Remo: Confira balanço e detalhes da participação do Vasco no Brasileiro Júnior

Sexta-feira, 25/10/2013 - 09:48
comentário(s)

Foi disputado no final de semana de 12 e 13 de outubro, no Estádio de Remo da Lagoa, o Campeonato Brasileiro Júnior de Remo, que envolveu competições tanto de Júnior A quanto de Júnior B , cuja competição também é conhecida como Novos Talentos. O Vasco da Gama findou a competição com 25 pontos, na quarta colocação, mesmo resultado obtido no Brasileiro Sênior, que foi disputado no fim de semana anterior (05 e 06). Flamengo/RJ e Botafogo/RJ dividiram o título (decisão da Confederação Brasileira de Remo após o empate, com ambos com 61 pontos), e o Grêmio Náutico União/RS anotou 44, na terceira colocação. As eliminatórias/semifinais das provas que tinham mais de seis inscritos (limite de raias) aconteceram no sábado (12/10), e as finais, no domingo (13).

O Vasco, que reservava a seus jovens atletas que obtiveram bons resultados ao longo do ano uma legítima prova de fogo, marcou presença em cinco das treze provas disputadas, com destaque para mais uma brilhante vitória de Thiago Francisco da Silva no single skiff Júnior B/Novos Talentos, com o tempo de 05:40.52. Com este resultado, a única vitória vascaína na competição, ele leva ao ápice seu brilhante ano de 2013, o seu primeiro em competições. Venceu o single skiff no Estadual (segunda regata), competição na qual também faturou o double skiff em duas oportunidades, ao lado de Igor Nunes Cunha (primeira e quinta regatas). Igor também obteve bom resultado no Brasileiro de Novos Talentos, também figurando no pódio: terceiro lugar, com o tempo de 05:42.71, disputando até os metros finais o segundo lugar com a guarnição rubro-negra, que acabou levando a melhor, com apenas 71 centésimos de diferença.

Como segundos lugares, o Vasco obteve dois, ambos com as jovens meninas: o double skiff Júnior B, com Isabela Beatriz Ferreira e Jéssica Mudier dos Santos (tempo de 05:54.23); e o four skiff Júnior A, com Isabela, Jéssica, Rita de Cássia Queiroz de Oliveira e Sarah Ramos Reis, tempo de 07:57.48. Vale muito a pena destacar que as meninas que compuseram o four já haviam conseguido um resultado muito bom no Brasileiro Sênior, quando terminaram na quarta colocação em prova que reunia a elite do remo sênior brasileiro.

Também é de suma importância enfatizar o desempenho de Isabela neste ano de 2013: com apenas 14 anos, sendo ainda da categoria Infantil e tida como grande promessa do Vasco, ela dominou amplamente a sua categoria, vencendo o single skiff com tranquilidade tanto no Estadual quanto na regata da Escola Naval. Além disso, obteve estes resultados expressivos (duas medalhas de prata e um quarto lugar) no Brasileiro, tanto Sênior quanto Júnior, ambos bem acima de sua categoria. No ano que vem, ela sobe ainda para a categoria Júnior B, e, diante dos resultados conquistados neste ano, inclusive em categorias acima, certamente atrairá muitas expectativas para o seu desempenho.

Para finalizar a lista de quatro pódios vascaínos, Jefferson Luiz Meira dos Santos, Brenner Chagas de Mello, Matheus Freitas de Souza e Vinícius Marques da Silva alcançaram o terceiro lugar no 4 sem timoneiro, com o tempo de 06:46.77. Na outra prova em que o Vasco participou, Vinícius da Silva Marques, Matheus Freitas de Souza, Jefferson Luiz Meira dos Santos, Brenner Chagas de Mello, Carlos Henrique dos Santos Gomes, Igor Nunes Cunha, Alan Henrique Meira dos Santos, Thiago Francisco da Silva e Alisson Herman Pereira (timoneiro) ficaram em 5° lugar na final do oito com Júnior A, anotando 06:42.32.

