Diretor financeiro e membro do Conselho Fiscal falam sobre reprovação das contas do Vasco

Quarta-feira, 18/12/2013 - 07:53
comentário(s)

O Conselho Fiscal do Vasco entregou na tarde desta terça-feira um parecer pedindo a reprovação das contas do clube de 2012. O documento foi entregue na secretaria do clube e deve chegar nas mãos dos conselheiros nos próximos dias. A ideia é levar a análise negativa a respeito do balanço financeiro e fiscal do clube para votação em sessão do Conselho Deliberativo, que deve ser realizada até o fim de 2013. Foi o quarto ano consecutivo que o Conselho Fiscal vascaíno emitiu parecer de reprovação sobre as contas do Vasco. Em 2009, 2010 e 2011 a contabilidade do clube só foi aprovada após ajustes e com ressalvas, após votação no Conselho Deliberativo do Vasco.

Entre os principais problemas encontrados, há falta de documentos de lançamentos feito pela contabilidade do clube, questões feitas pelo Conselho Fiscal, mas não respondidas ou não esclarecidas pela administração vascaína, além de muitos erros em contas simples. Contratos com a empresa do programa de sócios antigo, a Jeff Sports, e a com a patrocinadora esportiva Penalty estão entre os principais motivos de insatisfação dos últimos balanços do clube. Sem vice-presidente de finanças desde a saída de Nelson Rocha, que se lançou candidato à presidência esta semana, em setembro de 2012, o clube recebeu apenas em julho deste ano um profissional para cuidar da área: Jorge Almeida, diretor executivo de finanças do Vasco.

- Fui informado nesta tarde (de terça) sobre o parecer negativo. Ainda não li o documento e as observações, mas fiz tudo o que era possível para atender ao Conselho e para defender a administração do clube - disse o diretor financeiro do Vasco.

O Conselho Fiscal do Vasco é composto por três membros. Helio Donin, presidente, e os membros efetivos Antonio Barrozo Filho e João Marcos Gomes de Amorim. Além do parecer negativo por quatro anos seguidos, o trio do controle das contas do clube foi unânime na reprovação das contas pelo segundo ano consecutivo. O trabalho já começou com muito atraso. Na verdade, antes da publicação do balanço financeiro de 2012, até o fim de abril, as contas vascaínas já deveriam ter passado pelo Conselho Fiscal e depois aprovadas pelo Conselho Deliberativo. No Vasco, porém, a análise parcial das contas do último ano começou com atraso inicial de três meses. Isto porque o balanço de 2011, que obteve originalmente parecer de reprovação dos fiscais do clube, só foi aprovado em fevereiro no conselho deliberativo. Todo o atraso e tantos problemas, evidentemente, já prejudicam a análise do balanço de 2013.

Nos bastidores, o novo velho motivo para tantos problemas nas contas apresentadas de 2012 foi a correria para a entrega do balanço publicado no fim de abril. Segundo uma fonte ouvida pelo GloboEsporte.com, desta vez há mais de 90% das contas feitas erradas.

- Há muita repetição de erros, que vem de 2010, continuou em 2011 e segue no balanço. Infelizmente, são problemas muito grandes. Por isso mais um ano de parecer negativo. O clube não vem evoluindo no seu funcionamento, não aprende com seus erros, a verdade é essa. O resultado está aí no dia a dia - comentou João Marcos Gomes de Amorim, um dos membros do Conselho Fiscal.

A expectativa é de que os conselheiros do clube recebam o documento em uma semana e apreciem o parecer do Conselho Fiscal a tempo da reunião de fim de ano do Conselho Deliberativo. Enquanto isso, o clube tenta adiantar a análise das contas de 2013 e ainda, ao mesmo tempo, preparar um novo plano de orçamento para 2014. Na Série B do futebol brasileiro, o Vasco custa muito mais a se organizar fora do que dentro de campo.

Fonte: GloboEsporte.com