Parceria entre a Força Jovem e a palmeirense Mancha Verde começou em 1983; conheça a história

Quarta-feira, 23/10/2013 - 13:32
comentário(s)

FORÇA JOVEM 1983: FJV/MANCHA-VASCO/PALMEIRAS O INÍCIO

“Uma das perguntas mais freqüentes: Como começou a União Vasco/Palmeiras.

Já disse da fragilidade da Torcida do Palmeiras no início dos anos 1980, o mesmo se aplica a Torcida do Vasco.

Ambas com inimigos na época poderosos, implacáveis e determinados a humilhar seus adversários.

Era uma época que nem se imaginava que duas ou mais Torcidas de Clubes diferentes pudessem se unir.

Nosso amigo Cléo, Cleofas Sóstenes Dantas da Silva (ex Presidente da Mancha Verde 1987 e 1988) tinha duas paixões: Palmeiras e Vasco.

Quando começamos a viajar e lógico o Cléo fez logo amizade com alguns Vascaínos, e dai todo jogo do Vasco em São Paulo lá estava ele presente e levando consigo vários palmeirenses, não perdiam um jogo do Vasco em São Paulo e começou também a viajar para o Rio de Janeiro em dia de jogo Vasco x Flamengo.

A amizade com os Vascaínos foi crescendo e se tornando amigos de verdade.

Num desses jogos do Vasco x Flamengo, lá se foi o Cléo com mais uns 8 moleques de rodoviária para o Rio de Janeiro.

Naquela época a superioridade dos urubus era enorme e assustadora, chegavam ao ponto de humilharem os Vascaínos, alguns loucos ainda tentavam bater de frente mas era uma luta desigual.

Mas a história iria mudar e como mudou.

Neste jogo, uma semana antes teve uma reunião de Torcidas no Rio e o pessoal do Flamengo exigiu que entrassem bandeiras ou faixas da Torcida do Palmeiras, os caras mandavam e eram atendidos.

Pois bem tudo combinado no dia do jogo o Cléo entra com uma bandeira enorme da Mancha no Maracanã. Se não me engano na época o Presidente da Força Jovem era o Márcio Buião, pelo menos era o líder, grande Buião amigo de verdade. (Obs: Nessa época o Presidente era Ely Mendes).

Imediatamente lá vem os urubus, incrível que entraram no meio da Torcida do Vasco.

Nesta época eles tinham os leões de chácaras que nem vou citar os nomes, mas se achavam o máximo.

O Cléo ficou espantado com aquilo, chegaram apavorando os Vascaínos, teve um cara que chegou ao ponto de pegar um cara da FJV pelo colarinho e disse : "Eu não falei que não queria esses caras aqui", foi demais no meio do povão Vascaíno.

O Cléo vendo aquela cena correu para o banheiro com os moleques e começou a quebrar os bambus das bandeiras.

Derrepende ele entra na arquibancada com os moleques e vai pra cima dos urubus, surpresa os urubus estavam no meio de mais mil Vascaínos, e foi espantoso todo povão foi pra cima daqueles urubus e começou um espancamento, bateram muito nos idiotas, colocaram pra correr os até então valentões.

Não preciso disser que foi uma loucura e muitos caras da FJV, não concordaram por medo é lógico, mas existia uma molecada na FJV que não estava mais afim de agüentar humilhação dos urubus.

Na saída foi um sufoco, o Buião falou para o Cléo :

“Se alguém aparecer continue andando e não pare”, e não é que no caminho uns caras apareceram e chamaram o Buião para conversar, até hoje não sei o que falaram, mas seguimos nosso caminho.

Dai em diante os guerreiros da FJV tomaram a frente e começou os combates, sempre junto com os palmeirenses e tivemos vitórias heroicas, ou seja bastou alguém para desafiar os valentões para aparecer um monte de cara com disposição, e as batalhas foram muitas.

Vocês sabem chegou a um ponto que era temeroso para os urubus tentar alguma coisa com a enorme FJV, e cada vez mais o inimigo caia.

Muitos participaram destas conquistas e não vou nem citar os nomes mas eles estão marcados na história.

Uma historia parecida : Palmeiras / Vasco, ambas Torcidas que se tornaram juntas poderosas e temidas.

Um grande abraço a todos que participaram desta união.”

Texto de Aquiles Carvalho na Comunidade do Orkut "AMIGOS DO CLÉO" 26 de Janeiro de 2008

OBS: Em 22 de Outubro de 1988 - O palmeirense Cléo Sóstenes, Presidente da Mancha Verde, é a primeira vítima da briga de Torcidas no Brasil. Ele é assassinado com dois tiros perto da Sede da Mancha Verde.

Marcelo Cachaça: Essa passagem é contada por um MV, sempre edificando a participação do Cléo, mas toda a história é muito mais abrangente, o ideal seria você conversar um dia com o Armindo Metralha, meu irmão, Hélio da Kombi é mais difícil, eles tiveram uma participação muito grande no fortalecimento dessa amizade, juntamente com o falecido Beto Metralha.

