CBF divulga tabela da Série B; Vasco estreia contra o América Mineiro

Sexta-feira, 07/02/2014 - 12:52

As novidades da competição são Vila Nova, Luverdense, Sampaio Corrêa e Santa Cruz, que subiram da Série C no ano passado, além de Náutico, Ponte Preta, Vasco e a própria Portuguesa, que acabaram rebaixados na elite. Ainda não há o detalhamento da tabela, em relação a datas específicas e horários. A pausa para a Copa do Mundo será entre 3 de junho (10ª rodada) e 15 de julho (11ª rodada).

Veja os jogos da primeira rodada:

Bragantino x Náutico
Ponte Preta x Icasa
Vasco x América-MG
Santa Cruz x ABC
Sampaio Corrêa x Paraná
Ceará x Oeste
Joinville x Portuguesa
Vila Nova x Luverdense
América-RN x Avaí
Boa Esporte x Atlético-GO

Entenda o caso:

Após a última rodada do Campeonato Brasileiro, a CBF comunicou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a possível escalação irregular dos atletas Héverton, da Portuguesa, e André Santos, do Flamengo. A infração, julgada em duas instâncias no tribunal desportivo, acabou fazendo com que ambos os clubes perdessem quatro pontos. Dessa forma, o Fluminense permaneceu na Série A e a Portuguesa foi rebaixada para a Série B.

Desde então, uma série de ações judiciais originadas por torcedores dos dois clubes e questionando as decisões do STJD foram impetradas na Justiça Comum. Algumas liminares foram emitidas em favor dos torcedores, outras foram cassadas pela CBF. Paralelamente a isso, o Ministério Público de São Paulo, através do promotor Roberto Senise, decidiu investigar o caso. O promotor já chegou a afirmar que há indícios de que funcionários da Lusa receberam dinheiro para escalar Héverton. O Flamengo, por sua vez, recorre da perda de pontos na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), na Suíça.

Em carta enviada à CBF na última quarta-feira, a Fifa cobrou uma solução rápida para o problema e pede uma resposta definitiva até o dia 19 de fevereiro. No documento, a entidade máxima do futebol diz que a CBF tem "obrigação proibir recursos para tribunais ordinários relacionados à matéria desportiva do Brasil" e solicita que "seja tomada as medidas necessárias para encerrar o atual procedimento envolvendo o Flamengo e a Portuguesa". A carta é assinada por Marco Villiger, diretor jurídico da Fifa.

Fonte: GloboEsporte.com