Ao blog, o coordenador-técnico da equipe de remo do Vasco, Marcelo Neves dos Santos, elogiou muito a boa participação de Thiago e Isabela, embora reitere que o desempenho no geral ainda está muito aquém do que a história do Vasco requer:

- Nós tínhamos a pretensão de ganhar nos Novos Talentos, e conseguimos isso através do Thiago no single skiff. Novamente ele, apesar de ser mais novo do que o outro atleta da categoria que também participou da prova, o Igor, novamente surpreendeu na competição. O Igor tem se mostrado nos treinamentos melhor do que o Thiago, mas chega na hora da regata, na hora do "vamos ver", e o Thiago consegue se superar e com isso busca a vitória. Foi a segunda vitória do Thiago no skiff, ele também havia vencido no Estadual. Também é importante frisar a Isabela, que é uma atleta de infantil que ficou em segundo no Novos Talentos no double, com a Jéssica. Ela tem apenas quatorze anos e é ainda Novos Talentos por mais dois anos. É uma grande promessa nossa, já conseguiu a Bolsa Atleta também com a medalha. É uma das maiores promessas que nós temos. O balanço é bastante positivo. É claro que é pouco e temos que buscar mais, o objetivo do Vasco é buscar novamente essa hegemonia no remo carioca e no remo brasileiro. E tenho certeza de que a gente está trabalhando para isso. A gente vai chegar lá.

Bom número de atletas do Vasco alcança a Bolsa Atleta

Um dos principais objetivos do Vasco na competição era que um bom contigente de atletas terminasse entre os três primeiros de suas provas e fizesse jus, assim, a uma bolsa de R$ 900,00 oferecida pelo Ministério do Esporte, a Bolsa Atleta. E oito atletas já têm garantidos esse benefício: Isabela Beatriz Ferreira, Jéssica Mudier dos Santos, Thiago Francisco da Silva, Igor Nunes Cunha, Jefferson Luiz Meira dos Santos, Brenner Chagas de Mello, Matheus Freitas de Souza e Vinícius Marques da Silva.

Além deles, Sarah Ramos Reis e Rita de Cassia Queiroz de Oliveira, que compuseram o four skiff com Isabela e Jéssica que terminou em segundo lugar, ainda estão em situação indefinida. Isto porque a legislação define que a distribuição de bolsas acontece apenas nas provas com pelo menos cinco participantes: na prova do four, o barco B do Flamengo, embora estivesse inscrito, declinou da participação na última hora. Resta saber se será considerado o número de inscritos ou de participantes de fato da prova: caso seja a primeira opção, as duas atletas também terão direito à bolsa, que já começa a ser paga em janeiro de 2014. Marcelo Neves comenta toda esta situação:

- O principal objetivo do Brasileiro de Júnior era colocar o maior número de atletas com direito ao Bolsa Atleta. Conseguimos um numerário de oito atletas. Isso é muito bom, porque é uma bolsa de 900 reais por mês já a partir do ano que vem e dará uma tranquilidade maior para que eles possam se desenvolver - encerrou o treinador ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco.

Resultados do Vasco:

1° lugar: Single skiff masculino Júnior B: Thiago Francisco da Silva.

2° lugar: Double skiff feminino Júnior A: Isabela Beatriz Ferreira e Jéssica Mudier dos Santos; Four skiff Júnior A: Isabela, Jéssica, Sarah Ramos Reis e Rita de Cassia Queiroz de Oliveira.

3° lugar: Quatro sem timoneiro Júnior A: Jefferson Luiz Meira dos Santos, Brenner Chagas de Mello, Matheus Freitas de Souza e Vinícius Marques da Silva.

5° lugar: Oito com timoneiro Júnior A: Vinícius da Silva Marques, Matheus Freitas de Souza, Jefferson Luiz Meira dos Santos, Brenner Chagas de Mello, Carlos Henrique dos Santos Gomes, Igor Nunes Cunha, Alan Henrique Meira dos Santos, Thiago Francisco da Silva e Alisson Herman Pereira (timoneiro).

Classificação do Vasco na classificação final por clubes:

4° lugar, com 25 pontos conquistados



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco