Jornalista que cuida da campanha de Eurico comenta 'versão light'

Terça-feira, 28/01/2014 - 09:02
comentário(s)

Uma versão light e cada vez mais ligada aos sócios do Vasco. Aos 69 anos, Eurico Miranda se apresenta desta forma para a eleição presidencial da instituição em 2014. Apoiado por uma agência de marketing político, o ex-mandatário deixou para trás o comportamento polêmico e surpreende a cada dia pelo desejo de voltar a comandar o clube do coração.

O Eurico de hoje está distante do dirigente conhecido no Brasil pela forma contundente ao se expressar e a coleção de desafetos. O atual presidente do Conselho dos Beneméritos do Vasco adotou as redes sociais como termômetro da campanha e até limitou os horários para fumar o tradicional e inseparável charuto cubano.

A estratégia de campanha é traçada com a ajuda do jornalista Mario Marques, um dos responsáveis pela agência de marketing político que também presta serviços para dez partidos e ao ex-governador Garotinho. Porém, o profissional assegurou que as mudanças pontuais foram definidas pelo próprio Eurico Miranda.

"Vejo como uma situação natural. Ele quer um relacionamento diferente com a imprensa, com o torcedor, com o sócio... Entramos para potencializar a comunicação da mudança. Ele teve muita dificuldade em divulgar as coisas boas que fez pelo clube no passado e dedicou a vida inteira ao Vasco. Vamos comunicar as inverdades e as verdades no trabalho. O Eurico vai surpreender todo mundo e fazer uma gestão de paz caso seja eleito", afirmou Marques ao UOL Esporte.

E o "novo Eurico" adotou as redes sociais, principalmente o facebook, como escudeiro. O cartola reserva boa parte do dia para acompanhar o noticiário e conversar com os eleitores. Na última sexta-feira, ele fez sucesso em uma twitcam com duração de praticamente duas horas.

"Ele passa o dia inteiro no facebook, responde bastante coisa sozinho e escrevemos algumas outras juntos. Por exemplo: um cara de outro estado mandou uma mensagem dizendo que iria votar nele. O Eurico pediu o telefone do torcedor e ligou para conversar. É muito claro que esse amor pelo Vasco será irradiado na relação em todos os canais. Temos novas ações marcadas. Uma delas será o envio de mensagens de texto para que o sócio ligue em um número e seja atendido pelo Eurico. Vamos tirar as dúvidas dos eleitores", revelou Marques.

Desafio em nova imagem e 'fim' do charuto

Mario Marques reconhece que atuar na campanha de Eurico Miranda não é missão das mais simples. Mas elogia o dirigente, que mudou a postura através da experiência de vida, algo que não foi premeditado para voltar ao principal cargo do clube, segundo o executivo da empresa.

"Ninguém aos 69 anos muda completamente. Isso parte dele, que já é um cara mudado. Se mantém calmo em todas as situações atualmente. Acho que o poder deixa a pessoa solitária em determinados momentos. O Eurico conhece como as coisas funcionam e tem uma capacidade ímpar de decidir questões importantes para o clube", disse.

Inicialmente, o conhecido charuto também ficou de lado nas aparições em redes sociais e entrevistas. Mas Eurico degustou normalmente o cubano no último domingo, quando esteve em São Januário para assistir a goleada por 6 a 0 sobre o Friburguense.

"O estilo dele é esse. Uma coisa é fumar charuto no jogo do Vasco, outra coisa é durante a entrevista. Ele mesmo mudou isso. Não houve pedido. Se ele voltar, vai trabalhar para fazer a melhor gestão da história do clube. É um desafio pessoal e uma resposta aos gestores que não realizaram as coisas corretas. Um pecado que a gestão dele cometeu foi a falta de preocupação com a imprensa e a comunicação. Ele vai resolver isso", completou.

Adversários surpresos e votos de 'Dinamite'

Eurico Miranda saiu na frente dos concorrentes ao posto desde o recadastramento de sócios no início do ano passado. A sua campanha foi lançada e os adversários ainda não se manifestaram oficialmente sobre as possibilidades. Mario Marques vê os concorrentes surpresos e crê que parte dos votos em Eurico terá origem nos eleitores insatisfeitos com a opção em Roberto Dinamite no último pleito.

"Queremos pegar o voto do cara que votou no Dinamite e se arrependeu. Não tem mais espaço para aventura no Vasco. Por isso, os adversários não sabem o que fazer. Eles esperavam que o Eurico fosse se apresentar do mesmo jeito. Vamos sufocá-los, pois não têm nada para mostrar. Só dizem que é um retrocesso. Queremos provar que o Vasco moderno não é esse que caiu duas vezes para a segunda divisão", encerrou.

Fonte: UOL