Em nota, Fifa condena violência na Arena Joiville e garante que segurança na Copa do Mundo está garantida

Segunda-feira, 09/12/2013 - 19:35
comentário(s)

A Fifa condenou a briga entre torcedores de Atlético-PR e Vasco no domingo, na última rodada do Campeonato Brasileiro, em Joinville (SC), mas não vê ameaça para o esquema de segurança na Copa de 2014.

A entidade que rege o esporte se pronunciou sobre o assunto nesta segunda-feira e citou a Copa das Confederações como exemplo positivo.

"Durante a Copa das Confederações, [o esquema] funcionou. Ele se baseou em modelos de segurança utilizadas em outros Mundiais. A segurança de fãs, jogadores e todos os demais participantes está assegurada", afirmou a Fifa.

A confusão entre os torcedores ocorreu na arquibancada e paralisou a partida por mais de uma hora. Quatro pessoas foram hospitalizadas no domingo, uma delas já tendo recebido alta.

Mandante da partida em Joinville, o Atlético-PR contratou segurança particular para o duelo. A polícia local não foi deslocada. A PM entendeu que houve despreparo da segurança contratada para o jogo.

Por se tratar de atividade particular, o jogo deveria ser cuidado por segurança particular, explicou a PM, havendo apenas patrulhamento externo.

Foram contratados 100 seguranças para atender público de quase 9 mil torcedores.

O jogo aconteceu em Santa Catarina devido à punição anterior dada ao Atlético-PR por incidentes em jogo.

Fonte: UOL