Duelo entre Vasco e Fluminense põe frente a frente a elogiada zaga vascaína e a criticada defesa tricolor

Quinta-feira, 27/03/2014 - 15:57
comentário(s)

A campanha do Fluminense ligeiramente superior à do Vasco na fase de classificação esconde uma diferença evidente entre as duas equipes em 2014 - demonstrada claramente no raio-X com base nas notas das atuações dos jogadores. No quesito defesa, o Tricolor vive fase de desconfiança e pública preocupação de torcida, comissão técnica e diretoria. Paralelamente, o rival tem na solidez do setor uma de suas armas, com os titulares em boa fase. Prova disso são os números até aqui: um sofreu 19 gols (com um jogo a mais) e o outro, apenas 11. Tal disparidade será colocada em xeque a partir das 21h desta quinta-feira, no Maracanã.

A começar pelo goleiro Martín Silva, contratado para suprir a carência debaixo das traves, o Cruz-Maltino se acertou tão rápido como talvez nem mesmo o técnico Adilson Batista esperasse. Luan se firmou na zaga ao lado do experiente Rodrigo (veja o vídeo abaixo com bons desarmes dos defensores vascaínos) e não foram ameaçados por Rafael Vaz e Jomar. Os poucos vacilos se deveram à falta de entrosamento, já que as laterais também mudaram - com André Rocha e Marlon - e a proteção conta com Guiñazu em forma e eventualmente três volantes - Aranda, Pedro Ken e Fellipe Bastos revezaram.

Luan e Guiñazu, aliás, figuram entre os maiores ladrões de bola da competição. O argentino parou Conca no primeiro encontro entre Flu e Vasco, enquanto a revelação ganhou elogios de Adilson pela determinação e seriedade que vem mostrando a cada rodada.

- Todo dia tem que estar provando que pode continuar no time. Entrou bem, nos ajudou já no ano passado. Vejo o crescimento profissional do Luan, que é muito atento ao que estamos pedindo, no que precisa melhorar. Tem personalidade, potencial e já adquiriu a experiência de enfrentar esses grandes jogadores nos clássicos. Ficamos contentes em dar nossa contribuição.

A confiança na defesa é tamanha que, por entrar em desvantagem na semifinal do Campeonato Carioca, o Vasco vai arriscar jogar com três atacantes, reduzindo um homem de contenção. O treinador aposta que Reginaldo e Everton Costa serão capazes de recompor e auxiliar, um dos trunfos desde que o polivalente William Barbio, machucado, era utilizado. Bernardo e Montoya, aliás, desperdiçaram a oportunidade juntos na posição pela dificuldade em fazer este papel.

Renato Gaúcho admitiu a qualidade do adversário, mas não quer saber de justificativas.

- Conversamos bastante, vimos um vídeo do Vasco. E vamos ver de novo. Sabemos como eles jogam, quem tem os números que tem não é à toa. Sabemos agora o que temos que fazer. Se mostrarmos determinação e atitude poderemos vencer. Não adianta ficar dando dicas aqui. Nós conversamos, o Conca é inteligente. Tenho no ataque dois jogadores de área, que sabem fazer gol. É importante que a bola chegue a eles - ressaltou.

O calvário tricolor, por sua vez, pareceu melhorar na reta final da Taça Guanabara após um início turbulento, que gerou a barração de Leandro Euzébio por Elivélton (confira o vídeo abaixo com alguns erros da defesa). Mas na semana passada a derrota por 3 a 1 para o Horizonte, no Ceará, pela Copa do Brasil, trouxe à tona os velhos problemas. Somente quatro vezes o Fluminense não foi vazado na temporada - a última delas em 18 de fevereiro, contra o Macaé. De lá para cá, os triunfos foram assegurados pela efetividade do ataque.

A diretoria procura zagueiros no mercado, com a anuência do treinador. Após tentativas frustradas no país, o mercado sul-americano está sendo vasculhado. De qualquer forma, os principais testes para Gum e Elivélton estão por vir nas próximas semanas. E Edmílson, artilheiro do Campeonato Carioca, lembra o histórico da retaguarda, que também com Diego Cavalieri, Bruno e Carlinhos foi campeã brasileira em 2012 quando o rendimento era outro.

- A zaga deles tem que ser respeitada, quase todos ali foram campeões. Erros todos têm, aconteceu com a gente também. Vamos ter a cabeça boa, porque a força do Fluminense pode aparecer a qualquer momento - disse o atacante vascaíno.

Fonte: GloboEsporte.com