Carlos Germano comenta escolha de Alessandro como titular até o fim do ano

Quarta-feira, 06/11/2013 - 13:13
comentário(s)

O rodízio de goleiros parece ter chegado ao fim no Vasco da Gama. Após passar um longo período investindo na troca constante de arqueiros, o Gigante da Colina finalmente definiu um titular até o final da temporada. Escalado para o jogo contra o Goiás na Copa do Brasil, Alessandro deverá ser o defensor da meta cruzmaltina nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro. O desempenho do camisa 12 nas últimas partidas da competição foi comemorado por Carlos Germano, preparador de goleiros da equipe principal:

- O Alessandro recebeu uma nova oportunidade agora com o Dorival. Ele foi bem contra o Goiás no jogo da Copa do Brasil. Foi um jogo difícil e ele estava muito tempo sem atuar. Ele fez uma partida tranquila. Contra a Ponte Preta ele vinha sendo um dos melhores jogadores nossos em campo, mas no finalzinho teve um pequeno deslize num momento ruim. Foi no final do jogo e nos custou a vitória. Ele teve a infelicidade, mas vinha uma grande partida contra a Ponte Preta. Nesse jogo contra o Coritiba, que era muito importante para a gente, o Alessandro se portou muito bem. Ele não se abalou com o ocorrido no jogo contra a Ponte Preta e manteve o nível. Ele fez uma boa partida e ajudou o Vasco a conquistar uma vitória importante - afirmou ao programa "Só dá Vasco".

Na opinião do antigo camisa 1 de São Januário, a estratégia de rodízio prejudicou bastante o desempenho dos goleiros ao longo da temporada. Germano revelou que sempre foi contra a troca demasiada, pois é com a sequência de partidas que determinado jogador adquire confiança e passar a mostrar todo o seu talento:

- Infelizmente esse rodízio de goleiros aconteceu com o Dorival Júnior. Eu sempre fui a favor da manutenção do profissional. Esse negócio de ficar trocando constantemente não é bom. Trocar o jogador a cada falha não é interessante. Isso gera uma insegurança no profissional que está jogando, não só o goleiro, mas também nos outros atletas que atuam na linha. O jogador vai passar a acreditar que uma falha pode fazer tirá-lo do time. Isso faz com que o jogador deixe de arriscar uma jogada ou outra para não falhar. Eu sempre fui contra a esse rodízio. Nunca fui a favor dessa troca constante e nunca vou ser, até porque não é assim que funciona. O goleiro precisa de ritmo para adquirir confiança. A troca é interessante se determinado jogador estiver falhando todo jogo, constantemente. Eu acho que a falha é normal se acontecer uma vez ou outra. Aconteceu com o Alessandro no jogo contra a Ponte Preta. Na oportunidade ele vinha sendo o melhor jogador nosso. Eu conversei com o Adílson sobre todos os goleiros e fiquei contente com a manutenção do Alessandro, que jogou os últimos três jogos. Independente do erro, ele fez uma grande partida contra o Coritiba - disse ao programa "Só dá Vasco".

A opção de Adílson Batista por Alessandro foi exaltada por Carlos Germano. Na opinião do ídolo vascaíno, o técnico deu um passo gigantesco para o fim do tão criticado rodízio ao manter o camisa 12. O prepador de goleiros acredita que Alessandro será o titular do Vasco até o final do Campeonato Brasileiro:

- Eu acredito que o Alessandro será o titular do Vasco até o final. O Adílson vem dando essa condição para ele. O Adílson conversou com ele sobre isso. O goleiro precisa manter uma regularidade durante a competição toda. Ele não pode ter altos e baixos. Um falha ou outra dá para suportar, mas não várias seguidas. O Alessandro ficou muito tempo sem jogar, atuou nos últimos três jogos e passou uma confiança legal para o grupo. Acho que o Adílson fez muito bem mantendo o Alessandro. Se ele chega e coloca outro goleiro, daria início novamente ao rodízio. O Alessandro vem aproveitando a chance dele - declarou ao programa "Só dá Vasco".

Fonte: Só Dá Vasco