Confira os jogadores da base utilizados por Dorival Júnior em 2009 e em 2013

Terça-feira, 29/10/2013 - 00:26
comentário(s)

Chegou ao fim nesta segunda-feira (28/10) a segunda "Era Dorival Júnior" no Vasco da Gama. Assim como em sua primeira passagem, em 2009, as categorias de base ganharam espaço após a chegada do treinador. Os mais beneficiados foram o zagueiro Jomar, o meio-campo Marlone e o atacante Thalles. Ambos se firmaram no time titular após a chegada do antigo comandante. O lateral-esquerdo Henrique também conquistou seu espaço, desbancando o até então titular Dieyson, que retornou ao time juniores e foi campeão da Taça Belo Horizonte.

O meio-campo Jhon Cley e o zagueiro Luan também chegaram a receber chance com Dorival, porém não conseguiram se firmar nos onze iniciais. O primeiro por não conseguir repetir as atuações que teve no sub-20 e o segundo por ficar um longo período lesionado. O goleiro Jordi, o meio-campo Danilo e o atacante Yago foram promovidos, porém não chegaram a entrar em campo. O mesmo não se pode falar de Fábio Lima, que não foi muito utilizado devido a problemas contratuais.

A passagem também ficou marcada pela observação semanal de jogadores da base. Enquanto comandou o Gigante da Colina, Dorival promoveu diversos jogos-treinos entre o time principal e o time sub-20. Durante essas atividades, o ex-treinador vascaíno orientou e passou confiança para as jovens promessas. A postura adotada foi bastante elogiada por atletas e membros da comissão técnica cruzmaltina. O rodízio de atletas da base no time principal se resumia antes (na Era Autuori) a presença de um jogador por semana no time de cima.

Na primeira vez que dirigiu o Vasco, em 2009, Dorival lançou Allan, Phillippe Coutinho, Willen e Carlos Antônio e bancou os pratas da casa Souza, Alex Teixeira e Vílson no time titular. Edu Pina, Matheus, Bruno Gallo e Allan Kardec foram outros jogadores oriundos da base que chegaram a ser utilizados pelo treinador. O volante Romulo, que dois anos depois viria a ser titular na conquista da Copa do Brasil, começou a treinar no time de cima também durante esse período.

Jogadores da base utilizados por Dorival Júnior em 2013:

Zagueiros: Luan e Jomar;
Lateral-Esquerdo: Henrique;
Volante: Baiano;
Meio-Campo: Jhon Cley, Fábio Lima e Marlone;
Atacantes: Thalles.

*Jordi (goleiro), Danilo (volante) e Yago (atacante): Promovidos, porém não foram utilizados.

Jogadores da base utilizados por Dorival Júnior em 2009:

Zagueiros: Vilson;
Lateral-Esquerdo: Edu Pina;
Volantes: Souza, Matheus e Allan;
Meio-Campo: Phillippe Coutinho e Bruno Gallo;
Atacantes: Willen, Carlos Antônio, Alex Teixeira e Allan Kardec.

*Cestaro (goleiro), Romulo (volante) e Lipe (atacante): Promovidos, porém não foram utilizados.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco