Vasco teve jogos com longas paralisações em 2007 e em 2009, mas não por brigas

Terça-feira, 10/12/2013 - 11:42
comentário(s)

Para evitar seu segundo rebaixamento à Série B em apenas cinco anos, o Vasco vai apelar para o tapetão. Mas basta o tribunal checar o que aconteceu com dois jogos do próprio clube para ignorar a solicitação dos cariocas.

A diretoria vascaína alega que o Regulamento Geral de Competições da CBF manda suspender jogos que fiquem paralisados por mais de 60 minutos. Isso está descrito, na edição 2013 do regulamento, no artigo 19. E lista no condicional, "poderá", os motivos para a suspensão do jogo:

1) Falta de segurança;
2) Mau estado do campo, que torne a partida impraticável ou perigosa;
3) Falta de iluminação adequada;
4) Conflitos ou distúrbios graves, no campo ou no estádio;
5) Procedimentos contrários à disciplina por parte dos componentes
dos clubes ou de suas torcidas.
6) Ocorrência extraordinária que represente uma situação de comoção
incompatível com a realização ou continuidade da partida

Uma pesquisa rápida mostra que nada aconteceu com dois jogos do próprio Vasco que ficaram paralisados por mais de 60 minutos.

Em 2007, o clube ganhou do Grêmio jogo pelo Campeonato Brasileiro em que o confronto ficou parado por mais de uma hora devido à falta de iluminação em São Januário. Pelo raciocínio atual do clube carioca, os três pontos deveriam ficar para os gaúchos, já que a partida aconteceu em São Januário.

A diretoria vascaína crê que deve ficar com os pontos do jogo contra o Atlético-PR, já que o time paranaense, que ganhou em campo por 5 a 1, era o mandante e responsável pela segurança no duelo de domingo passado, quando briga generalizada parou o jogo por cerca de 70 minutos. Sem aqueles três pontos do jogo contra o Grêmio de 2007, o Vasco perderia vaga na Copa Sul-Americana.

Em 2009, pela Série B do Brasileiro, outro jogo do Vasco também parou por mais de 60 minutos e ninguém pensou em tapetão. Em duelo contra o Bragantino, uma forte chuva de granizo deixou o campo impraticável, situação que pelo regulamento pode suspender uma partida tanto quanto a barbárie de Joinville. A partida prosseguiu e terminou empatada sem gols.

Fonte: Gazeta Esportiva

Nota a NETVASCO: Em 2007, o problema que originou a falta de energia em São Januário foi externo (relembre aqui) e, mesmo assim, o jogo recomeçou 53 minutos depois do horário previsto para o início do 2º tempo (relembre aqui). Em 2009, o mando era do Bragantino e a partida aconteceu em Bragança Paulista (relembre aqui).