Se conquistar o Estadual, Vasco encerra jejum e pode conseguir feito inédito junto com título da Série B

Terça-feira, 01/04/2014 - 11:46
comentário(s)

Depois de dez anos, o Vasco, enfim, está de volta à decisão do Campeonato Carioca. Mas o time do técnico Adilson Batista quer mais. A missão é conquistar o título que não vai para São Januário desde 2003 para quebrar duas escritas: o maior jejum estadual entre os 12 principais clubes do país e ainda o fato de nenhum deles ter conquistado o título regional no mesmo ano em que disputou a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em 10 anos, muitas mudanças no futebol

A última vez que o Vasco disputou a final do Campeonato Carioca foi em 2004, justamente contra o Flamengo - que acabou campeão após duas vitórias nas finais. Já a última taça veio um ano antes, sobre o Fluminense. O jejum de 11 temporadas sem um troféu estadual é o maior entre os 12 grandes clubes do futebol brasileiro. Quem mais se aproxima do Vasco é o São Paulo, que não vence o Paulistão desde 2005.

O mundo do futebol mudou bastante desde a última conquista estadual do Vasco, que ficou marcada pelo cruzamento de letra de Leo Lima para o gol de Souza contra o Flu. Messi, por exemplo, ainda nem tinha estreado no time profissional do Barcelona. Já Cristiano Ronaldo deixava o Sporting para defender o Manchester United. Principal jogador brasileiro na atualidade, Neymar era uma criança. A Espanha, campeã da última Copa do Mundo e das duas últimas Eurocopas, ainda era vista como uma seleção que amarelava na hora da decisão. As redes sociais que os jogadores adoram ainda engatinhavam. A moda era o quase finado Orkut. O Facebook tinha acabado de nascer e os hoje populares Instagram e Twitter nem existiam. O próprio Vasco ainda não tinha em sua história dois rebaixamentos para a Série B do Campeonato Brasileiro.

A queda no ano passado, aliás, pode ajudar o Cruz-Maltino a quebrar outro jejum: nenhum dos 12 principais clubes do futebol brasileiro conseguiu ganhar o estadual no mesmo ano em que estava na Série B (relembre na lista abaixo). Em 2009, o próprio Vasco terminou o Carioca no terceiro lugar. O clube que chegou mais perto do título foi o Grêmio, vice-campeão gaúcho em 1992.

Rio de Janeiro

1998 - Fluminense (Série B), quinto lugar. Campeão: Vasco
1999 - Fluminense (Série C), quarto lugar. Campeão: Flamengo
2003 - Botafogo (Série B), quinto lugar. Campeão: Vasco
2009 - Vasco (Série B), terceiro lugar. Campeão: Flamengo

São Paulo

1982 - Palmeiras (Série B), terceiro lugar. Campeão: Corinthians
2003 - Palmeiras (Série B). quarto lugar. Campeão: Corinthians
2008 - Corinthians (Série B), quinto lugar. Campeão: Palmeiras
2013 - Palmeiras (Série B), sexto lugar. Campeão: Corinthians

Minas Gerais

2006 - Atlético-MG (Série B), terceiro lugar. Campeão: Cruzeiro

Porto Alegre

1992 - Grêmio (Série B), vice-campeão. Campeão: Internacional
2005 - Grêmio (Série B), quinto lugar. Campeão: Internacional

Fonte: GloboEsporte.com