Edmundo completa 43 anos nesta 4ª-feira

Quarta-feira, 02/04/2014 - 00:15
comentário(s)

Decisivo na conquista do tricampeonato brasileiro em 1997, Edmundo Alves de Souza Neto, ou simplesmente "Animal", é um dos jogadores mais queridos da torcida vascaína. O gonçalense não é o atleta mais vitorioso da história do Gigante da Colina, porém suas jogadas e seus gols decisivos, principalmente os marcados contra o Flamengo, o fizeram garantir um lugar especial no coração de milhões de cruz-maltinos.

O hoje comentarista da TV Bandeirantes completa nesta quarta-feira (02/04) 43 anos de idade, quase todos eles dedicados ao time de São Januário. O amor de Edmundo pelo Vasco surgiu ainda na infância devido influência dos familiares, a grande maioria de origem portuguesa. Foi ao lado deles que o ainda jovem viu Marquinhos fazer o gol do título Campeonato Carioca de 1982. A festa feita pelos vascaínos no Maracanã serviu de combustível para o "Animal", que naquela altura já tentava a sorte nas equipes de futebol de salão do Gigante da Colina.

Apesar de ter iniciado sua trajetória no futebol na base do Botafogo, Edmundo sempre alimentou o sonho de estrear no profissional com a camisa do clube do coração. O sonhado objetivo foi alcançado no dia 25 de janeiro de 1992. Na oportunidade, o atacante ajudou a equipe vascaína a vencer o Corinthians por 4 a 1 no Pacaembu. O primeiro gol não demorou muito a sair. O tento foi anotado durante mais uma goleada vascaína, dessa vez contra o Atlético-MG. O bom início foi coroado com a conquista do Campeonato Carioca e também da Copa Rio. Ambas as taças foram levantadas pelo "Animal" ainda em 1992.

Edmundo deixou o Vasco em 1993 para jogar no Palmeiras, porém deu fim a separação na temporada de 1996. O retorno para casa aconteceu em boa hora. Experiente e rodado, o eterno camisa 10 ajudou na inserção de atletas jovens no elenco principal. Pedrinho e Felipe, oriundos da base, e Juninho Pernambucano, contratado junto ao Sport, foram alguns dos atletas que contaram com o apoio do "Animal". Foi graças a ele que o excelente time comandado por Antônio Lopes conseguiu superar os rivais e conquistar pela terceira vez o nacional.

Nesta edição do Campeonato Brasileiro, Edmundo só não fez chover. Além de ter levantado a taça, o camisa 10 quebrou o recorde de tentos numa única edição do torneio (balançou as redes 29 vezes) e também se tornou o jogador com mais gols numa única partida (marcou seis vezes contra o União São João). Os títulos individuais só não foram mais festejados que a inesquecível atuação contra o Flamengo. Em 03 de dezembro de 1997, o ídolo justificou sua fama de "carrasco rubro-negro" ao marcar três gols na goleada de 4 a 1. O resultado colocou o Vasco na decisão do nacional daquele ano.

- Esse jogo foi épico. Ele marcou a história da minha vida. Naquele período que eu fiz muitos gols no Flamengo. Aquele jogo foi especial por conta do título Brasileiro. O resultado obtido contra o Flamengo praticamente nos levou ao título. Foi sensacional. Sempre que eu quero ficar feliz busco rever os melhores momentos daquele jogo - afirmou o ídolo com exclusividade ao site oficial.

Um novo adeus aconteceu em 1998, ano do centenário e da conquista da Taça Libertadores da América. Mesmo longe, na Itália, o "Animal" não esqueceu o Vasco. Retornou em 1999 e ajudou o time a conquistar mais um título em cima do maior rival. Dessa vez, o camisa 10 brilhou contra o rubro-negro na decisão da Taça Rio. A eliminação precoce no Brasileiro daquele ano e o pênalti perdido na decisão do Mundial de 2000 não foram suficientes para diminuir a idolatria da torcida, que o viu ainda atuar nas temporadas de 2003 e 2008.

- Minha relação com a torcida não é aquela de "ídolo para torcida". Eu diria que é uma relação entre amigos, até porque eu também sou torcedor. Quando a torcida canta, eu também canto. É uma relação muito bacana e muito prazerosa. Eu afirmo sempre que sai da arquibancada para representar os torcedores no campo. Eu sempre soube o que a torcida queria e por isso dava o meu melhor dentro de campo - disse Edmundo com exclusividade ao site oficial.

Ao longo de sua trajetória na Colina, o "Animal" disputou 244 jogos e marcou 137 gols. Os dois últimos foram marcados em 28 de março de 2012. Na oportunidade, o Vasco promoveu uma despedida oficial e Edmundo sentiu pela última vez o calor da torcida. A chuva que caiu no Rio de Janeiro não foi suficiente para afastar o torcedor de São Januário. Os vascaínos lotaram o Caldeirão e viram o ídolo deixar o gramado chorando após o término da partida contra o Barcelona de Guayaquil (EQU).

O Club de Regatas Vasco da Gama deseja um Feliz Aniversário para Edmundo!

Parabéns, Animal!




Fonte: Site oficial do Vasco