Outros amigos das antigas, também participaram bastante, havia uma parceria tanto nos jogos decisivos aqui quanto lá em São Paulo.

Alguns deles vinham pra cá e outros iam pra lá. Nessa época, quem estava sempre presente dos que me lembro, eram... Beto e Armindo Metralha, Hélio da Kombi, etc. (FJV) e Cléo, Atibaia, Muito Loco e Zelão (MV).... meu irmão anos depois, se casou com uma MV a Teresa e o Zelão com uma FJV a Xuxa ..... Bons tempos, tem muita história, mas no início eu era muito novo e não me deixavam viajar .....rsrs.

Sei que o que motivou demais essa união, foi a "VERGONHA" promovida pela REDE GLOBO "FLA + FIEL" em 1980 na reestréia do Dinamite, após esse episódio, começaram as guerras entre as Torcidas de Vasco x Gambás e Palmeiras x Mulambos, inclusive entre Vasco x Gambas, 2 verdadeiras guerras em encontros na Dutra nos anos seguintes.

Os amigos mais velhos podem falar com detalhes.... eu nunca fui de pista.....rsrs

Flávio de Cabo Frio: Marcelo, o texto acima é um ex Mancha falando sobre o Cléo, mais essa amizade teve vários capítulos.

A grande briga de 1979 entre Fla x Palmeiras no Maracanã, até essa época as Torcidas se respeitavam.

A palhaçada da FLA-FIEL, Flamengo não gosta do Palmeiras, Vasco não gosta do Corinthians, ai já começou a aproximação com a Torcida do Palmeiras.

Depois eles começaram a nos receber em SP e nós no Rio.

A parte de Cléo ser Vascaíno, eles vindo no Rio torcer pelo Vasco e nós indo a SP, como falei vários capítulos até a consolidação em 1988, a história do caixote (Roberto Monteiro e Cléo fazendo discursos inflamados) na Sede da Mancha no Parque Antártica em 1988, esse jogo eu fui, lembro bem que Roberto disse dentro do ônibus que não tinha certeza como íamos ser recebidos lá, lembro do Monza de Moacir nos pegando bem antes do Parque Antártica, fazendo nossa escolta, e depois todo mundo indo misturado dentro dos nossos ônibus rumo ao Morumbi, isso despertou um ciúme na TUP, tanto que no fim do jogo eles queriam nos pegar e a Mancha não deixou.

Carlinhos Português: Flávio, tudo começou com as Torcidas, Inferno Verde e Brigada Verde, tínhamos uma comunicação através de Relações Publicas, ou seja havia trocas de correspondências , se não me engano a Valéria Cravo na época era a Relações Publicas da FJV ou a Márcia, o falecido Cléo frequentava a FJV , como o Marcelo Cachaça falou, ele falava muito com os Metralhas e o irmão dele Helinho Piloto de fuga (rs), assim também com o Ben Hur e Odilon, eles (Odilon e Cléo) gostavam da mesma coisa, rock pauleira e moto, frequentavam um Clube na Rua Ceará na Praça da Bandeira que pertencia ao grupo de Motos Balaios e onde todas as quinta e sexta havia rock da pesada, depois Cléo foi pra São Paulo e ingressou na Inferno Verde onde surgiu a Mancha Verde.

A TUP já tinha certa amizade algumas pessoas, com a TOV, essa amizade nunca ficou consolidada em nenhuma facção das Torcidas do Vasco ou Palmeiras, havia assim um respeito mais nada, ao passar do tempo quando começou a Globo inventar essa tal FLA-FIEL que na realidade foi tudo uma farsa, as duas Torcidas, Vasco e Palmeiras começaram a se chegar e ai começou a surgiu na verdade a primeira aliança de Torcidas no Brasil, a nossa chegada em 1988 a São Paulo; sendo recebido pela Mancha Verde já relatado e o tal discurso feito pelo Cléo e essa pessoa da FJV reforçou e fez com que a gente ficasse mais unido, mais na verdade isso tudo teve a mão do Cléo meu grande amigo, que até hoje tenho a camiseta que ele me deu em 1989 no Morumbi contra os bambis.

Marcelo Cachaça: Eu tinha uma camisa bordada da Brigada Verde. Troquei lá no Pacaembu por uma do Vasco preta da Adidas com um lourinho da Torcida naquele Vasco 5 x 2 Portuguesa em 1984, curiosidade ..... esse jogo é o 2º maior público com mandos da Portuguesa na história do Campeonato Brasileiro.

Eduardo Briza: Pelo que me lembro em 1984 a TUP tinha uma boa relação com a Torcida do Vasco. Tanto que eles nos deram uma força contra a Portuguesa nas quartas de final!

Eu até troquei de camisa com um cara da TUP. Tenho a camisa até hoje!!

Fonte: Facebook Outubro de 2013



Fonte: Blog Torcidas do Vasco