Decisão do Estadual contará com o apoio de mais de 600 policiais

Sexta-feira, 04/04/2014 - 08:51
comentário(s)

Vasco e Flamengo começam a decidir o Campeonato Carioca neste domingo, às 16h, no Maracanã. Por se tratar de uma decisão que envolve as duas maiores torcidas do Rio de Janeiro - e o fato de que no último fim de semana o clássico envolvendo o Cruzmaltino e o Fluminense teve registros de confusão -, o 'Clássico dos Milhões' vai ter o policiamento reforçado para garantir a segurança antes, durante e depois da partida.

Segundo o GEPE (Grupo Especial de Policiamento em Estádios), uma reunião foi realizada na última quinta-feira para definir a estratégia do esquema de segurança para a grande final. De acordo com o coronel João Fiorentini, mais de 400 policiais estarão envolvidos no domingo.

"Dentro do Maracanã nós teremos um efetivo de 400 homens. Eles irão se revezar dentro e fora do estádio para garantir a segurança dos torcedores. E na parte exterior teremos mais 250 homens que se juntarão a esse grupo para garantir que o espetáculo não tenha qualquer tipo de problema", afirmou o coronel.

Na semifinal entre Vasco e Fluminense, no último domingo, além de confrontos isolados do lado de fora do estádio, uma confusão durante o intervalo na parte interna criou um ambiente tenso. Tricolores que estavam no setor sul tentaram invadir o setor oeste onde se situavam alguns vascaínos que provocavam. A polícia, porém, agiu rápido e conseguiu conter o tumulto.

Cientes de que também há brigas em bairros mais isolados do Maracanã, o Gepe fará escolta ostensiva nestes locais.

"Teremos policiamento nos pontos conhecidos do Rio de Janeiro onde há confronto. A escolta vai acontecer a partir da saída desses torcedores do locais, até a chegada ao Maracanã. Após a partida, realizaremos a escolta até o local da concentração", completou Fiorentini.

As organizadas do Vasco Força Jovem e Ira Jovem estão suspensas pelo Ministério Público de entrar em estádios uniformizadas e com materiais. A Torcida Jovem do Flamengo também tem de cumprir restrições.

Fonte: UOL