Basquete Base: Vasco estreia no Estadual Juvenil nesta 6ª-feira às 18h30 contra o Fluminense em São Januário

Sexta-feira, 28/03/2014 - 10:39
comentário(s)

A equipe juvenil (sub-19) de basquetebol do Vasco da Gama tem logo um clássico pela frente em sua estreia no Campeonato Estadual. A partir das 18:30h desta sexta-feira (28/03), em São Januário, os cruz-maltinos recebem o Fluminense, que foi justamente quem eliminou o Vasco nas quartas de final do ano passado, quando o Gigante da Colina terminou a competição em quinto lugar. A partida será realizada no ginásio do Forninho logo após a partida entre os clubes pela categoria sub-14, que começa às 17h.

Após quase três anos, o Vasco volta a realizar uma partida da categoria em casa (o ginásio principal está interditado desde meados de 2011, e desde então os jogos com mando vascaíno vinham sendo realizados no ginásio da ABVRJ). É consenso em São Januário que esta é a melhor equipe sub-19 montada pelo clube nos últimos anos, embora o título seja um sonho muito distante. A Associação Macaé de Basquete, atual campeã, é vista no meio do basquete fluminense como favorita para a conquista o bicampeonato, além de outros clubes que investem no esporte, como Flamengo e Tijuca.

Além dos rotineiros treinamentos de segundas e quartas-feiras, que terminam após as 19h, os atletas também treinarão na tarde desta quinta-feira. Como não há disponibilidade de quadra em São Januário (às terças e quintas o ginásio do Forninho é utilizado pelo vôlei), a última atividade antes da partida desta sexta-feira será realizada no ginásio do Riachuelo.

Ao contrário do ano passado, em que a grande maioria da equipe era formada por jogadores da categoria sub-17 (infanto-juvenil), em 2014 o Vasco tem um contingente maior de atletas com idade de juvenil (completando 18 ou 19 anos no ano da competição). Além de um bom número de atletas que subiram do infanto, o clube trouxe alguns bons atletas de outros clubes que podem somar no sentido de o Cruz-Maltino melhorar sua colocação final. Como grande perda, o armador Rodrigo, que foi o segundo cestinha do Estadual (quatro jogos a menos que o primeiro) pelo Vasco no ano passado, está jogando neste ano pelo Botafogo.

A equipe se reapresentou no dia 22 de janeiro e, desde então, vem treinando para o Campeonato Estadual, com uma pausa por cerca de dez dias para o Carnaval. Treinador da equipe juvenil vascaína já há muitos anos, inclusive no último ano em que o clube foi campeão Estadual na categoria – 2007 -, Christiano Pereira falou ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes sobre suas expectativas para o Campeonato Estadual e para esta estreia contra o Fluminense. Sempre ressaltando que o objetivo sempre deve ser o próximo jogo, ele prefere não projetar uma meta para o final da competição e enfatiza que este jogo da primeira rodada é uma grande incógnita. Ainda assim, ele, a partir de sua experiência e do que viu nestes quase dois meses de treinamentos, vislumbra coisas positivas para a equipe que tem em mãos:

- A perspectiva é de que tenhamos uma boa estreia contra a equipe do Fluminense. Os jogadores estão bem preparados, a disputa por espaço na equipe está muito boa. São dezesseis atletas e apenas doze são relacionados. É uma disputa bem sadia. Eu acho que a tendência é de treino a treino as coisas irem melhorando, nós agregarmos novos conhecimentos táticos para eles irem pegando e nós evoluirmos dentro da competição. A expectativa é de coisas boas. Do jeito que está, se continuar nesta pegada, vamos ter bons resultados durante o ano.

Atletas como Gabriel, Dudu, Marvin (ainda é infanto), Matheus Rodrigues, Daniel, Yan etc. eram do time infanto no ano passado e jogaram partidas pelo juvenil durante todo o Estadual em virtude da escassez de atletas com 18 ou 19 anos. Sobre os reforços que vieram para este ano, deixamos a cargo do próprio Christiano apresentá-los:

- O armador Igor veio de Pernambuco, o lateral Matheus veio de São Paulo. O Pedro, que ainda é sub-17, mesmo vindo de um estado que tem pouca rodagem (Espírito Santo), tem uma passagem pela seleção brasileira sub-15, tem um potencial de chute bom. O Magal está no último ano de juvenil, mas, pela bagagem dele, foi muito vitorioso, vem para dar a liderança, a experiência que a equipe precisa. Ele veio do Fluminense. O Rafael é um jogador que veio do Jacarepaguá com muitas manias, mas aos poucos estamos tentando doutriná-lo. É um jogador que eu acredito que possa render muito para a gente no decorrer do ano, mas a falta de disciplina tática dificulta um pouco seu jogo, esse entendimento do jogo. Estamos tendo muitas dificuldades de colocá-lo respondendo ao que ele pode render. O Hamilton, que veio do Fluminense, é um pivô que está voltando para cá, tem as suas limitações, mas, dentro do que ele pode responder, acredito que possa ajudar muito o grupo também, até pela idade e pela experiência que ele já passou dentro do basquete. Também trouxemos o ala-pivô Lucas, que veio do Municipal.

O treinador ainda ressalta a dificuldade que tem com atletas vindos de metodologias de trabalho diferentes da sua, mas acredita que a adaptação vem sendo bem sucedida:

- A demora para a chegada de alguns jogadores que vieram para dar a qualidade da equipe retardou um pouco a evolução do grupo. Os jogadores que estavam desde o ano passado já conhecem mais ou menos a metodologia de trabalho, então levam um pouco mais de vantagem; e os que estão chegando agora vêm com metodologias diferentes, de outros treinadores, e até se adaptarem leva um tempo. Só que, pela qualidade deles, a adaptação de certa forma foi até muito rápida – encerrou Christiano.

Três atletas de outros estados

Compõem o elenco do Vasco neste ano, como o treinador citou quando relatou os reforços de sua equipe para o Estadual, três atletas de outros estados: Pedro Zordan veio do Espírito Santo; Igor Viana, de Pernambuco; e Matheus Rios, de São Paulo (da esquerda para a direita, na foto abaixo). Eles estão morando no Riachuelo Tênis Clube, que é presidido pelo atual diretor de basquete do Vasco, Francisco Vilanova. Os treinos em São Januário acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras. Pedro e Igor ainda são da categoria infanto, completando dezessete anos neste ano, e Matheus está no primeiro ano de juvenil, ou seja, faz dezoito anos em 2014.

Fonte: CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco