Há 70 anos, Vasco goleava o Urubu por 5 a 2 e conquistava o 1º título da era Expresso da Vitória

Quarta-feira, 19/03/2014 - 09:14
comentário(s)

Há 70 anos, em 19 de março de 1944, o Vasco goleava o Flamengo por 5 a 2 no Estádio do Botafogo e conquistava o Torneio Relâmpago, o primeiro de muitos títulos do esquadrão que ficaria mais tarde conhecido como o "Expresso da Vitória".


HÁ 70 ANOS, O EXPRESSO DA VITÓRIA GANHAVA SEU 1º TÍTULO

Não foi um torneio dos mais badalados, mas serviu como o pontapé inicial de uma fase vitoriosa e da supremacia mais duradoura que um time da Cidade Maravilhosa conseguiu impor sobre os seus adversários em mais de cem anos de história. Chamava-se “Relâmpago” pelo motivo óbvio que o próprio nome já sugere. Disputado em apenas duas semanas, reunia a nata do futebol da capital do país: Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo e América. Criado no ano anterior, com o intuito de angariar rendas logo depois do início da temporada, conseguiu relativo sucesso no seu objetivo principal, o que estendeu sua existência ao ano de 1946, quando foi jogado pela última vez.

O Vasco ainda era um time em formação, dirigido pelo uruguaio Ondino Viera, que aos poucos foi moldando uma equipe que seria por muito tempo a sensação do futebol brasileiro e sul-americano. Na primeira rodada, um empate diante do time das Laranjeiras. Apesar do tropeço, foi um resultado a ser comemorado, já que o time perdia por dois a zero até mais da metade do segundo tempo, e mesmo depois de ter desperdiçado um pênalti (Lelé cobrou e Batatais defendeu), conseguiu forças para chegar à igualdade. Jair e Cordeiro foram os goleadores desse 2 a 2.

Na segunda rodada, uma goleada por 4 a 0 para cima dos Diabos Rubros mostrava que o time estava se acertando e que os "Três Patetas" (trio proveniente do Madureira, formado por Lelé, Isaías e Jair) estavam mais entrosados do que nunca. Jair abriu o placar na etapa inicial e, no tempo derradeiro, Isaías, Cordeiro e Lelé fecharam o marcador.

Na peleja seguinte, o Almirante atropelou o Glorioso, única equipe que ainda não havia perdido ponto na competição. A vitória por 3 a 0 não deixava dúvidas sobre a superioridade do time de São Januário, que agora só teria pela frente o time rubro-negro, bicampeão carioca. Djalma e Chico assinalaram ainda no primeiro tempo e novamente Chico, na etapa final, fez o terceiro.

JOGO DO TÍTULO

Tendo apenas o Fluminense como único candidato eliminado da disputa da taça, o Gigante da Colina dependia apenas de si próprio para garantir o título. Para isso, teria que tão somente vencer o Flamengo, que além do apoio dos seus admiradores, contava com a torcida de Botafogo e América que se enfrentariam no confronto que fecharia o torneio.

E como quase todo embate envolvendo esses dois clubes, não foi jogo fácil. O Rubro-negro saiu na frente com Perácio, aos 15 do primeiro tempo. Chico empatou aos 10 da etapa final, mas logo em seguida, seis minutos depois, Vevé recolocou o rival em vantagem. Foi então que surgiu o espírito vencedor que acompanhou o Club de Regatas Vasco da Gama por quase uma década. Em onze minutos apenas, uma reação acachapante transformou uma derrota de 2 a 1 em uma goleada por 5 a 2!

Lelé, Djalma, Isaías e Jair fizeram a festa da torcida cruzmaltina que desde 1936 não comemorava uma vitória em uma competição de pontos corridos. Era o Expresso da Vitória que surgia, exibindo técnica, habilidade e garra, sempre que necessário fosse.

FICHA TÉCNICA

VASCO 5 X 2 FLAMENGO

Data: Domingo, 19 de março de 1944
Estádio: General Severiano

Árbitro: José Ferreira Lemos, o Juca da Praia

Renda: CR$ 67.206,30
Público: 15.000 pagantes (aproximadamente)

Gols: Perácio aos 15’ no 1º tempo; Chico-VAS aos 10’, Vevé aos 16’, Lelé-VAS aos 31’, Djalma-VAS aos 34’, Isaías-VAS aos 37’e Jair-VAS aos 41’ no 2º tempo.

VASCO: Yustrich, Zago, Rafagnelli; Alfredo II, Ely, Argemiro; Djalma (Cordeiro), Lelé, Isaias, Jair e Chico. Técnico: Ondino Viera.

FLAMENGO: Jurandir, Artigas, Gualter, Biguá (Djalma), Bria, Quirino, Nilo (Jacyr), Zizinho, Tião, Perácio e Vevé. # Técnico: Flavio Costa.

CAMPANHA



ELENCO



TABELA COMPLETA

05/03  Vasco          2 x 2  Fluminense
  [Cordeiro, Jair / Russo (2)]

08/03  Flamengo       2 x 6  Botafogo
  [Tião, Zizinho / Afonsinho (2), Heleno (2), Reginaldo (2)]

08/03  Fluminense     1 x 2  América
  [Tim / China, Cézar]

11/03  Vasco          4 x 0  América
  [Cordeiro, Isaías, Jair, Lelé]

12/03  Flamengo       3 x 1  Fluminense
  [Nilo, Perácio, Vevé / Spinelli]

15/03  Vasco          3 x 0  Botafogo
  [Djalma, Chico (2)]

15/03  Flamengo       3 x 3  América
  [Zizinho, Tião (2) / Cézar (2), China]

18/03  Botafogo       2 x 0  Fluminense
  [Limoeiro, Geninho]

19/03  Vasco          5 x 2  Flamengo
  [Chico, Lelé, Isaías, Djalma, Jair / Perácio, Vevé]

22/03  América        3 x 3  Botafogo
  [Renê, Heleno (2) / Jorginho (2), Cézar]


CLASSIFICAÇÃO FINAL

Pos Clube       PG   J   V   E   D   GP   GC   SG

1º  Vasco        7   4   3   1   0   14    4  +10 
2º  Botafogo     5   4   2   1   1   11    8   +3
3º  América      4   4   1   2   1    8   11   -3
4º  Flamengo     3   4   1   1   2   10   15   -5
5º  Fluminense   1   4   0   1   3    4    9   -5


GALERIA



Créditos

Pesquisa, texto e tabelas: Alexandre Mesquita
Foto: Reprodução
Formatação e revisão: NETVASCO