Duelo entre Vasco e Fluminense é o 1º ato na luta pela vaga na final

Quinta-feira, 27/03/2014 - 12:05
comentário(s)

É muito mais do que um jogo de 90 minutos. Ou um clássico aguardado entre rivais. Vale abrir em vantagem a disputa por vaga à final do Campeonato Carioca. Manter a chance de um título no primeiro semestre de 2014 como resposta à péssima temporada anterior. É por tudo isto que Vasco e Fluminense começam o duelo da semifinal nesta quinta-feira, às 21h, no Maracanã.

Por ter melhor campanha na primeira fase (terminou em segundo enquanto o rival foi terceiro, diferença de dois pontos), o Tricolor pode atuar por dois empates. Ao Gigante da Colina resta somar mais pontos ou, em caso de uma vitória para cada lado, ter maior saldo no confronto - cuja outra parte é domingo. Se o saldo for igual, a decisão da vaga será na disputa de pênaltis. As diferenças param por aí. Ambos não querem saber de favoritismo e reconhecem que a disputa tem tudo para ser equilibrada e imprevisível.

Adilson Batista comanda uma equipe que tem, como principal meta, voltar à Série A do Brasileirão em 2014. Os jogadores, porém, falam que o título estadual seria um presente a uma torcida machucada. Mesmo discurso de Renato Gaúcho. Se o Flu escapou da queda graças aos erros de Portuguesa e Flamengo, que escalaram jogadores irregulares e perderam pontos no STJD, a confiança do público está abalada.

Imagina, então, em caso de eliminação? Haveria um curto e melancólico recesso até a Copa do Brasil. No dia 3 de abril, o Vasco desafia o Resende na partida de ida da primeira fase. O dia 10 é a vez de o Flu tentar reverter a desvantagem do 3 a 1 sofrido diante do Horizonte, no Ceará. Depois, bola rolando só com o Campeonato Brasileiro, na segunda quinzena.

Além de todos estes elementos, a disputa dentro de campo promete. Até porque o duelo na fase anterior terminou empatado em 1 a 1. Agora, o tira-teimas vai ocorrer. E o Vasco conta com a melhor defesa da competição, com 11 gols sofridos. Tem em Edmílson, com dez bolas na rede, o artilheiro. O Flu aposta em Conca, que deseja apagar a marcação sofrida por Guiñazu no duelo anterior, em no poder de fogo da dupla Walter (seis gols) e Fred (quatro).

Wagner do Nascimento Magalhães apita a partida, auxiliado por Eduardo de Souza Couto e Silbert Faria Sisquim. O Premiere transmite o clássico, pelo sistema pay-per-view, e o GloboEsporte.com acompanha todos os detalhes do duelo em Tempo Real com vídeos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: todos os potenciais titulares atuais estão liberados. Por isso, Adilson Batista fez mistério e não confirmou com que formação vai jogar. A tendência, porém, por tudo o que foi treinado, é que um trio ofensivo seja escalado - com Reginaldo, Everton Costa e Edmílson, numa espécie de 4-2-3-1. Assim, Aranda perde a chance de recuperar sua vaga no meio de campo. O time provável é o seguinte: Martín Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Marlon; Guiñazu, Pedro Ken e Douglas; Reginaldo, Everton Costa e Edmílson.

Fluminense: Renato Gaúcho não tem nenhuma baixa entre os titulares. Diguinho (joelho esquerdo) e Conca (coxa direita) se recuperaram de dores após a derrota para o Horizonte, na Copa do Brasil. A tática de poupá-los diante do Volta Redonda deu certo. Desta forma, o treinador manterá o que julga ter dado certo: três volante no meio, Walter e Fred na frente. Durante a semana, comandou um trabalho tático. Orientou posicionamento defensivo e ofensivo. A provável escalação: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivelton e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Jean e Conca; Walter e Fred.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o lateral-esquerdo Henrique e o atacante William Barbio se recuperam de problemas na coxa e estão fora.

Fluminense: o atacante Michael, com lesão na coxa direita, está vetado pelo departamento médico.

PENDURADOS

Vasco: ninguém.

Fluminense: ninguém.

NA HISTÓRIA

A história do clássico é marcada por decisões. As duas equipes fizeram a final do Carioca em cinco oportunidades: com duas conquistas tricolores (76 e 80) e três vascaínas (93/94/2003). Os clubes lutaram pelo título do Brasileiro de 1984, quando o Flu se deu melhor. A última aconteceu em 26 de fevereiro de 2012, quando as duas equipes decidiram a Taça Guanabara. Na oportunidade, o Flu venceu por 3 a 1, gols de Deco e Fred (duas vezes), com Eduardo Costa anotando para o Vasco.

Fonte: GloboEsporte.com