Vasco já utilizou 41 jogadores no Brasileiro 2013

Domingo, 10/11/2013 - 04:43
comentário(s)

Jogadores emprestados, contratados às pressas, baixo rendimento e um rodízio intenso pelos consequentes maus resultados. Em meio à crise financeira, o Vasco não conseguiu se acertar no Campeonato Brasileiro na parte técnica e tornou seu torcedor incapaz de escalar o time titular ao longo dos últimos seis meses. Até agora, 41 jogadores foram utilizados, três a menos do que em 2008, ano da queda para a Série B - ainda faltando cinco partidas para o fim da temporada. E com a volta de Bernardo, recuperado de lesão e relacionado para a partida deste domingo, contra o Santos, o número deve aumentar.

Na trágica ocasião, quatro equipes inteiras entraram em campo. Na batida do desespero, entre os desconhecidos estavam nomes como o zagueiro Anderson Santos, o lateral-esquerdo Valmir, o meia Vinícius e o atacante Éder, apagados da memória da maioria dos cruz-maltinos. Desta vez, foram nada menos do que 11 meias e dez atacantes, por exemplo, e novamente três goleiros que não se firmaram. Elsinho, Fellipe Bastos, Carlos Alberto, Alisson, Fábio Lima e Eder Luis já até deixaram o clube. Seja por falta de chances, venda vantajosa ou por terem saído dos planos de Dorival Júnior, o técnico anterior.

Se não fosse pelo joelho operado, o zagueiro Rodolfo poderia ter engrossado a lista, o que ainda pode acontecer, já que está liberado pelo departamento médico. Os jovens Danilo (que passa a treinar com o elenco semana que vem) e Yago (que ocupou o banco de reservas uma vez) também podem pintar com Adilson Batista, o terceiro treinador desde maio.

Como comparativo, em 2011, quando foi vice-campeão brasileiro, o Vasco escalou nas 38 rodadas apenas 33 jogadores. Ano passado, foram 39, mas quatro deles apareceram somente nas três rodadas finais, período em que o time apenas cumpria tabela e deu oportunidade aos encostados. Nesta edição, os rivais Botafogo, Flamengo e Fluminense utilizaram, respectivamente, 34, 31 e 36 atletas, mostrando elencos mais regulares e enxutos.

Jogadores utilizados no Brasileirão em 2013:

Goleiros:
Alessandro
Diogo Silva
Michel Alves

Laterais:
Fagner
Nei
Yotún
Henrique
Dieyson
Elsinho

Zagueiros:
Cris
Jomar
Renato Silva
Rafael Vaz
Luan

Volantes:
Juninho
Sandro Silva
Guiñazu
Fillipe Soutto
Abuda
Baiano
Wendel
Fellipe Bastos

Meias:
Pedro Ken
Francismar
Dakson
Montoya
Jhon Cley
Marlone
Carlos Alberto
Fábio Lima
Alisson

Atacantes:
André
Willie
Tenorio
Edmílson
Thalles
Reginaldo
Robinho
Eder Luis
Leonardo
Thiaguinho

Fonte: GloboEsporte.com