Em nota, FJV narra acontecimentos de Joinville e afirma que, entre outros, protegeu família de Pedro Ken

Quarta-feira, 18/12/2013 - 23:16
comentário(s)

NOTA OFICIAL com relato de todas torcidas do Vasco

Essa é uma nota oficial onde todas as torcidas do Vasco relatam a verdade sobre os fatos do último dia 08/12/13, na Arena Joinville.

Na caravana que saiu do Rio de Janeiro tinham componentes de várias torcidas organizadas e também torcedores independentes, inclusive mulheres. E é de conhecimento de todos que as caravanas precisam receber escolta da polícia na chegada ao estádio, é um procedimento comum da Polícia Militar, mas que não foi respeitado. Dos quatro ônibus que foram ao estádio apenas um recebeu escolta e foi à pedido de um componente que percebeu a deficiência da segurança.

Esse é apenas o começo de uma sequência de erros.

Quando chegamos ao estádio percebemos uma Van com a bandeira da torcida Fanáticos circulando e fazendo uma “blitz” pelas ruas. Os torcedores da região, que não pertenciam às torcidas organizadas, eram revistados e os que tinham camisas ou objetos do Vasco tinham seus pertences roubados e eram ameaçados. Deixando claro que o clima era hostil por parte dos “Fanáticos”.

No momento da revista outro detalhe nos chamou atenção e nos deixou apreensivos. Quem fazia o procedimento na entrada do estádio eram seguranças particulares e também funcionários do Atlético Paranaense que estavam usando ternos.

Durante o jogo percebemos que não existiam policias militares dentro do estádio, apenas seguranças contratados e novamente os funcionários do Atlético Paranaense que circulavam por lá e conversavam animadamente com os atleticanos. Não nos sentimos seguros em nenhum momento.

Após o primeiro gol sentimos a pressão do jogo e começamos a cantar mais alto para apoiar a nossa equipe. Estávamos concentrados apenas no campo, era uma partida muito importante para a gente. Mas fomos surpreendidos com uma multidão que invadiu a nossa área na arquibancada.

Ficamos encurralados, não tinha saída, o espaço era pequeno para passarmos todos. Na arquibancada não tinham apenas homens como está sendo noticiado pela imprensa, conosco tinham famílias, como a do jogador Pedro Ken, que ficaram desesperadas e que contavam com a gente para impedir o pior. A necessidade daquele momento era nos defendermos da ampla manada que vinha em nossa direção.

Curiosamente, o policiamento só chega quando decidimos agir em legítima defesa, mostrando nitidamente uma conivência por parte dos policiais. Enquanto torcida, estávamos apenas defendendo as nossas vidas.

Analisando todos os fatos que descrevemos nessa nota chegamos a conclusão que foi uma ação premeditada para desestabilizar a nossa torcida com a certeza da impunidade dos atos. E que tudo isso poderia ter sido evitado, estava nas mãos do Atlético Paranaense e da Polícia Militar de Santa Catarina e a segurança de todos os presentes no estádio e isso não foi feito em nenhum momento. Existem normas básicas de segurança para a realização de um jogo de futebol que não foram atendidas.

Ainda existem muitas perguntas para serem respondidas, há uma grande manipulação de informações, uma ação orquestrada para encontrar vilões e nenhum interesse em contar as verdades dos fatos. Estamos sozinhos e queremos saber: Por que não prenderam os torcedores do Atlético Paranaense em flagrante como fizeram com os três vascaínos?

Parece que nunca vamos conseguir as respostas necessárias, mas nos mantemos unidos em nome do amor que sentimos pelo Club de Regatas Vasco da Gama.

Diretoria do G.R.T.O. Força Jovem do Vasco
http://www.forcajovem.com.br


Fonte: Site oficial da Força Jovem Vasco