Imagens de briga em Joinville impressionaram Zagallo: 'É desumano ver um ser humano em cima de outro batendo daquela maneira'

Terça-feira, 10/12/2013 - 17:02
comentário(s)

A briga entre torcedores de Atlético-PR e Vasco, na Arena Joinville, no último domingo, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, foi um dos principais temas abordados com participantes do Footecon, fórum de futebol que está sendo realizado na Zona Sul do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, Tite, ex-técnico do Corinthians, e Mário Jorge Lobo Zagallo lamentaram o incidente que deixou quatro feridos hospitalizados.

Zagallo admitiu ter ficado assustado com a postura dos torcedores, principalmente ao assistir pela televisão agressões com barras de ferro.

- Poderia ter saído morte. Graças a Deus, todos saíram vivos. Espero que isso não aconteça mais em uma arena de futebol. Não cabe mais esse tipo de atitude.

O Velho Lobo ficou impressionado com a reação do zagueiro Luiz Alberto, que, aos prantos, pedia para os torcedores pararem com o tumulto generalizado.

- Vi pela TV. Não estive presente. Vi o Luiz Alberto gritando para as pessoas pararem, vi as pessoas chorando. O que a gente pode lamentar mais? Era um jogador que estava dentro daquele campo, vendo aquela barbaridade. É desumano ver um ser humano em cima de outro batendo daquela maneira.

Campeão do Mundo como jogador em 1958 e 1962, como treinador em 1970 e como membro da comissão técnica, em 1994, Zagallo afirmou ter torcido pela permanência de Vasco e Fluminense na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Porém, criticou o planejamento dos dois clubes.

- Quais clássicos nós teremos na Série A no ano que vem? Botafogo e Flamengo e Flamengo e Botafogo. Nunca imaginei que dois clubes do Rio pudessem ser rebaixados. Não dava para pensar nisso. Foi questão de planejamento. No caso do Fluminense, eles tiveram um desmantelamento da equipe. Perderam muitos jogadores. A consequência foi imediata.

Ao comentar a briga de torcedor em Joinville, Tite foi além. Na opinião do ex-treinador do Corinthians, o momento é de ter vergonha de uma situação como a que ocorreu no último fim de semana.

- Fiquei envergonhado como técnico, ser humano e brasileiro. Passei por uma experiência que não gostaria de ter passado em Oruro. Ocorreu a morte de um menino. E agora acontece isso. Não vou deixar acontecer outra morte para mostrar como fico indignado. Gostaria que os responsáveis fossem punidos.

Na opinião de Tite, a sociedade quer mudanças e isso pode ajudar a acabar de vez com tais situações nos estádios brasileiros.

- Todos querem mudanças. A minha postura como técnico de futebol, a postura da imprensa, denunciando. Vejo que vocês (imprensa) estão mostrando fotos, colocando nomes. As pessoas vão pensar dez, vinte, trinta vezes antes de fazer de novo. Todos que estão envolvidos no futebol podem ajudar de alguma forma.

Fonte: GloboEsporte.com