Maior margem de vitórias dos clássicos cariocas nos últimos 20 anos é do Vasco sobre o Fluminense

Quinta-feira, 27/03/2014 - 12:24
comentário(s)

Conhecido como Clássico dos Gigantes, Vasco x Fluminense já tem 91 anos de histórias para contar. Mais um duelo importante para a extensa lista acontece a partir das 21h desta quinta-feira, no Maracanã, pela primeira partida da semifinal do Carioca. Mas se o Tricolor se apoia na vantagem de dois empates para avançar, por ter feito melhor campanha na fase anterior, e conta com um time mais caro e badalado, o Cruz-Maltino se gaba da superioridade estatística quando os dois medem forças, principalmente nos últimos 20 anos. Desde o tricampeonato estadual do clube de São Januário (1992/93/94), são 19 vitórias a mais - disparada a maior freguesia recente do Rio. O levantamento é do site Futdados.

Foram 32 triunfos contra 13, num total de 76 confrontos por todas as competições. A equipe das Laranjeiras, portanto, só celebrou 18% das vezes de 1994 para cá. Curiosamente, pouco antes, o Cruz-Maltino havia virado o retrospecto, que durante as décadas anteriores era favorável ao Fluminense. Para se ter uma ideia, o que mais se aproxima são as dez vitórias de vantagem que o Flamengo tem sobre o Vasco no mesmo período. De quebra, o jejum atual chega a seis jogos ou quase dois anos. Thiago Neves marcou dois gols no 2 a 1 de 2012, pelo Campeonato Brasileiro, e Gum, contra, descontou.

Compensação vem em decisão, pois a última foi tricolor, que garantiu o título da Taça Guanabara de 2012 com um 3 a 1 incontestável no Engenhão. A final mais relevante entre ambos também foi para o Flu, no Brasileiro de 1984, em que o paraguaio Romerito decidiu. Contabilizando somente o Carioca, um triunfo separa os clubes: 75 a 74 para o time hoje comandado por Renato Gaúcho. O técnico, aliás, deu de ombros para os números, citando um tabu diante do Rubro-Negro que foi quebrado.

- Não gosto de pensar no passado. Estávamos há muito sem ganhar do Flamengo e ganhamos. O Vasco tem o nosso respeito, mas o importante é que a equipe que for melhor vai avançar. Trabalhamos muito para chegar aqui. Agora que chegamos, temos que errar o mínimo possível para irmos em frente - afirmou Renato.

Para o atacante vascaíno Edmílson, a estatística pode trazer sorte, mas não deve ser festejada antes da hora. Quando a bola rolar, é o empenho das equipes que vai definir o vencedor.

- Estatística assim é legal, dá confiança, mas agora será outro jogo. É uma semifinal, eles jogam por dois empates e podem nos criar problemas - disse o autor do gol do empate há 11 dias.



Fonte: GloboEsporte.com