Duelo entre Vasco e Botafogo vale retomada da confiança no Brasileiro

Domingo, 20/10/2013 - 13:06
comentário(s)

Com objetivos bem definidos no Campeonato Brasileiro, Botafogo, de olho no G-4, e Vasco, lutando pela sobrevivência, entram em campo neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã, para um confronto encarado como ponto de partida para a recuperação dos dois times. Ambos sofreram derrotas significativas na rodada passada da competição, transformando o clássico em uma chance de retomada de confiança.

Ainda que tenha sofrido a derrota para o Vitória, o Botafogo ainda pode considerar a sua situação bem mais cômoda do que a dos rivais. Com 49 pontos, tem seis de vantagem sobre Vitória e Goiás, seus principais rivais no momento por uma vaga no grupo dos quatro primeiros colocados em sua busca para voltar a disputar a Taça Libertadores, o que não acontece desde 1996.

O jogo é considerado de vida ou morte para o Vasco. Estacionado na zona de rebaixamento, o clima é o pior possível. Na sexta-feira, um grupo de torcedores invadiu São Januário e fez um protesto muito agressivo, estourando bombas e xingando praticamente todos os jogadores. Em caso de derrota, a tendência é o ambiente piorar ainda mais. O time tem 32 pontos e aparece em 18º lugar.

A partida será transmitida via Premiere FC, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Botafogo: o time utilizado na derrota por 1 a 0 para o Vitória, quinta-feira, deve ser o mesmo que iniciará o clássico deste domingo, com Rafael Marques atuando mais adiantado e Gegê como um dos meias. A diferença será a volta de Jefferson, que estava a serviço da seleção brasileira. Com isso, a formação será a seguinte: Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Seedorf, Gegê e Lodeiro; Rafael Marques.

Vasco: sem André, Dorival Júnior vai escalar o ataque com Marlone e Willie. Nas laterais, saem Fagner e Henrique, entram Nei e Yotún. No meio, Juninho vai para a reserva e fica como opção para o segundo tempo. Jhon Cley também sai do time, e ganham oportunidade Sandro Silva e Montoya. O time: Diogo, Nei, Cris, Jomar e Yotún; Sandro Silva, Pedro Ken, Fillipe Soutto e Montoya; Marlone e Willie.

QUEM ESTÁ FORA

Botafogo: O lateral-direito Lucas (fratura no tornozelo esquerdo) e o meia Cidinho (cirurgia no joelho direito) seguem o trabalho de recuperação física. Gabriel, com lesão na coxa direita, e Elias, na esquerda, também não devem jogar. O goleiro Renan levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso.

Vasco: André está suspenso e é desfalque certo. Edmilson e Dakson seguem no departamento médico.

PENDURADOS

Botafogo: Dória, Elias, Gilberto, Henrique, Lodeiro, Lucas, Marcelo Mattos, Rafael Marques e Seedorf.

Vasco: Cris, Diogo Silva, Fillipe Soutto, Henrique, Luan, Pedro Ken, Sandro Silva, Wendel e Yotún.

O ÁRBITRO

Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) apita o jogo, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Rafael da Silva Alves (RS). O árbitro trabalhou em 13 partidas neste Brasileiro, sendo três do Botafogo e uma do Vasco. Wilton Pereira aplicou 5,2 cartões amarelos em média e um vermelho (média de 0,1). Ainda marcou média de 36,3 faltas por jogo e assinalou quatro pênaltis (média de 0,3). O campeonato tem média de 4,4 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,8 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

ESTATÍSTICAS

Botafogo: no confronto do turno, o Alvinegro venceu o clássico por 3 a 2 no jogo com mais finalizações do Brasileirão 2013: 44 no total. Rafael Marques e André brilharam naquela partida, mas só o atacante do Bota estará em campo desta vez, já que o rival terá que cumprir suspensão pelo terceiro amarelo. No ranking de finalizações, o time de Oswaldo de Oliveira também arrisca bem mais a gol que os cruz-maltinos: 423 a 333.

Vasco: o momento é desesperador, mas, se levarmos em conta a história, não há motivo para não acreditar num resultado positivo da equipe vascaína. Em 40 confrontos, o time de São Januário levou 17, empatou 15 e só perdeu oito vezes. Além disso, apesar de o Bota finalizar bem mais, os ataques se equilibram. Enquanto o Alvinegro fez 42 gols, o Vasco já deixou 38 bolas na rede. O fator de desequilíbrio vem da defesa em que o primeiro sofreu 33 gols e o segundo, que tenta sair do Z-4, viu 47 adversários comemorarem após vencerem a sua meta, atualmente defendida pelo goleiro Diogo Silva.

NA HISTÓRIA

No Brasileirão de 2007, o clássico do primeiro turno foi todo do Botafogo. A partida foi disputada no Maracanã, e a equipe comandada por Cuca deu show nos dois tempos e goleou o Vasco por 4 a 0, assumindo a liderança daquela edição do nacional. Dodô abriu e fechou o marcador, com Juninho, de falta, e Leandro Guerreiro, em lindo chute de fora da área, contribuindo com dois golaços. O Cruz-Maltino, que tinha Romário em campo, decepcionou naquela noite. O Baixinho perdeu gol feito na pequena área.

Fonte: GloboEsporte.com