Dorival Júnior foi o 12º técnico do Vasco na gestão Dinamite

Terça-feira, 29/10/2013 - 09:37
comentário(s)

A demissão do técnico Dorival Júnior na noite da última segunda-feira expôs a "última cartada" do Vasco na tentativa de escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Além disso, a decisão faz o clube alcançar o número de 13 técnicos contratados em pouco mais de cinco anos.

Desde que o presidente Roberto Dinamite assumiu o cargo, em julho de 2008, o Cruzmaltino contabilizou 12 profissionais no comando técnico. Adílson Batista deve ser confirmado como o 13º treinador. O profissional já sinalizou positivamente aos contatos da diretoria. O pequeno impasse está na duração do tempo de contrato, já que ele pretende firmar um compromisso até o final de 2014.

Antes do rebaixamento para a Série-B em 2008 três técnicos passaram por São Januário. Antônio Lopes, Tita e Renato Gaúcho tentaram, mas não conseguiram evitar a queda. Em 2009, Dorival Júnior trouxe o Cruzmaltino de volta ao grupo de elite do futebol brasileiro e teve o trabalho bastante questionado na sua volta em 2013.

Vágner Mancini, Gáucho, Celso Roth, Paulo César Gusmão, Ricardo Gomes, Cristóvão, Marcelo Oliveira e Paulo Autuori completam a lista. O Vasco teve pouco destaque na maioria das competições na "Era Dinamite".

A exceção aconteceu em 2011. A dupla Ricardo Gomes e Cristóvão levou o time ao título da Copa do Brasil após oito anos de jejum e terminou com o vice-campeonato no Brasileirão. O restante do tempo foi preenchido por instabilidade e mudanças na comissão técnica, fato que se repete no final da atual temporada.

E a missão do novo comandante é das mais complicadas. Evitar a segunda queda em cinco anos é o anseio de dirigentes e torcedores. O desafio começa no próximo sábado, contra o Coritiba, às 19h30, no Moacyrzão, em Macaé. Com apenas 33 pontos, o Cruzmaltino está em 18º lugar e tem sete jogos pela frente para tentar livrar-se da degola.

Fonte: UOL