Vasco x Goiás tem duelo de artilheiros com o mesmo número de gols

Quinta-feira, 17/10/2013 - 14:25
comentário(s)

Com 11 gols cada um, André e Walter estão próximos da ponta da tabela de artilharia do Brasileiro - quem mais balançou as redes foi Éderson, do Atlético-PR, com 15 gols. Mas a situação é bem diferente na tabela de classificação dos seus dois times. O Vasco, do ex-atacante santista, está oito pontos e oito posições atrás do Goiás, de Walter. O duelo da noite desta quinta-feira, às 19h30m em Macaé, é também o terceiro encontro entre os times neste ano. Vascaínos e esmeraldinos empataram no primeiro turno (1 a 1) do Brasileiro e os goianos derrotaram os cariocas no jogo de ida das quartas de final (2 a 1), as duas partidas em Goiânia. No dia 24 será realizado, no Maracanã, o último confronto, para decidir a classificação na Copa do Brasil.

No time de Dorival Júnior, além de André, o destaque fica para o retorno de Juninho. Lesionado, ele ficou duas rodadas fora do time. O zagueiro Jomar também volta a ser titular, após cumprir suspensão automática por três cartões amarelos. Em 18º lugar, o Vasco precisa dos três pontos para deixar a zona do rebaixamento. Se vencer, chegará aos 35 pontos e ultrapassará o Coritiba, 16º colocado e que tem 34.

As duas vitórias seguidas recolocaram o Goiás em situação confortável na tabela do Brasileirão. Mas embora ainda esteja na Copa do Brasil – decide vaga na semifinal justamente contra o Vasco, na próxima semana – a equipe goiana ainda concentra todas as duas atenções na Série A e entra com força máxima. Vitórias nesta quinta, em Macaé, e no próximo domingo, contra o Atlético-PR, poderão deixar o Esmeraldino próximo ao G-4.

O jogo será exibido para todo o país pelo PremiereFC 1, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Jhon Cley segue como titular, mesmo com retorno de Juninho. Com Henrique na lateral, Marlone no ataque e Jomar na defesa, eles formam o quarteto prata da casa do Vasco de Dorival Júnior. A provável escalação é: Diogo Silva, Fagner, Jomar, Cris e Henrique; Fillipe Soutto, Pedro Ken, Juninho Pernambucano e John Cley; Marlone e André.

Goiás: Enderson Moreira faz apenas uma mudança no time que venceu o Bahia. Poupado na última rodada, David retorna na vaga de Thiago Mendes. O Verdão entra em campo com Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, David, Eduardo Sasha, Hugo e Roni; Walter.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: Bernardo, Rodolfo, Guiñazu, Edmilson, Dakson e Tenorio estão lesionados. Willie está suspenso por ter levado cartão vermelho na última partida, enquanto o lateral Yotún ainda serve à seleção peruana.

Goiás: o zagueiro Pedro Henrique, que é reserva, se recupera de lesão no tornozelo.

PENDURADOS

Vasco: André, Cris, Diogo Silva, Fillipe Soutto, Luan, Pedro Ken, Sandro Silva, Wendel e Yotún.

Goiás: Amaral, David, Hugo, Renan, Roni e Thiago Mendes.

O ÁRBITRO

Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) apita o jogo, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcio Eustáquio Santiago (MG). O árbitro trabalhou em sete partidas neste Brasileiro, inclusive Criciúma x Goiás, na 7ª rodada, e Bahia x Vasco, pela 24ª rodada. Wilson Seneme aplicou 4,9 cartões amarelos em média e quatro vermelhos (média de 0,6). Ainda marcou média de 40 faltas por jogo e assinalou um pênalti (média de 0,1). O campeonato tem média de 4,4 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,8 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

ESTATÍSTICAS

Vasco: oito pontos atrás na classificação, o Vasco tem pelo menos uma vantagem em relação ao Goiás: um ataque mais positivo. A equipe cruz-maltina fez 38 gols contra 33 e precisa equilibrar a sua defesa, que já foi vazada 45 vezes, para conseguir deixar a zona de rebaixamento. Os esmeraldinos sofreram 34 gols. As bolas paradas podem ser a saída, pois o adversário apela muito mais para as faltas do que o time carioca - 503 a 460 - e, com a volta de Juninho, a chance de decidir o jogo desta forma aumenta bastante.

Goiás: além de tomar cuidado com excesso de faltas para não dar ao rival uma oportunidade de decidir a partida, a equipe goiana precisa ficar atenta ao último passe, já que o Esmeraldino ocupa um incômodo terceiro lugar no ranking de impedimentos. É verdade que o Vasco vem logo atrás com 74 banheiras contra 77 dos visitantes. Por falar em visita, esta é a segunda vez que o Goiás vai a Macaé no atual Brasileirão e as lembranças do primeiro jogo não são boas: derrota para o Fluminense por 2 a 1, pela quinta rodada. Todo cuidado é pouco.

NA HISTÓRIA

Pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2007, Vasco e Goiás se enfrentaram em São Januário. Numa disputa direta pelo G-4, o Cruz-Maltino goleou o Esmeraldino por 4 a 1, gols de Amaral, Vilson, Leandro Amaral e Alan Kardec para os cariocas, e Diego Corrêa para os goianos. O triunfo do Gigante da Colina encerrou uma sequência de cinco jogos sem vencer o adversário no Brasileiro. Clique aqui e veja a ficha do jogo no Futpédia.

Fonte: GloboEsporte.com