Ameaçados pelo rebaixamento, Vasco e Fluminense cometeram mesmos erros durante o ano

Terça-feira, 03/12/2013 - 12:26
comentário(s)

Vasco e Fluminense vivem situação dramática para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Os rivais cariocas precisam vencer Atlético-PR e Bahia, respectivamente, no próximo domingo, mas não dependem apenas dos próprios resultados e também necessitam secar os demais concorrentes na última rodada. Curiosamente, Cruzmaltino e Tricolor cometeram falhas idênticas ao longo da competição nacional.

Foram pelo menos sete erros em comum durante a campanha. Desde a troca de técnicos, passando pelas lesões dos principais ídolos e os protestos frequentes das torcidas organizadas nas respectivas sedes. Os times chegam ao último jogo da temporada tentando driblar os conhecidos e repetidos problemas para viabilizarem a permanência na elite do futebol brasileiro. Como pelo menos um dos cariocas será rebaixado, a briga promete ser ainda mais acirrada.

As agremiações já sabem o que representa o descenso e não desejam experimentar o gosto amargo novamente. Confira abaixo os sete erros semelhantes entre Vasco e Fluminense:

VASCO E FLUMINENSE USAM TRÊS TÉCNICOS DURANTE O BRASILEIRO 2013

Vasco e Fluminense modificaram os respectivos comandos técnicos duas vezes durante o Campeonato Brasileiro. Enquanto o Cruzmaltino iniciou a competição com Paulo Autuori, o Tricolor deu os primeiros passos sob a supervisão de Abel Braga, substituído na sequência por Vanderlei Luxemburgo. Agora, Dorival Júnior tem a responsabilidade de livrar o Fluminense da degola, mas também dirigiu o clube de São Januário sem sucesso antes da chegada de Adilson Batista. O profissional é a última esperança para evitar a queda.

JUNINHO E FRED LESIONADOS EM MOMENTOS DECISIVOS DO TORNEIO

Principais jogadores de Vasco e Fluminense, Juninho e Fred desfalcaram suas respectivas equipes no momento decisivo da temporada. Com graves lesões musculares, os ídolos perderam jogos fundamentais e diminuíram consideravelmente o poderio ofensivo dos times. Além dos desfalques, as sequências de carreiras dos craques ainda são incógnitas. Juninho deve anunciar oficialmente a aposentadoria em janeiro. Fred tem propostas e pode até deixar o Tricolor das Laranjeiras em caso do rebaixamento consumado.

INFLUÊNCIA DO CLIMA ELEITORAL E CRISE POLÍTICA NOS BASTIDORES

As discussões políticas deram o tom nas campanhas de Vasco e Fluminense no Brasileirão. O Tricolor realizou recentemente a eleição presidencial e escolheu novamente Peter Siemsen para dirigir o clube até 2016. No Cruzmaltino, a rivalidade entre Eurico Miranda e Roberto Dinamite chegou a promover episódios desagradáveis, como discussões entre cabos eleitorais, em jogos realizados no estádio de São Januário. A eleição no Vasco acontece apenas no segundo semestre de 2014 e as candidaturas estão indefinidas.

SALÁRIOS CONSTANTEMENTE ATRASADOS E PROBLEMAS FINANCEIROS

Tradicionais clubes do futebol brasileiro, Fluminense e Vasco conviveram durante a campanha na competição com o incômodo tema envolvendo a crise financeira e os salários atrasados. As agremiações passaram quase todo o período do torneio devendo vencimentos aos jogadores e funcionários. Por vezes, o débito chegou próximo dos três meses com alguns atletas, fora direitos de imagem. Além disso, as premiações não foram quitadas como o combinado. Vascaínos e tricolores ainda têm consideráveis montantes a receber.

PRESSÃO EXTERNA E CONFLITOS COM TORCEDORES NAS CRISES

Muros pichados, invasão de treinamentos e muita cobrança dos torcedores. O Campeonato Brasileiro de Vasco e Fluminense teve a participação ativa das torcidas organizadas nos bastidores dos clubes. Os protestos manifestaram reprovação ao trabalho dos dirigentes e atuais presidentes. Por vezes, os treinamentos tiveram de ser modificados de lugar e a segurança reforçada para garantir a integridade física dos jogadores e funcionários. O temor por novas ações reforçou a segurança nas agremiações nesta semana.

CONTRATAÇÕES FRUSTRADAS E FALHAS NO PLANEJAMENTO EM 2013

Os rivais falharam na montagem do elenco e somaram contratações frustradas. Wellington Silva, Monzón, Marcelinho e Felipe são exemplos de jogadores que não vingaram com a camisa do Fluminense e desapontaram torcedores e dirigentes. Pelo lado Cruzmaltino, Michel Alves, Rafael Vaz, Nei, Reginaldo e Montoya renderam muito abaixo do esperado e foram vaiados em algumas oportunidades durante a má campanha no Campeonato Brasileiro. Junto ao fracasso dos ídolos, o baixo desempenho foi alvo constante de críticas.

DEFESAS EM MÁ FASE DEIXAM TIMES EXPOSTOS DURANTE O BRASILEIRÃO

Detentor da melhor defesa no Campeonato Brasileiro de 2012, quando conquistou o título da competição nacional, o Fluminense patinou com o sistema defensivo no atual torneio. Foram 46 gols sofridos e oscilação constante dos zagueiros. Já o Cruzmaltino sofreu desde o início com erros de goleiros e defensores. Com 56 gols contrários, o time de São Januário é detentor da terceira pior defesa da competição. Cris foi perseguido pela torcida durante toda a campanha e dificilmente seguirá no Vasco para a próxima temporada.

Fonte: UOL