Futsal Base: Marco Avellar, treinador do Sub-17 do Vasco, avalia participação na Taça Brasil e garante: 'Não devemos nada a ninguém'

Quinta-feira, 24/10/2013 - 10:39
comentário(s)

Na última semana, entre 13 e 19 de outubro, aconteceu em Teresópolis, com o Vasco de clube sediante, a Taça Brasil Sub-17, o Brasileirão da categoria. A Taça Brasil é tida como a maior competição da categoria mundialmente falando, e contou com a participação de 10 equipes de 9 estados diferentes.

Antes do início da competição, o Vasco era tido como uma equipe que seria um mero coadjuvante, com mínimas chances de se classificar para a semifinal, mas em quadra, quando a bola rolou, o que se viu foi algo surpreendente.

O Vasco se classificou em 2º, em um grupo que tinha a forte equipe do Praia Clube, que sagrou-se campeã, times de camisa como Remo e Goiás e boa equipe do Sanduvenense, do RS. Na semifinal, o Gigante da Colina atropelou o Remo por 5 a 2, e na final, perdeu para o Praia Clube na prorrogação, jogando de igual para igual, perdendo de cabeça erguida.

Em entrevista concedida após o jogo da final, o treinador da equipe, Marco Avellar, fez um balanço sobre a competição, no qual ao seu ver, foi uma prova que trabalho vale muito mais do que montar time com jogadores consagrados e bem pagos.

- O balanço é que a cidade toda falando que eu estava com o resto, com a sobra, e não existe isso, existe trabalho. Pegar jogador consagrado, pagar, contratar, isso é fácil, e pegamos um grupo de meninos-homens e eu fiz com que eles acreditassem nesse trabalho. E a gente chegou na final, fomos até o limite, perdemos na final dignamente. A maior preocupação era honrar essa camisa mais do que centenária, e a torcida vascaína tem que estar muito feliz com os nossos resultados, eu estou muito feliz com isso - desabafou o treinador.

Para Avellar, o grande prêmio da competição para os atletas do Vasco da Gama, era a experiência vivida por eles durante todo o campeonato. O treinador crê que a competição serviu para o amadurecimento profissional e pessoal dos jogadores cruzmaltinos.

- A mensagem que eu passei pra eles é o seguinte, não adianta nada ter feito tudo isso se eles saíssem daqui achando que foram apenas vice-campeão ou campeão, eles precisam levar todas essas experiências aqui para vida deles. Na vida é assim, hoje eu sou reserva, amanhã sou titular. Na Taça Brasil, viramos jogo faltando 4 segundos, estavamos perdendo o jogo de 3 a 0 e empatamos faltando 10 segundos, e na preleção eu falei, se não levarem para vida, o trabalho não serviu de nada - disse Marco Avellar.

O treinador mostrou-se bastante satisfeito com a apresentação de seus atletas na competição nacional, mas deixou claro que, independente do resultado conquistado, no próximo sábado o time volta a jogar pelo Estadual, em partida difícil fora de casa contra o Helênico.

- Vai ajudar muito, eles viram o trabalho, viram outras escolas, escolas gaúchas, paulistas, viram que não devemos nada pra ninguém, e sábado que vem já falei para eles, se tivéssemos com a taça de campeão, taça de vice, sábado quadra do Helênico, a gente reestreia no campeonato, vida que segue – concluiu o treinador.

No Campeonato Estadual, o Vasco está na 3ª colocação da Chave B, com 21 pontos, mas tem 1 jogo a menos do que o líder Fluminense, que tem 25 pontos e 2 jogos a menos do que o vice-líder ARFAB, que tem os mesmos 21 pontos que o Gigante da Colina.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco