sempre contra o Vasco), levantou a bandeira e assinalou impedimento no gol vascaíno sem pensar duas vezes, no que poderia ser o gol do título da Taça Guanabara de 2013, e que classificaria o Vasco para a final do Estadual desse mesmo ano.



Poucos meses depois, na partida Vasco 2x3 Botafogo, válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, ocorreu o seguinte lance (vídeo abaixo): Juninho cobra a falta e André escora de cabeça para abrir o placar para o time de São Januário, em posição legal. O mesmo bandeirinha da partida anulou erradamente o gol vascaíno. Após o erro escandaloso, o Botafogo conseguiu em um contra-ataque seguinte ao lance e conseguiu abrir o placar.



Já nesse ano de 2014, na partida válida pela Taça Guanabara, em que a vitória daria a liderança da mesma ao Gigante da Colina, o resultado final foi Vasco 1x2 Flamengo. Nessa partida o camisa 10, Douglas, cobrou uma falta com perfeição (vídeo abaixo). A bola caprichosamente bateu na trave e entrou dentro do gol. Com mais de 30 cm de distância entre a linahe a parte de dentro do gol, o auxiliar de fundo, não conseguiu enxergar o gol cruz-maltino. O bandeirinha, na ocasião (sempre ele!), também não viu nada, e seguiu com o jogo.



Não bastante ao já citado, na última e decisiva partida do Campeonato Carioca, cujo placar final foi Flamengo 1x1 Vasco, e como que para sacramentar e coroar o seu histórico de erros contra o Gigante da Colina, Luiz Antônio Muniz de Oliveira deu o título de presente ao nosso rival, quando o Gigante vencia por 1x0, placar esse que transformava o Vasco em legítimo Campeão Carioca de 2014. No praticamente último lance da partida (vídeo abaixo), o bandeirinha validou um gol irregular de Marcio Araújo, que estava em impedimento. Com essa atitude, impediu o vigésimo terceiro título estadual da história do Vasco.



Ressalve-se que o Vasco já havia preventivamente requerido à COAF-RJ que os integrantes da equipe de arbitragem que estavam escalados no jogo da vergonha na Taça Guanabara fossem vetados. Entre eles, estava presente o nome de Luiz Antônio Muniz de Oliveira.

De forma surpreendente e sorrateira, eis que descumprindo até o que determina o Estatuto do Torcedor (Art.30-32) quanto ao sorteio (vídeo abaixo) dos integrantes da equipe de arbitragem jogo-a-jogo, lá estava o nome de Luiz Antônio Muniz de Oliveira embutido dentre os demais, como uma espécie de prêmio por tantos erros, afronta à Instituição Vasco da Gama.



A impressão que fica depois de tantas evidências comprovadas, é que Luiz Antônio Muniz de Oliveira estava escalado, para que pudesse estar onde ele seria necessário, uma vez mais, e cumprindo sua missão. A mesma, quem sabe, que deu a ele mesmo após prejudicar o Vasco na final da Taça Guanabara (descrita mais acima), o "título" de melhor auxiliar do Carioca de 2013.

Fonte: Site oficial do Vasco