Andrada encabeça relação de goleiros estrangeiros do Vasco, que está prestes a receber Martín Silva

Sexta-feira, 27/12/2013 - 10:23
comentário(s)

Quando se fala em goleiros estrangeiros no Vasco, lembra-se logo de Andrada, o mais marcante, e Tadic, o mais recente. Mas o Gigante da Colina já teve outros gringos sob as traves, como se verá adiante.

Deve-se sempre ressaltar que fechar uma lista de jogadores estrangeiros do Vasco é uma tarefa difícil, senão impossível, por vários motivos. Primeiro, porque há vários atletas cuja nacionalidade permanece desconhecida; segundo, porque o surgimento de novas fontes de pesquisa tem feito estudiosos corrigirem continuamente as informações até então disponíveis; terceiro, porque a cada dia são descobertos mais atletas, brasileiros ou não, que atuaram pelo Gigante da Colina no passado; e, finalmente, porque nos primeiros anos do futebol vascaíno boa parte do time era formada por portugueses.

ANDRADA - Sem nenhuma dúvida o argentino Edgardo Norberto Andrada foi o goleiro estrangeiro mais vitorioso da história o Vasco. Titular absoluto da posição durante a primeira metade da década de 70, conquistou dois títulos marcantes: o Carioca de 1970, encerrando um jejum de 12 anos, e o Brasileiro de 1974, o primeiro de um time do Rio de Janeiro. Também ficou conhecido por ter sido o arqueiro que sofreu o milésimo gol de Pelé em 1969.

VÍCTOR GONZÁLEZ - Paraguaio, foi o goleiro estrangeiro que mais atuou pelo Vasco depois de Andrada. Defendeu a meta cruz-maltina entre 1954 e 1955.




PABLO HERRERA - Argentino, atuou em algumas partidas entre 1952 e 1953, a maioria delas no Expressinho. Como, entretanto, disputou um jogo do Campeonato Carioca de 1952 (Vasco 5 x 2 Bonsucesso), figura na galeria dos campeões do último título da Era Expresso da Vitória.

PANELLO - Apelido do argentino Cândido Dieguez de Marco, que jogou no Vasco entre 1935 e 1936. Pode-se afirmar que Panello foi o primeiro arqueiro estrangeiro a atuar na Colina na era profissional.

NÉSTOR ERREA - Argentino consagrado em seu país natal, onde atuou no Boca Juniors e no Estudiantes (clube pelo qual conquistou a Libertadores de 1970), e no Uruguai, onde defendeu o Peñarol, não teve sucesso no Vasco. Na Colina, atuou em alguns poucos jogos em 1968.

TADIC - Nascido na cidade de Nikšić, em Montenegro (na época, Iugoslávia), Tadic chegou a São Januário apadrinhado por Petkovic, então principal nome do Gigante da Colina. Atuou poucas vezes no ano de 2004 e, quando foi embora, não deixou saudades na torcida.




Fonte: NETVASCO