Confira a íntegra da entrevista coletiva de Adilson Batista após Vasco 1 x 1 Fluminense

Sexta-feira, 28/03/2014 - 01:31
comentário(s)

O Vasco bem que tentou. Foi a campo com uma formação ofensiva, crisou diversas chances, mas não conseguiu vencer o Fluminense na noite desta quinta-feira, na primeira partida da semifinal do Campeonato Carioca. Com o empate em 1 a 1 (veja os melhores momentos no vídeo ao lado) , o Tricolor - dono de melhor campanha na fase de classificação - joga por nova igualdade no próximo domingo. Nada que diminua a confiança do técnico Adilson Batista. Depois de elogiar o que classificou como uma atuação corajosa de sua equipe, o comandante de São Januário disse que é possível reverter a vantagem da equipe das Laranjeiras.

- Vi um time organizado, corajoso, que se arriscou, deixou Luan e Rodrigo no mano a mano com Fred e Walter. Tivemos posse de bolam rodamos, mas faltou velocidade. (A vantagem do Flu) Faz diferença no fim do jogo, nos últimos 20, 30 minutos. Alertamos nosso time para que não desperdiçasse pontos durante o campeonato. Fomos superiores em alguns jogos e não vencemos, fomos prejudicados em outros. Acontece. Mas é possível reverter esse quadro e vamos atrás disso - afirmou o treinador após a partida.

Sobre a partida, Adilson viu um confronto acirrado. Para o treinador, faltou atenção no gol de Fred e mais velocidade para inverter as jogadas.

- Foi um jogo bem disputado, com oportunidades para ambos os lados. O Vasco tendo a posse de bola, faltou até invertê-la mais rápido para surpreender o adversário. Estava tudo bem controlado e o Fluminense fez o gol em um lance de lateral, com desatenção nossa e mérito deles pela sequência da jogada. Depois nós mexemos, criamos dificuldades para eles, que se posicionaram para ter o contra-ataque. Tiveram situações, mas o volume foi nosso, nos impondo. Diante do jogo acirrado, disputado, temos que enaltecer e parabenizar nossos atletas.

O elenco do Vasco se reapresenta na tarde desta sexta-feira, em São Januário. A segunda partida da semifinal contra o Fluminense será no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Uma vitória simples classifica o Cruz-Maltino. Empate ou vitória tricolor leva o clube das Laranjeiras para a decisão do estadual.

Confira a íntegra da entrevista:

Thalles

Entrou bem e mudou nosso jeito de jogar, mais até em função do adversário. Com ele em campo, o Edmílson voltava mais para tabelar. Ele já fer isso no Japão. Thalles foi importante no jogo assim como o Diego Renan, o Fellipe Batos... Tive a lesão do André Rocha e tirei o Marlon porque ele já tinha cartão amarelo. Thalles é um belo jogador, mas tem apenas 18 anos e precisa ser trabalhado. Tem algumas coisas a melhorar. Estou explicando, mostrando, fazendo, cobrando e ele tem se dedicado. É um profissional que quer crescer. Mas não vamos aqui achar que com 18 anos ele é o Edson Arantes do Nascimento, porque não é. Tem muita coisa para melhorar. Ele esta aceitando bem o que estamos passando e isso vai ajudá-lo a crescer. A gente ouve muita coisa, lê muita coisa. Mas eu estou no dia a dia e vejo que ele precisa melhorar. Não falo só em função da poucva idade. Com o trabalho, Thalles vai crescer profissionalmente. Não que eu não queira dar responsabilidade a ele, não é isso. Mas estou no dia a dia. Com calma a gente vai cobrando para ele crescer profissionalmente.

Flu defensivo no domingo?

Mais ainda? Hoje eles já ficaram atrás, é só ver o jogo. Trabalhamos bem a bola, mas faltou velocidade. Eles apostaram no contra-ataque. Depois do gol, ficaram do meio para trás. Foi isso que eu vi. Agora temos mais 90 minutos e vamos manter nosso comportamento. Temos que controlar o jogo e aproveitar as oportunidades.

Defesa

Rodrigo e Luan já tinham enfrentado o ataque do Fluminense, que tem atletas de potencial, que são inteligentes, sabem jogar, se colocam bem, tem poder de definição. O Guiñazu a gente já conhece e ele tentou neutralizar. Dificultou o trabalho do Flu. Na única que eles saíram, fizeram o gol.

Esquema ofensivo

Mesmo agredindo ou tendo que arriscar, você também pode sofrer um contra-ataque e o pessoal lá tem qualidade para fazer dois, três... Vai ser um jogo extremamente difícil. Mas com inteligência, organização e consciência podemos nos dar bem. Acredito que o jogo foi bem controlado. Eles tiveram oportunidades, nós também. Tiveram situações de não marcação disso ou daquilo, a arbitragem sendo pressionada, revertendo situações, o lance que poderia ter resultado na expulsão do Gum... Vamos trabalhar para o próximo jogo. Contamos com o apoio do torcedor para vencer.

Alternativas

Claro que existem e podemos criá-las. Mas sou contra loucura, desespero, desorganização. Quando coloquei o Fellipe é porque ele tem um ótimo chute de fora da área. Fizemos a linha de três e eles tinham um na sobra. Aliás, não era para ter, porque o Gum deveria ter sido expulso. A entrada do Fellipe foi com essa intenção. O Douglas veio trabalhar mais atrás, é inteligente. Mas não penso em loucuras, não vou colocar o Luan de centroavante. Pra mim isso não existe.

Esquema no domingo

Vi um time organizado, corajoso, que se arriscou, deixou Luan e Rodrigo no mano a mano com Fred e Walter. Tivemos posse de bolam rodamos, mas faltou velocidade. Fomos um time corajoso.

Torcida

Acho que eles ajudaram. Sobre a vaia para mim ou para o Fellipe, estamos acostumados. Quando o André sentiu uma dor no jogo após um choque, tive que improvisar o Pedro Ken na lateral, onde ele já tinha ido bem em outra partida. Preferi o Fellipe ao Aranda pelo chute, pela virada de jogo, por chegar mais ao ataque. As vaias eu relevo.

Força do banco

Posso dizer que não teve jogada ensaiada (risos). O Diego Renan já vonha jogando bem, mas achei melhor manter o Marlon no time. Diego é um jogadro confiável, assim como Fellipe Bastos e Thalles. O Bernardo entrou no último jogo e é importante. Cada jogo tem uma história, uma característica, uma necessidade.

Confusões

O lance era nosso, lateral, e foi revertido por pressão dos atletas do Fluminense. O Éverton foi agredido em outra jogada e o juiz não deu nada. Gum poderia ter sido expulso. Os atletas do Fluminense pressionaram a arbitragem, eu deixo trabalhar. Espero que no domingo o Marcelo de Lima Henrique comande o jogo e que não seja influenciado. Isso que vou passar a meus jogadores, que entrem em campo e procurem vencer. No meu ponto de vista, vimos uma pressão enorme por parte dos jogadores do Fluminense hoje.

Vantagem do Flu

Faz diferença no fim do jogo, nos últimos 20, 30 minutos. Alertamos nosso time para que não desperdiçasse pontos. Fomos superiores em alguns jogos e não vencemos, fomos prejudicados em outros. Mas é possível reverter e vamos atrás disso.

André Rocha

Ainda não conversei com o doutor Clovis Munhoz. Amanhã ele será avaliado. Vamos com calma.

Fonte: GloboEsporte.com