Coutinho relembra expulsão na decisão do Estadual 2004

Sexta-feira, 11/04/2014 - 11:15
comentário(s)

A idade era pouca, mas a primeira decisão importante do jovem volante Coutinho pelo Vasco logo ficou marcada na carreira do jogador. Com apenas 20 anos, viveu momentos distintos na final do Campeonato Carioca de 2004, e se recorda bem do disputado duelo contra o Flamengo. Autor do gol que diminuiu a desvantagem cruz-maltina no primeiro jogo, acabou expulso na segunda partida (relembre no vídeo ao lado) e apenas assistiu ao revés no Maracanã. O cartão vermelho, no entanto, era um risco calculado, seguindo uma polêmica ordem do então técnico Geninho, como lembra o hoje jogador da Portuguesa.

Principal destaque rubro-negro, Felipe chamava a atenção e era o craque do estadual. Havia feito duas grandes partidas contra os rivais da decisão naquele mesmo ano, o que levou Geninho a desenvolver uma marcação individual em cima do camisa 10, pedindo para não dar espaço aos jogadores do Flamengo: "Ficou parado, chuta o tornozelo dele", disse Geninho, flagrado pela reportagem da Rede Globo (veja o episódio no vídeo ao lado). E a função ingrata ficou a cargo de Coutinho.

- Vi o Felipe jogar durante toda a minha categoria de base. Foi campeão pelo Vasco e em 2004 tinha feito um campeonato muito bom. Hoje no Brasil é muito difícil alguém fazer o que ele fazia. Nos dois jogos que ele tinha feito contra a gente, estava sem marcação individual, mas na final o Geninho me chamou e falou para eu ficar em cima dele. Sabíamos do risco, que poderia acontecer a expulsão. Era difícil roubar a bola dele.

A instrução polêmica do treinador vascaíno às vésperas do clássico acabou repercutindo na época. Para o volante, foi apenas um modo de falar, e não interferiu em sua saída do jogo.

- Durante a semana antes do jogo, o Geninho estava explicando em um treino que não queria que a bola ficasse parada. Acabou falando o que gerou a polêmica, mas ele falou mais para a gente, brincando. Não teve nada a ver com o jogo, mas até por conta disso a gente sabia que a marcação individual poderia dar no que deu.

Sobre as diferenças entre o clássico de dez anos atrás com o atual, e a respeito dos times, Coutinho acredita que muita coisa mudou.

- Fui ver o primeiro jogo da final desse ano, tinham 25 mil pessoas no Maracanã. Naquela época tinham 80 mil, era outra situação. O Flamengo tinha um time bom e o nosso estava se acertando. Alguns dos nossos jogadores estavam bem, mas o time era muito novo. O jogo foi disputado, mas a expulsão acabou desequilibrando. Dificultou bastante para correr atrás do resultado.

Assim como em 2004, uma expulsão pode prejudicar o Vasco no último duelo da decisão. Para o volante, a perda de Everton Costa pelo cartão vermelho no primeiro jogo deixa a equipe desfalcada de um importante jogador. Mesmo assim, o duelo é de igual para igual, acredita.

- O time do Vasco foi melhor que o Fluminense na semifinal, mereceu chegar. Tem um time hoje que poderia jogar a Séria A e ir bem. O Adilson (Batista) é um cara inteligente, o time confia nele. Perdeu o Everton expulso, que estava indo bem. O Vasco perdeu muito aí, mas tem condições de ser campeão - finalizou.

Volante durante treinamento em 2004: risco do cartão vermelho na final era calculado



Fonte: GloboEsporte.com