Em 1945, líder comunista Luiz Carlos Prestes reuniu 100 mil pessoas em comício em São Januário; veja foto e discurso

Segunda-feira, 30/12/2013 - 06:31
comentário(s)

Em 23 de maio de 1945, poucas semanas após deixar a prisão devido à anistia concedida pelo presidente Getúlio Vargas, o líder comunista Luiz Carlos Prestes falou para cerca de 100 mil pessoas no estádio de São Januário em comício organizado pelo Partido Comunista Brasileiro, o PCB. A cessão do estádio para o evento acabou causando a saída do presidente vascaíno Manuel Ferreira de Castro Filho.

Para ler a íntegra do discurso de Luiz Carlos Prestes em São Januário, clique aqui.



O site do pesquisador Mauro Prais relata o acontecimento da seguinte maneira:

"No entanto, a ditadura agonizava com o fim da Guerra na Europa e o cenário era de redemocratização com as eleições marcadas para o final do ano de 1945. Em maio deste ano, Luis Carlos Prestes15 conseguiria reunir, após sair da cadeia, mais de 100.000 pessoas em São Januário para um comício. O estádio São Januário e os dirigentes do Vasco, acusados durante anos de servir a Ditadura Vargas, foi o palco de uma grande manifestação de oposição, mas pouco lembrado.

A cessão do estádio para o comício de Prestes causou a saída do presidente do Vasco16, o Professor Castro Filho, em virtude do seu pedido de renúncia em decorrência do protesto de sócios e dirigentes influentes do clube movidos pelo sentimento anticomunista predominante em diversos setores."

O ex-vice-presidente de esportes náuticos do Vasco Mario Lamosa, em depoimento publicado no livro "Memória Social dos Esportes, v. 2 Futebol e Política - A construção de uma identidade", falou sobre o comício:

"Assisti também a um comício do Partido Comunista em São Januário. Eu era menino e fui escondido dos meus pais, porque o Partido Comunista era quase proibitivo na época. E o presidente do Vasco, o professor Cássio Filho, que era um intelectual, achou que, se tinha cedia o estádio ao Getúlio Vargas, deveria ceder também ao Luiz Carlos Prestes. E eu assisti ao Cavaleiro da Esperança em São Januário, em 1945. Depois, o professor Cássio Filho foi muito acusado pela imprensa, como se tivesse praticado um crime. E acabou saindo da direção do Vasco. Ele era um homem superequilibrado. muito conceituado. Foi um dos maiores intelectuais que eu vi passar pelo Vasco. E pagou caro por seu espírito liberal, por ter permitido que o Luiz Carlos Prestes fizesse um comício ali, em São Januário."

Fonte: NETVASCO (texto), Site do Partido Comunista Brasileiro (foto), Jornal O Radical/Site Brasil Republicano (discurso)