Rodrigo Caetano fala sobre campanha do Vasco, Adilson Batista, possíveis reforços e Série B

Domingo, 23/03/2014 - 20:46
comentário(s)

Encerrada a primeira fase do Campeonato Carioca, o Vasco alcançou a terceira posição com 29 pontos, sendo 8 vitórias, 5 empates e 2 derrotas e pega o Fluminense na fase semifinal. Em entrevista exclusiva à Rádio Tupi, o diretor executivo Rodrigo Caetano comenta sobre a campanha do Vasco e outros assuntos a seguir:

Desempenho do Vasco até o momento em 2014:

“Acredito que, daquilo que o Vasco tem a nível de elenco e principalmente das dificuldades financeiras, conseguimos avançar, claro que nós não temos a equipe dos nossos sonhos. Conforme as limitações e principalmente o fato da queda em 2013, isso prejudica bastante na hora de você sair ao mercado e buscar as melhores soluções. Acredito que nós temos um elenco competitivo, dentro do Estado do Rio de Janeiro em igualdade de condições às equipes grandes, vamos esperar o desfecho do Campeonato Estadual para depois sentarmos e avaliarmos o que foi feito até então para projetarmos o Campeonato Brasileiro e o restante da Copa do Brasil.”

Manutenção do técnico Adilson Batista e continuidade do trabalho do treinador iniciado em 2013:

“Eu sempre fui defensor da tese de que a manutenção do trabalho é o melhor caminho, claro que você trabalha com resultado no futebol, infelizmente os resultados em algumas vezes acabam determinando a manutenção ou mudanças, mas até o presente momento o fato de o Adilson conhecer o elenco e de ter participado dessa reformulação também facilita, você acaba ganhando tempo em relação a isso. Espero que continue à frente da equipe durante o ano e apresentando bons resultados pois o Vasco é um grande clube do futebol brasileiro e mundial e necessita sempre vencer. O Adilson tem uma parcela importante do que vem sendo feito até aqui, temos um elenco enxuto, não é numeroso, com isso há condições de se identificar melhor quais são os jogadores em melhores condições e consequentemente se consegue abrir espaço para jogadores oriundos das divisões de base e pretendemos manter esse número no elenco e sempre buscando qualificar mais e dentro do possível.”

Qualidade de jogadores de equipes de menor investimento e possibilidade de contratações:

“Há bons jogadores em equipes de menor investimento, o Vasco está atento em algum destaque e na possibilidade de trazer um jogador numa condição de adaptação e de posterior utilização na equipe principal. Isso a gente vai avaliar depois, claro que temos nosso mapeamento. O Campeonato Estadual é fundamental para nós, queremos vencer, o Vasco precisa e há 11 anos não vence, mas não pode ser tratado como terra arrasada em caso de insucesso pois nosso momento requer um processo de reestruturação, de reformulação, de organização, o torcedor tem que entender isso. Não era o estágio que nós queríamos, hoje temos uma equipe com uma base montada, nossa realidade não é de uma situação financeira privilegiada, mas dentro de todas essas adversidades nós conseguimos ter uma equipe competitiva e com chances reais de ganhar, assim como os outros que estão nas semifinais. Nosso trabalho vai muito mais além, o objetivo principal do Vasco no ano é fazer uma grande Série B, conquistar o título e recolocar o Vasco no lugar que sempre foi dele.”

Debates sobre mudança na fórmula dos Estaduais:

“Acho louvável porque a participação deve ser muito dos profissionais, seja de comissão técnica, de atletas, da própria arbitragem que deveria ser profissionalizada também, os dirigentes profissionais e assim por diante. Nós dependemos disso, nosso trabalho depende de uma melhor orientação, melhor fórmula, acho louvável essa iniciativa pelo fato de que temos que ouvir a todos. Seria fundamental que todos nós fossemos ouvidos na elaboração não só do Estadual, mas também dos campeonatos organizados pela CBF, é para isso que existe o fórum de debates, todos nós queremos a mesma coisa e melhorar cada vez mais o futebol brasileiro.”

Semifinal contra o Fluminense disputada em dois jogos e chances de classificação:

“É de difícil prognóstico, claro que tudo pode acontecer. O fato de dois jogos, em tese diminui um pouco aquela questão de que surgiu uma grande surpresa e num jogo único sua equipe pode no dia não estar na melhor condição, e com dois jogos você tem a oportunidade de reverter isso. O vasco tem trabalhado muito durante esses 70 dias para esse momento decisivo. Não gostaríamos de estar numa situação de reformulação, mas é o que se apresentou e dentro do que foi possível a nívle de foco e preparação o Vasco está bem e espero que faça uma grande semifinal.”

Avaliação do elenco e reforços para a Série B:

“Nós vamos reavaliar depois. Após o Estadual nós vamos sentar com a direção, com o presidente, nosso vice-presidente e as demais pessoas envolvidas. O que posso garantir é que nosso elenco não vai ser muito diferente desse, e nem pode. Nossa base para o ano é essa, e em relação a número nós não pretendemos avançar muito além disso, um elenco numeroso também te traz despesas e também te induz muitas vezes ao erro de avaliação e é dessa forma que a gente vai procurar seguir. Sobre a possibilidade de trazer mais alguém, estamos atentos ao mercado, é uma obrigação nossa, mas dentro de uma realidade financeira.”

Rodadas da Série B antes da Copa do Mundo e possibilidade de intertemporada fora do Rio ou do país na paralização para o Mundial:

“Vamos ter 10 rodadas pela Série B antes da parada para a Copa do Mundo e dentro dessas 10 rodadas ainda não pagaremos totalmente a nossa penalidade em relação aos jogos em que não poderemos ter público ou jogos com público e que não poderão ser em São Januário. Vamos ter dificuldades, precisaremos muito que nosso torcedor compreenda, nos apoie nos jogos fora de casa também para que façamos um bom início de campeonato. 10 jogos significam pouco mais de 25%, são 30% do campeonato, é muita coisa. Com essa parada, tem que se programar para o que fazer, já que São Januário vai estar cedido à FIFA e o Rio de Janeiro não dispõe de uma alternativa melhor de treinamento. Estamos estudando a melhor forma, se vamos fazer uma intertemporada fora do Estado ou do Brasil. 10 rodadas antes da parada é muito significativo, a gente espera ter a parada numa condição muito boa na tabela.”

Fonte: Supervasco