Inauguração de São Januário e milésimo gol de Pelé: confronto Vasco x Santos tem história

Sábado, 09/11/2013 - 08:21
comentário(s)

O jogo entre Vasco e Santos, válido pela 33ª rodada do Brasileirão, ganhou ares de decisão pelo mau momento que os clubes atravessam na competição. Enquanto o Cruzmaltino precisa vencer para se livrar da situação desesperadora na tabela de classificação e deve esgotar os ingressos do duelo, o Peixe, que já flertou com a Libertadores, hoje encontra-se mais próximo da zona do rebaixamento do que do G-4.

Os times que entram em campo no Maracanã, neste domingo, às 19h30, têm suas histórias marcadas por curiosidades que ligam suas trajetórias e enriquecem o confronto de dois dos maiores times do Brasil.

Rei do Futebol no Gigante da Colina?

Jogador que mais vestiu a camisa de um mesmo clube, Pelé atuou pelo Santos 1116 vezes. Há quem diga que o maior jogador de futebol de todos os tempos nunca jogou por outro clube brasileiro, que não o Peixe. Mas, Edson Arantes do Nascimento já utilizou a camisa do Vasco da Gama em três oportunidades. Em 1957, os clubes promoveram um combinado, no qual misturaram os elencos para participar da Taça Morumbi, um torneio amistoso. As três primeiras partidas foram disputadas no Rio de Janeiro, com a camisa vascaína, e a última em São Paulo, com o uniforme santista. Pelé marcou gols nas quatro oportunidades. Pelo Vasco, chegou a marcar um gol contra o arquirrival, Flamengo, em um empate por 1 a 1. Entretanto, pelo prejuízo que a competição estava causando aos clubes, ela foi interrompida e seu campeão não foi conhecido.

Gol 1000

No dia 19 de novembro de 1969 e diante de 65.157 pagantes, Pelé anotou um dos gols mais importantes de sua carreira. O Maracanã assistiu ao pênalti que o zagueiro do Vasco, Renê cometeu e que o Rei cobrou no canto direito do goleiro Andrada. Após converter a penalidade, vestiu a camisa do Santos de número 1000 e deu uma volta olímpica no estádio, cercado de repórteres.

Título do Santos no Maracanã

Em 1965, os clubes decidiram a Taça Brasil, Campeonato Brasileiro da época. O campeonato, que era disputado pelos campeões estaduais do Brasil mais o campeão da Taça Guanabara, foi vencido com dois triunfos santistas. Na primeira partida, um arrasador 5 a 1. No jogo decisivo no Maracanã, uma vitória simples do Peixe, com gol de Pelé.

Inauguração de São Januário

Em 21 de abril de 1927, o então maior estádio das Américas (superado pelo Nacional de Montevidéu em 1930), foi inaugurado com o confronto entre Vasco e Santos. O Santos, potência do futebol nacional na época, venceu a equipe carioca por 5 a 3. O primeiro gol do estádio foi marcado pelo santista Evangelista. Já o primeiro gol vascaíno no Estádio Vasco da Gama foi anotado por Negrito.

Confronto equilibrado

Vasco da Gama e Santos já se enfrentaram 84 vezes na história. São 29 vitórias santistas, 28 vitórias vascaínas, além de 27 empates.

Fonte: Yahoo Esporte Interativo