Juniores: Técnico Sorato fala sobre jogadores da base do profissional e elogia juvenis

Segunda-feira, 28/10/2013 - 15:38
comentário(s)

Autor do gol que deu ao Vasco o título do Campeonato Brasileiro de 1989, Aguinaldo Sorato assumiu no ano passado o comando da equipe sub-20 do Gigante da Colina. Os resultados iniciais não foram animadores e sua demissão chegou até a ser especulada, porém um ano após sua chegada o cruzmaltino já colhe bons frutos. Além de ter conquistado o título da Taça Belo Horizonte, o clube de São Januário passou a aproveitar mais pratas da casa no profissional.

Na última quarta-feira (23/10), Sorato participou do programa "Só dá Base", do grupo Só dá Vasco, e festejou bastante o momento vivido pela instituição no departamento de futebol amador. O ex-atacante analisou também a atual fase vivida pela categoria que comanda e exaltou o fato da base estar conseguindo enviar atletas de qualidade para o time principal.

Confira a transcrição da entrevista:

Qual avaliação você faz do desempenho do Vasco nas semanas que sucederam a conquista da Taça Belo Horizonte?

"A gente fez uma Taça BH muito boa. A equipe conseguiu fazer uma boa preparação para esse torneio. Engatamos na sequência a Copa do Brasil e tínhamos tudo para ter avançado. Conseguimos fazer o resultado necessário até o finalzinho do segundo jogo, mas numa infelicidade nós tomamos o gol que nos eliminou. A equipe tinha condições de prosseguir nessa competição, mas uma fatalidade provocou a eliminação. No Torneio OPG a gente diminuiu um pouco o ritmo para dar uma recuperada nos atletas, pois a Taça BH foi muito desgastante. Nós temos uma competição importante no final do ano, que é o Brasileiro, além da segunda fase do OPG. A partir de agora a gente começará a apertar um pouco mais o ritmo. Acho que o trabalho tem sido bem feito e tem sido bom. Os resultados vieram. O que mais importa mesmo é o aproveitamento de jogadores da base no time profissional. Temos alguns atletas sendo aproveitados no time de cima. O trabalho é por aí. Temos que dar sequência a isso e pensar um pouco também em conquistas, até porque estamos trabalhando num clube da grandeza do Vasco da Gama".

A prova do bom trabalho realizado foi a promoção de alguns atletas campeões da Taça Belo Horizonte para o time profissional, casos de Jordi, Thalles, Yago e Jhon Cley. A subida desses jogadores te obrigou a modificar a forma de jogar da equipe sub-20. Essas modificações provocaram uma queda de rendimento?

"Acho que isso na base é natural. A gente sempre tem que estar preparado, pois essas mudanças sempre vão ocorrer. O trabalho é esse. Buscamos colocar o máximo de jogadores na equipe de cima. Quando isso acontece a gente tem que ter algumas peças para substituir. É natural que a gente perca um pouco do conjunto, do entrosamento, mas o importante é que a gente possui essas peças. O estilo de jogo mudou um pouco devido a características dos jogadores que saíram, mas já comecei a ver uma evolução na equipe depois dessas mudanças".

Alguns jogadores do juvenil subiram para o time júnior antes mesmo do final do ano. O que te levou a promovê-los?

"Eles subiram por demonstrarem ter uma boa condição para ficar com a gente. Estamos colocando aos poucos e eles têm dado a resposta que a gente precisa. É claro que são jovens ainda, mas são jogadores que a gente enxerga uma perspectiva de crescimento. São atletas que a gente acredita e que possuem uma capacidade muito boa. Estamos tendo um pouco de cuidado e fazendo um trabalho que não queime etapas. Espero que eles consigam demonstrar num curto espaço de tempo todo o potencial".

A tendência é que novos jogadores do juvenil sejam promovidos até o final do ano?

"Acho que sim. O trabalho tem sido esse. A gente tem feito as observações desses jogadores que vão subir de categoria. O que vai definir o maior aproveitamento deles ou não é o desempenho nas partidas. A gente tem alguns valores que a gente sabe que vai poder contar".

O que você poderia falar sobre os jogadores que subiram recentemente para o profissional. Acredita que eles podem dar alegrias ao torcedor vascaíno?

"Acho que eles podem dar alegrias ao clube sim. No atual momento o Vasco tem olhado para as categorias de base e enxergado alguma possibilidade de aproveitamento. A base possui jogadores que podem ajudar o clube nesse momento difícil. Eu fico feliz por isso. Isso mostra que o trabalho está no caminho certo. Os títulos são importantes, mas minha felicidade e da comissão técnica é ver que os garotos possuem qualidade para jogar no time profissional. O Dorival está sendo inteligente na utilização desses garotos. Isso é o que norteia o nosso trabalho. Nosso trabalho está no caminho certo, no caminho correto".

Que mensagem você poderia deixar para o torcedor tomando como base esse momento complicado que o Vasco atravessa?

"É o momento que a torcida precisa abraçar a equipe. O momento é difícil e muito complicado, mas ainda existe saída para essa situação. Os atletas vem lutando e buscando mais. O momento é de comparecer em massa e incentivar o time. Com o apoio da torcida, a saída desse momento difícil vai se tornar um pouco mais fácil".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco