Secretário de comunicação de Joinville: Pelo que histórico de Atlético-PR x Vasco, deveria haver policiamento

Segunda-feira, 09/12/2013 - 16:26
comentário(s)

Em entrevista ao Terra, o secretário de comunicação de Joinville, Marco Aurélio Braga, afirmou que houve falha de planejamento para a segurança do jogo entre Atlético-PR e Vasco, que foi interrompido por mais de uma hora em virtude de uma pancadaria entre as duas torcidas na arquibancada. Para ele, o histórico de violência entre as organizadas dos clubes exigia a presença da Polícia Militar dentro da Arena Joinville.

"Houve erros no planejamento de segurança do jogo, o que resultou nessas cenas lamentáveis que correram o mundo e estarreceram o Brasil. Tivemos outros jogos aqui sem a PM no estádio, como Atlético-PR x Náutico, que estava praticamente rebaixado, e Joinville x Metropolitano pela Copa Santa Catarina. São características totalmente diferentes de Atlético-PR x Vasco, pelo histórico entre as torcidas, pela situação", afirmou.

Segundo o secretário, a prefeitura de Joinville não foi notificada oficialmente de que a PM não faria a segurança de dentro do estádio, conforme recomendação do Ministério Público. "Ficamos sabendo de que PM não faria (a segurança) por meio de notas de jornais e informações superficiais, de bastidores", relatou. O Atlético-PR contratou uma empresa privada para trabalhar na segurança na partida.

Braga também admitiu que a prefeitura deve repensar para 2014 os critérios para alugar a Arena Joinville para partidas de clubes de outros estados. Ele lembrou que o Coritiba usou o estádio em 2010, após perder 10 mandos de campo devido à batalha campal protagonizada por sua torcida com o rebaixamento no ano anterior, e que não houve qualquer problema com violência ou vandalismo.

"Vamos começar a rever esse posicionamento do aluguel da Arena. Com o Coritiba, em 10 jogos de perda de mando, não foi registrado vandalismo, houve bom retorno de marketing. Em outros jogos do Atlético-PR também. Mas vamos avaliar com mais critério o aluguel da Arena Joinville. Pode gerar renda, mas temos que cuidar também da imagem do município. Hoje, correm o mundo cenas lamentáveis que não têm nada a ver com sua população", encerrou.

Fonte: Terra