Entrosamento de elenco remodelado se torna um problema a mais para o Vasco

Domingo, 19/01/2014 - 11:18
comentário(s)

A má campanha em 2013 que culminou com o rebaixamento do Vasco para a série B do Campeonato Brasileiro trouxe grandes mudanças no elenco do clube, e a falta de entrosamento em campo ficou evidente na primeira partida do Carioca contra o Boavista, no último sábado, que terminou com empate por 1 a 1.

Nada menos que 15 jogadores foram dispensados, entre contratos não renovados ou afastamentos. Para suprir as perdas e buscar uma temporada vitoriosa em 2014, o time de São Januário contratou sete reforços e ainda está de olho no mercado: o goleiro Martín Silva, os laterais André Rocha, Diego Renan e Marlon, o zagueiro Rodrigo, o volante Eduardo Aranda e o atacante Éverton Costa. Dois atletas que estavam emprestados também retornaram: Fellipe Bastos, que jogou em 2013 pela Ponte Preta, e William Barbio, que atuou no Bahia.

Martín Silva e Aranda, as principais peças contratadas pelo time cruzmaltino, não puderam entrar em campo para ajudar o time, já que a documentação dos atletas não chegou em tempo hábil - o que atrasou a inscrição dos jogadores na CBF e na Ferj.

As mudanças não ficaram somente dentro das quatro linhas. A direção executiva de futebol voltou para as mãos de Rodrigo Caetano, que não renovou com o Fluminense e voltou para o clube em que trabalhou de 2009 a 2011. Caetano afirmou que todo o imbróglio burocrático deve ser resolvido até terça-feira, mas que a dupla de estrangeiros ainda não terá condições de jogo para enfrentar o Macaé já na próxima quarta.

"Como eles são estrangeiros (Martín Silva é uruguaio e Aranda, paraguaio) precisam estar inscritos na CBF e na Ferj, o que deve acontecer somente na terça-feira, já que segunda é feriado aqui no Rio. Mesmo que tudo já esteja regularizado no início da semana, para a partida contra o Macaé fica muito em cima, e eles não teriam condições de jogo", ponderou Caetano.

Já sobre o meia Juninho Pernambucano, o dirigente falou que toda a papelada de renovação do contrato (que terminou no fim de 2013) está finalizada e regularizada, mas que o jogador está em fim de recuperação da lesão que sofreu no fim da temporada passada. O camisa 8 só deve estar 100% para defender o clube em meados de fevereiro.

Mesmo sem poder entrar em campo, Juninho esteve em São Januário acompanhado da família e assistiu ao empate de seus companheiros de um camarote do estádio. Em outro ambiente estavam o lateral esquerdo Diego Renan, que já está regularizado e está apenas aprimorando a forma física, Martín Silva, Aranda, e os meias Pedro Ken e Dakson.

O técnico Adilson Batista deu a primeira folga desde a reapresentação para a pré-temporada no dia 6 de janeiro, em Pinheiral, para o grupo ver a família neste domingo. O comandante espera contar com praticamente todos os seus jogadores até a terceira rodada, que acontece no próximo domingo, em São Januário, contra o Friburguense.

"Na segunda-feira, acho que vamos saber mais sobre a possibilidade de contar com os jogadores que ficaram fora da estreia por ainda estarem abaixo na parte física. Neste domingo os jogadores terão a primeira folga desde o dia 6. Tivemos um período curto de trabalho em Pinheiral, mas foi importante. Os jogadores vão ver a família no fim de semana, e segunda começamos a trabalhar o próximo adversário", despistou o técnico sobre uma possível formação do time contra o Macaé.

O técnico reclamou do pouco tempo para trabalhar com os jogadores antes do início da temporada, o que acaba atrapalhando a preparação dos atletas e das equipes. Adilson acredita que a sequência do trabalho é que definirá a melhor formação do grupo em campo em 2014.

"Infelizmente no futebol não temos tempo para dar sequência em uma formação, é tudo em cima do resultado. Por isso, às vezes acabamos atropelando algumas situações. Contamos com todos os que não jogaram na estreia para termos um grupo forte. Mas não vou estipular prazo. Na quarta eles podem estar melhor, mas preciso aguardar ainda. Senti alguns desgastados pela pré-temporada. No Brasil, não temos a cultura de rodar o elenco. É importante em função das inúmeras competições que jogamos. Se tivermos a necessidade, alguns com desconforto ou risco de lesão, faremos as trocas. Só que isso acaba interferindo no coletivo", concluiu o treinador.

O Vasco entra em campo na próxima quarta-feira, às 19h30, contra o Macaé, no Moacyrzão, pela segunda rodada do Carioca.

Fonte: Terra