Compare os números do Vasco 2013 com os do Palmeiras, rebaixado em 2012

Sexta-feira, 25/10/2013 - 10:23
comentário(s)

Faltando apenas oito rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama está na 17ª colocação com três pontos de diferença para o Bahia, o primeiro time fora da zona da degola. A FOOTSTATS comparou a campanha do Cruzmaltino com o Palmeiras rebaixado do ano passado. Nesta reta final do Brasileirão, o time carioca jogará quatro partidas como mandante e quatro como visitante.

A três rodadas sem saber o que é vitória no Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama precisa juntar as forças que restam para os últimos oito jogos da competição. Já na próxima rodada, no domingo, o time carioca irá até o Moisés Lucarelli jogar contra a Ponte Preta, um jogo direto na zona do rebaixamento. No ano passado, o Palmeiras, que lidera a Série B do Campeonato Brasileiro e caminha a passos largos para a sua volta à elite do torneio nacional, passou por uma situação semelhante a do Vasco neste ano.

Palmeiras - Campeonato Brasileiro de 2012

O time paulista terminou a competição na 18ª colocação com 34 pontos, com sete pontos longe do Sport, primeiro time da zona do rebaixamento, e a 9 pontos da Portuguesa, primeiro time fora. O Palmeiras venceu 9, empatou 7 e perdeu 22 partidas no Brasileiro de 2012: Jogando como mandante, foram 6 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, e como visitante foram 3 vitórias, 2 empates e 14 derrotas. O Palmeiras, que teve o sétimo pior ataque da competição, balançou a rede 39 vezes, uma média de 1 gol/jogo, sendo que 24 gols foram como mandante, e apenas 15 como visitante, o artilheiro da equipe foi Hernán Barcos, com 14 gols; e com a quarta pior defesa, o time paulista sofreu 54 gols, uma média de 1,4 gols/jogo, sendo que 21 foram sofridos dentro de casa e 33 fora.




Nos fundamentos básicos o Palmeiras foi um dos melhores times do Campeonato Brasileiro do ano passado. O alviverde foi o segundo time que mais desarmou no torneio, foram 971 roubadas de bola, uma média de 25,6 desarmes/jogo; o jogador que mais desarmou foi o zagueiro Henrique, com 102 desarmes, uma média de 3,6/jogo. O Palmeiras também foi o segundo time que mais driblou e que mais finalizou certo: Foram 777 tentativas de passar pela marcação, e 540 foi com sucesso, uma média de 14,2 dribles/jogo e 86,2% de acerto; o jogador que mais driblou foi o argentino Hernán Barcos com 107 dribles, uma média de 3,7/jogo. Nas finalizações, o time paulista fez 518 arremates e acertou o alvo 126 vezes, uma média de 5,7 chutes certos/jogo e 41,7% de acerto; o jogador que mais finalizou também foi Barcos, o atacante chutou 91 vezes a gol, uma média de 3,1 finalizações/jogo e 42,9% de acerto.

Vasco da Gama – Campeonato Brasileiro de 2013

Faltando oito jogos para o final do Brasileirão, o time carioca está na 17ª com 33 pontos, apenas três pontos de distância do Bahia, o primeiro time fora da zona da degola. Em 30 jogos, o Vasco venceu 8, empatou 9 e perdeu 13 na competição: Jogando como mandante foram 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, e como visitante, 3 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. O Vasco, que possui o sétimo melhor ataque do torneio, balançou a rede 40 vezes, uma média de 1,3 gols por jogo, sendo que 18 foram marcados como mandante, e 22 como visitante, o artilheiro do time da colina é o atacante André, com 11 gols; com a terceira pior defesa do Brasileiro, o Cruzmaltino sofreu 49 gols, uma média 1,6 gols/jogo, sendo que 19 foram sofridos como mandante e 30 como visitante.




Nos fundamentos básicos, as médias do time da colina estão medianas, não é nem um dos melhores, mas também não é dos piores. O Vasco é o décimo time que mais fez desarmes no torneio, até agora foram 649 desarmes, uma média de 21,6/jogo; o jogador que mais desarmou foi Fágner, o lateral roubou 61 bolas, uma média de 3,1/jogo. O Cruzmaltino é o nono time que menos dribla no Brasileiro, foram 393 tentativas de passar pela marcação, mas apenas 292 foram com sucesso, uma média de 9,7 dribles/jogo e 74,3% de acerto; o jogador que mais driblou foi Marlone, o meio campista passou pela marcação 40 vezes, uma média de 3,2/jogo. Apesar do sétimo melhor ataque da competição, o Vasco é o nono pior time em finalizações certas, o time carioca arrematou 372 vezes, mas apenas 135 foram no alvo, uma média de 4,5 chutes certos/jogo e 36,6% de acerto; o jogador que mais finalizou foi André, o artilheiro da equipe fez 48 arremates, uma média de 2,1/jogo e 43,8% de acerto.

Mesmo com um dos melhores números do Campeonato Brasileiro de 2012, o Palmeiras foi rebaixado para a Série B. Apesar das médias do time paulista serem melhores nos fundamentos básicos, o Vasco da Gama possui uma arma importante para essa reta final do Brasileirão: o ataque. Em 38 jogos, o Palmeiras marcou apenas 39 gols, e o time carioca já balançou a rede 40 vezes com oito jogos a menos, mas o grande problema apresentado pelas duas equipes é o setor defensivo: O alviverde foi o sétimo time que mais sofreu finalizações certas no Brasileiro do ano passado, sofreram 192 arremates, uma média de 12,5/jogo, já o Cruzmaltino é o sexto time que mais sofre chutes certos na competição deste ano, foram 152 finalizações, uma média de 12,9/jogo. Faltando oito rodadas para o final do Brasileirão, para o Vasco permanecer na elite do futebol brasileiro terá que arrumar seu setor defensivo, o time carioca, que está com a terceira pior defesa do torneio, precisa levar apenas cinco gols para tomar os mesmos 54 gols que o Palmeiras sofreu em 38 jogos no ano passado.




No momento que o Vasco está passando, os números não vão determinar se o time carioca irá cair para Série B, ou se vai conseguir fugir do rebaixamento. O Palmeiras, mesmo com números acima da média, com alguns fundamentos até melhores do que os do Fluminense, campeão, acabou descendo para 2ª divisão antecipadamente e com nove pontos de diferença do primeiro time fora da zona de degola. Nesta reta final, mesmo com as médias piores do que do time paulista, os torcedores do Cruzmaltino precisam esquecer os números negativos e apoiar a equipe, e os jogadores precisam se concentrar e colocar tudo dentro de campo para jogar como ainda não jogaram neste Campeonato Brasileiro de 2013.

Fonte: Footstats