Vasco duela com Santos no Maracanã para seguir sonhando em evitar degola

Domingo, 10/11/2013 - 12:02
comentário(s)

Os ingressos esgotados desde a última sexta-feira deram um ar de decisão à partida. Mas, quando entrarem em campo neste domingo, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, Vasco e Santos irão em busca de objetivos bem diferentes. Enquanto os donos da casa buscam escapar do rebaixamento, os visitantes tentam voltar a vencer após duas rodadas para, assim, chegarem mais perto dos primeiros colocados.

Motivado pelo grande público no estádio e pela vitória sobre o Coritiba na última rodada, o Vasco guarda grande expectativa em relação a uma partida que pode significar a saída da zona de rebaixamento - hoje ocupa o 17º lugar. Para isso, basta ganhar, já que foi beneficiado pelo empate por 0 a 0 do Bahia com o Atlético-MG nesse sábado. Até agora, em todo o campeonato, somente uma vez o Vasco conseguiu duas vitórias consecutivas.

O Santos ainda procura se apegar à possibilidade de disputar a Taça Libertadores, embora ela tenha se reduzido a 1% - segundo o matemático Oswald de Souza - após a derrota em casa para o Cruzeiro, no último domingo. O time é o nono colocado, com 44 pontos, nove a menos do que o quarto colocado Botafogo.

O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, menos para o Rio de Janeiro, que pode assistir ao jogo via PremiereFC 2, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Adilson Batista não confirmou a equipe, mas os treinos da semana indicam a entrada de Abuda e Reginaldo nos lugares de Wendel e Francismar, respectivamente. O técnico vai poder contar com Juninho Pernambucano, que durante a semana se recuperou das dores no púbis que o tiraram de campo ainda no primeiro tempo do jogo contra o Coritiba. O Vasco deve enfrentar o Santos com a seguinte escalação: Alessandro, Fagner, Jomar, Cris e Yotún; Abuda, Pedro Ken e Juninho; Marlone, Reginaldo e Edmilson.

Santos: durante os treinos, Claudinei Oliveira testou três diferentes formações para o jogo do Maracanã. Sem três titulares (Cicinho, Everton Costa e Thiago Ribeiro), ele deve optar um um time com meio de campo reforçado e apenas um atacante, mas tem alternativas mais ofensivas. O provável Peixe: Aranha; Bruno Peres, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Eugenio Mena; Alison, Arouca, Alan Santos (Geuvânio), Cícero e Montillo; Willian José (Gabriel).

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Wendel cumpre suspensão automática. Estão no departamento médico Fillipe Soutto, Dakson e Henrique.

Santos: o atacante Everton Costa está suspenso. O lateral-direito Cicinho e o atacante Thiago Ribeiro serão poupados. Além disso, o volante Renê Júnior (estiramento na coxa direita), o meia Léo (operação no joelho direito) e o atacante Giva (incômodo no músculo adutor da coxa esquerda e cirurgia no ombro) estão no departamento médico.

PENDURADOS

Vasco: Abuda, Cris, Diogo Silva, Fillipe Soutto, Henrique, Luan, Nei, Pedro Ken e Yotún.

Santos: Arouca, Cicinho, Durval, Edu Dracena, Gustavo Henrique, Montillo e Rafael Galhardo.

O ÁRBITRO

Wilton Pereira Sampaio (GO) apita o jogo, auxiliado por Marrubson Melo Freitas (DF) e Rafael da Silva Alves (RS). O árbitro já trabalhou em 15 partidas deste Brasileiro, sendo duas do Cruz-Maltino e uma do Alvinegro Praiano. Ele aplica cinco cartões amarelos em média e mostrou o cartão vermelho duas vezes. Wilton já marcou cinco pênaltis e tem média de 36,5 faltas assinaladas por partida. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho por jogo. Além disso, 67 pênaltis já foram assinalados antes da 34ª rodada e a média de faltas é de 34,7.

ESTATÍSTICAS

Vasco: é ampla a superioridade do Vasco quando mandante em jogos de Brasileirão. Em 25 partidas na história da competição foram 11 vitórias vascaínas e quatro santistas. É impressionante como são semelhantes os desempenhos das duas equipes neste segundo turno. Em 13 jogos, o Vasco levou três cartões amarelos a menos (29 a 32), cometeu duas faltas a menos (225 a 227), conseguiu três roubadas de bolas a mais (190 a 187), foi flagrado em um impedimento a mais (28 a 29), o goleiro fez cinco defesas difíceis a menos (23 a 28) e fez apenas três finalizações certas a mais (53 a 50). O índice de finalizações certas é de 34,4% contra 34,7% do Santos.

Santos: o time tem vantagem sobre o adversário no percentual de finalizações que viraram gol (11,8% contra 8,4%). O Santos fez três gols a mais que o Vasco no segundo turno (17 a 14) e sofreu três a menos (17 a 20). Sofreu apenas uma finalização a menos (163 a 164) e tem um índice menor de finalizações sofridas que viraram gol (10,4% do Santos e 11,6% do Vasco). Em 13 jogos, os dois times puxaram o mesmo número de cartões amarelos para seus adversários (27), mas o Vasco puxou um vermelho a mais.

NA HISTÓRIA

Em 1998, o Vasco recebeu o Santos pelo Brasileiro em situação bem diferente na tabela. A equipe carioca tinha um timaço, havia vencido a Libertadores meses antes e se preparava para o Mundial de Clubes. Em um estádio de São Januário lotado, o Cruz-Maltino derrotou o Peixe por 3 a 1, com três golaços. Ramon, de letra, Juninho Pernambucano, de fora da área, e Felipe, no ângulo, fizeram a festa da torcida. Para o Santos, que terminou com nove, por causa das expulsões de Sandro Barbosa e Élder, Messias descontou.

Fonte: GloboEsporte.com